A Ilha da Madeira, juntamente com Porto Santo, Ilhas Desertas e Ilhas Selvagens, formam o arquipélago da Madeira e a Região Autónoma da Madeira, que tem como capital a cidade do Funchal.
Ela também é conhecida como “A Pérola do Atlântico“, e faz jus ao apelido carinhoso.
Tivemos o privilégio de morar nessa ilha tão peculiar durante 2 meses, e podemos dizer que ela tem muito mais a oferecer do que apenas paisagens deslumbrantes.
Quer saber quais são as nove razões para visitar a Ilha da Madeira?!
1. A Ilha da Madeira possui o clima perfeito
O clima na Ilha da Madeira beira à perfeição. Suas temperaturas são amenas o ano todo e não sofrem grandes variações, ficando praticamente constante durante as estações:
- verão – média de 25 graus;
- inverno – média de 17 graus.
Outra notícia boa é que a água do mar já não é tão gelada quanto em Portugal (no verão a temperatura é de 22 a 25 graus), e dá pra tomar banho sem aquela sensação de frio cortante do continente. Estivemos na Ilha da Madeira durante os meses de Março e Abril, e mesmo nessa época aproveitamos muito o sol, as praias e as caminhadas pela natureza exuberante.
2. A Natureza exuberante
Por ser de origem vulcânica, a ilha da madeira possui um relevo muito acidentado. Suas montanhas chegam a 1800 metros de altitude, o que propicia paisagens de tirar o fôlego, com muitas cachoeiras, mirantes e densas florestas.
Na Ilha da Madeira, se encontra a Floresta Laurissilva, uma formação vegetal única e considerada desde 1999 como Patrimônio Mundial pela UNESCO. O seu nome vem de dois termos latinos, “laurus” e “silva”, que significam loureiro e floresta. Ela remonta a 20 milhões, e é de uma beleza indescritível!
3. As Levadas históricas
As levadas da Ilha da Madeira são únicas no mundo e tem origem no século XV. A ideia era captar as águas do alto das montanhas, e através de canais, transporta-las até os campos e população.
São incontáveis as redes de canais que se encontra na Ilha, e juntas somam quase 3.000 km de levadas. E estão em pleno funcionamento até hoje.
O mais interessante, é a possibilidade de caminhar ao longo dessas levadas. Elas cortam as florestas, vales e montanhas, permitindo o contato direto com as espécies da fauna e flora, além das paisagens deslumbrantes em meio ao verde.
São diversos percursos, com variadas extensões (5Km até 25km em média). Se você gosta de caminhadas ao ar livre, com certeza vai amá-las!
Dica: dê uma olhada nesse site para ter uma idéia do que são as levadas e do que estamos falando. Entretanto, você não precisa pagar para fazer nenhum passeio, eles são abertos, é só escolher e ir!
4. O Vinho da Madeira
Na Ilha da Madeira se produz um vinho, que também é único no mundo, e é chamado, pasmem, Vinho da Madeira!
Trata-se de um vinho licoroso, com elevado teor alcoólico, muito saboroso e muito diferente de tudo que já provamos. É uma delícia! Ficamos completamente apaixonados por ele.
O Vinho da Madeira possui variedades: seco, meio seco e doce. E também possui tempos variados de envelhecimento, que vai dos 3 aos 40 anos. Quanto mais velho mais caro e mais rico o sabor e a textura desse vinho.
Fique tranquilo, pois todas as principais adegas da Ilha possuem espaços para degustação, por um valor bem acessível. Algumas oferecem a degustação de forma gratuita!
⭐️ Curiosidade: A celebração da independência dos Estados Unidos, no dia 4 de julho de 1776, foi comemorada com um brinde de Vinho da Madeira!
5. A Culinária
A culinária da Ilha da Madeira é rica e diversificada. Alguns dos pratos típicos: espetada, lapas, bife de atum com polenta frita, filé de espada com banana, bolo de mel e o famoso bolo do caco.
Na ilha também se encontram um grande variedade de frutas e verduras, todas muito saborosas e incrivelmente doces! Existem inúmeras espécies de maracujás e banana para todo o lado.
O Bolo do Caco, o pão típico da Ilha da Madeira, já é um dos nossos pães favoritos! Ele possui um formato redondo e achatado, e não é assado no forno.
Segundo a história, era originalmente produzido em cima de um caco de basalto, por isso o nome, Bolo do Caco. Hoje em dia é assado sobre uma chapa ou uma pedra. Outro fator que o difere de outros pães, é a utilização de bata-doce na sua massa. É uma delicia! Geralmente é servido torradinho com manteiga de alho. ?
⭐️ Outra curiosidade: praticamente tudo tem nome diferente na madeira: chuchu por exemplo, se chama pinpinela! Não é uma graça de nome?! ?
6. O Funchal
O Funchal é a capital da Ilha da Madeira. É uma cidade linda, histórica e agitada. É uma delícia caminhar pelas ruelas históricas da zona velha, com seus inúmeros restaurantes.
É nessa zona que fica a Rua de Santa Maria, uma galeria de street art a céu aberto, com pinturas nas portas e janelas de praticamente todos os edifícios. Caminhar por lá e admirar esse colorido todo é muito agradável e por aí ficam ótimos restaurantes e bares.
Além disso, o funchal tem uma orla linda com muitos bancos estratégicos para admirar a região e o mar, lindos jardins, e muitos cafezinhos e quiosques ao longo do percurso.
Imperdível também é o Mercado dos Lavradores, pois, além do prédio ser belíssimo, você pode degustar todas as frutas que são vendidas ali. Mas atenção: os preços são para turistas, não se empolgue e saia comprando tudo!
⭐️ Curiosidade (essa é para a minha mãe?): Sissi (A imperatriz Isabel da Baviera) da Áustria e da Hungria – residiu algum tempo no Funchal, no inverno de 1860: uns dizem que para fugir do inverno Austríaco, outros dizem que ela estava procurando cura para uma doença de pulmões. Fato é que existe uma estátua dela por lá. Fica no Pestana Casino Park, que aliás é uma obra de Oscar Niemeyer projetada em 1966. Vale a visita e você mata dois coelhos com uma cajadada só!
7. As Vilas charmosas
Além da capital, a Ilha da Madeira possui inúmeras vilas, cada uma com sua peculiaridade, e uma mais graciosa que a outra.
A Vila de Santana, por exemplo, é famosa pelas suas casas triangulares com telhados de palha. A Vila de Jardim do Mar possui ruelas ladrilhadas e estreitas apenas para pedestres.
Para visitar essa última, você estaciona o carro na entrada da Vila, e sai caminhando pelas estreitas ruazinhas, um sonho!
8. As Praias
Não poderíamos deixar de falar das praias, afinal estamos falando de uma ilha! As praias da Ilha da Madeira são um pouco diferente das praias com que estamos acostumados, mas nem por isso perdem sua beleza e seu encanto.
Em sua maioria são praias de calhau (pedras escuras e de grânulo maior que a areia, as vezes machuca) com poucas zonas de areia para deitar, ou seja, não são das mais confortáveis. No entanto, sempre dá pra achar um cantinho para se jogar
Entretanto existem algumas praias artificiais de areia branca ( vinda da África), e também algumas de areia natural, cinza escura, de uma beleza bastante singular.
9. A Poncha
Somos mais do vinho, mas na Ilha da Madeira existe uma bebida que você não pode deixar de experimentar: a poncha!
Entretanto, você precisa ir ao lugar certo, pois nem todos os lugares sabem fazer a poncha tradicional.
E a melhor poncha da Madeira você encontra na Taverna Real da Poncha, que fica em Serra d’água. Procure por ela, você vai me agradecer! ?
Conta pra gente o que você está achando dos nossos artigos.
Adoramos saber sua opinião e ficamos muito felizes em receber notícias! Escreve pra gente. ❥
Vai Viajar? Organize sua viagem com a gente.
Utilizando os nossos links para fazer as suas reservas você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a seguir viajando e criando conteúdo para você. Isso porque ganhamos uma pequena comissão a cada compra.
🛩 Passagens aéreas
Utilize o passagenspromo para descobrir os melhores preços;
🏪 Hospedagem
No booking.com você tem acesso as melhores opções de hotel, hostel ou apartamento.
💙 Seguro
A worldnomads tem os melhores preços do mercado. Já com a segurospromo você ganha 5% de desconto comprando pelo nosso link.
💶 Dinheiro para o Exterior
O transferwise tem as melhores taxas para envio de dinheiro.
🎡 Passeios e Ingressos
Pesquise no getyourguide os melhores passeios e atrações turísticas.
🚗 Aluguel de Carro
Na rentcars você compara as melhores opções de preços de veículos.