Se tendo uma vida “normal” já é complicado manter uma rotina e hábitos saudáveis, imagina como fica a vida de quem vive viajando.

A verdade é que eu discordo completamente disso. 

Sempre mantive uma rotina saudável, viajando ou não. Entretanto, tudo na minha vida começou a melhorar depois que eu implementei pequenos hábitos no meu dia a dia, que eu chamo de pequenos rituais. 

É mais fácil do que você imagina, e tenho certeza que você vai querer praticá-los também. 

É muito difícil ou não tem tempo?

Não se iluda e não se engane. Eu também já fiz isso e já usei todo o tipo de desculpa esfarrapada.

Então vamos lá, vamos tentar, pois vou compartilhar com você meus pequenos rituais, que são hábitos muito simples e fáceis de serem aplicados na correria nossa de cada dia.

E outra coisa, quando eu consigo praticá-los com regularidade, independente do lugar onde esteja, meus dias se tornam muito melhores e mais produtivos!

Porque é claro que não é todo o santo dia que eu consigo. Mas eu tento! 

Praticar hábitos saudáveis não precisa necessariamente, ser algo difícil e sofrido. Muito pelo contrário, pode ser prazeiroso. E pode transformar a sua vida, assim como transformou a minha!

Meditando ao som de uma cachoeira em Pai, na Tailândia.

Rotina Matinal

Ter uma rotina matinal, com pequenos rituais ou algum tempo só para você, pode mudar o seu dia. Acredite, pois isso mudou a minha vida!

Ao invés de acordar em cima da hora e fazer tudo correndo, tente acordar um pouco antes, para que você consiga dedicar um tempo para você. Para fazer algo que você ame.

Descobri que gosto de acordar cedo – é claro que isso varia, mas no geral acordo as 6h da manhã – pois descobri que gosto muito. E gosto mais ainda de levantar cedo justamente para pôr em prática o meu ritual. Ele que me dá energia para começar o dia vibrando de felicidade e satisfação.

Além do mais, fico feliz por ter tido tempo pra mim, por fazer coisas que eu gosto logo cedo, e por ainda ter o dia todo pela frente!

Talvez você leve algum tempo até descobri qual é a melhor rotina para você. Ela pode ser noturna também, ou acontecer ao longo do dia, por exemplo. O mais importante é ir experimentando, até encontrar algo que faça lhe faça sentido.

Conheço quem precise sair da cama e comer um quadradinho de chocolate por exemplo. Se isso te deixar bem, esse pode ser o seu ritual. Ou parte dele, entende?!

Meditando nas primeiras horas o dia.

O meu pequeno ritual

Vou falar sobre o que eu tenho feito ultimamente. E que tenho adorado. Pode ser que isso mude amanhã. Ou que eu descubra outros novos pequenos prazeres. Mas por enquanto esses tem me feito muito bem obrigada!

Esticando

Começo o dia me espreguiçando por alguns minutos, ainda na cama.

Então levanto, lavo o rosto, escovo os dentes e tomo água. Se tiver limão, melhor ainda! 

Espreguiçando.

Acordando.

Espreguiçando.

Meditando

Escolho um lugar tranquilo para meditar.  Se não tiver, medito ainda na cama.

A meditação dura o tempo necessário, depende do meu estado de espírito e do que estou sentindo naquele momento. Varia entre 5 a 30 minutos.

Só a meditação consegue aquietar a nossa mente e nos trazer para o momento presente. Por isso ela é  tão importante e tão transformadora.

Principalmente nos dias de hoje, onde somos soterrados por informação de todo o tipo e o tempo todo, e temos que ser produtivos, e trabalhar, e ser melhor do que todos a nossa volta.

Temos milhares de pensamentos ao longo do dia e nem todos eles são positivos e benéficos.

Por isso precisamos meditar, pois ela nos ajuda a controlar, ou pelo menos acalmar, ainda que por alguns instantes, esse turbilhão de pensamentos diários.

Meditar nos deixa menos ansiosos e mais aptos a lidar com o dia que virá!

 ?? DICA:  eu uso o aplicativo Insight Timer que facilita muito o processo, principalmente quando você está aprendendo a meditar. Esse aplicativo oferece inúmeras meditações guiadas, de temáticas variadas, que te ajudam a parar o fluxo de pensamentos e se entregar à mediação de uma forma muito natural.

Meditando no silêncio absoluto da manhã, ao som do mar.

Você pode meditar em qualquer lugar e a qualquer hora do dia! 

Tente, você vai se surpreender!

Exercitando

Depois de meditar saio para uma corrida ou caminhada ou faço Yoga. Tem dias que faço os três! Mas sempre respeitando o meu estado de espírito e o lugar onde estou.

Fazer qualquer tipo de exercício nos causa uma sensação de bem estar, ficamos mais confiantes e felizes. Nosso cérebro é inundado de endorfinas e hormônios do bem. Portanto, mexa-se!

Aprendendo

Enquanto corro ou caminho, ouço algum podcast que me ensine algo, que me inspire, motive ou que simplesmente me divirta.  Adoro!!

Fazendo yoga em Pai, na Tailândia.

Posturas de Yoga na areia em Koh Lipe, Tailândia.

Caminhando na beira da praia em Ko Phi Phi.

Yoga em uma ilha no Camboja.

Banho mindfulness

Exercício feito, é hora de um bom banho mindfulness, que significa atenção plena.  

Procuro não me perder em pensamentos, e aproveitar cada segundo e cada sensação: sinto a água escorrendo sobre meu corpo, a temperatura, o vapor, o perfume, o som, aproveito ao máximo esse momento para estar ali, presente, com atenção plena.

O banho é rápido, nada de desperdiçar água aqui. A idéia é apenas estar presente e aproveitar ao máximo esse momento. Eu amo tomar banho e esse é o meu momento! Escolha o seu! E pode ser mais do que apenas um.

Banho de mar em Koh Phangan.

Café da manhã

Simplesmente amo tomar o café da manhã e desfrutar dele com pessoas queridas. Ou comigo mesma.

O café da manhã fazia parte do meu ritual antes mesmo do ritual existir. Na verdade ele era meu único ritual.

Independentemente da hora que eu tinha que estar no trabalho, sempre acordava antes e reservava pelo menos meia hora para um café da manhã tranquilo e prazeiroso.

Café da manhã em Koh Phangan.

Independentemente da hora que eu tinha que estar no trabalho, sempre acordava antes e reservava pelo menos meia hora para um café da manhã tranquilo e prazeiroso.

Então, depois de tudo isso que citei anteriormente (ufa), estou pronta para sentar com o Gabriel e dependendo de onde a gente estiver, fazer ou pedir um super café da manhã, repleto de coisas saudáveis e deliciosas. ?

Nossa panqueca favorita em Berlim.

Donuts veganos em Amsterdam.

Café com leite de coco e nossa panqueca.

Tendo cumprido alguns ou todos os ítens do meu ritual, começo o dia cheia de energia e pronta para tudo!

Mas porque tão cedo?

Primeiro, porque eu adoro! Me faz bem acordar e ver o sol raiando. Além disso, adoro o silêncio das manhãs. Me sinto disposta, animada e com muita energia. 

Segundo, porque me permite fazer tudo isso com a calma e tranquilidade que eu preciso. Ademais, o dia rende muito mais e, dessa forma, sobra tempo para fazer outras tantas coisas que eu adoro.

Mas para que isso seja viável eu preciso dormir cedo. Sem uma boa noite de sono nada disso é possível.

Sol nascendo em Koh Phangan.

Descubra seu horário

Você não precisa acordar as 6h da manhã. 

Estou aqui falando dos meus rituais apenas para exemplificar, pois encontrei o que me faz bem, isso mudou a minha vida e gostaria de contribuir para que isso aconteça com você também. 

Mas você pode encontrar isso de outra forma, fazendo outras coisas. O importante é encontrar algo que faça sentido para você, e que se encaixe na sua rotina e no seu modo de viver.

Eu por exemplo, nunca gostei de rotina, e apesar disso, descobri que certos rituais me deixam mais alinhada, mais confiante, mais ativa, e dessa forma, faço melhores escolhas alimentares também. E acordar cedo é o que torna tudo isso possível! 

Descubra o seu ritual

Você pode ser começar o dia tomando um suco verde, ou uma água de coco, ou comendo um prato de frutas da estação, ou preparar um café da manhã delicioso e completo. Ou comer um pedaço de chocolate, por que não?

Você pode caminhar ouvindo um podcast ou correr ouvindo música. Pode dançar sua música favorita, ou fazer aulas de dança! Pode descobrir isso fazendo uma aula de Yoga. Você pode dormir até mais tarde e meditar ainda na cama. Ou quem sabe fazer um chazinho, e voltar para debaixo das cobertas com ele. 

Você pode inclusive preferir fazer um ritual antes de dormir ao invés de pela manhã ou ao acordar!

Não existem regras. Existem pequenos prazeres! Descubra os seus! 

Te garanto que essa descoberta vai ser uma surpresa deliciosa!

Amor próprio como ritual

 E já que estamos falando de rituais, lembrei de algo que pode ser muito útil para você, e que não deixa de ser um ritual de auto-cuidado e amor.

Esse último ritual vem em forma de curso ou livro, ou depende de você na verdade.

Queria indicar uma mulher maravilhosa para você conhecer, ela se chama Nina Gava.

Nina é terapeuta energética e mentora de mulheres, minha amiga, mulher incrível e tem transformado a vida de muitas mulheres – Nina ajuda a despertar o que nós mulheres temos de melhor.

E é claro que ela transformou a minha vida também!

A Nina tem cursos, mentorias, livros e ainda faz atendimentos individuais. Vou deixar o link para você conhecer o trabalho dessa mulher:

 

Existem várias formas de meditar.

Gostou dos meus pequenos rituais?

Você possui algum?

Compartilha aqui com a gente. Vou adorar saber e talvez até incluir na minha rotina.  

Vai Viajar? Organize sua viagem com a gente.

Utilizando os nossos links para fazer as suas reservas você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a seguir viajando e criando conteúdo para você.  Isso porque ganhamos uma pequena comissão a cada compra.

🛩 Passagens aéreas

Utilize o passagenspromo para descobrir os melhores preços;

🏪 Hospedagem

No booking.com você tem acesso as melhores opções de hotel, hostel ou apartamento.

💙 Seguro

A worldnomads tem os melhores preços do mercado.  Já com a segurospromo você ganha 5%  de desconto comprando pelo nosso link.

💶 Dinheiro para o Exterior

transferwise tem as melhores taxas para envio de dinheiro.

🎡 Passeios e Ingressos

Pesquise no getyourguide os melhores passeios e atrações turísticas.

🚗 Aluguel de Carro

Na rentcars você compara as melhores opções de preços de veículos.

Comentários