Antes mesmo de chegarmos no Camboja, Kampot já era a cidade que mais queríamos conhecer. Não sei bem porquê mas esse lugar já me encantava muito antes de eu saber qualquer coisa a respeito.

Conhecer Kampot foi ainda melhor do que imaginá-la.  Ali, as horas passam de um jeito diferente. A cidade tem um  ritmo próprio e singular. E o tempo é o bastante para ver a vida acontecer e ser desfrutada como ela merece.

É uma cidade fabulosa, minúscula e com uma atmosfera única. Muitos projetos sociais, muitas pessoas peculiares, um lugar mesmo especial e apaixonante. 

Um pouco mais sobre Kampot

Kampot é uma pequena cidade que fica no sul do Camboja, pertinho do mar. Entretanto, não é banhada por ele, e sim por um rio chamado Kâmpông Kândal. 

Kampot é cheia de charme. É frugal e encantadora em cada detalhe. Passear pelas ruas admirando os coloridos edifícios de arquitetura colonial francesa do século XIX é uma bela vigem no tempo.

Caminhar despretensiosamente pelas ruas da cidade ou sentar em algum dos inúmeros cafés, e apenas observar a vida passar, já é suficiente para se apaixonar e querer estender a estadia por lá.

Ruas floridas de kampot.

   Influência francesa por toda a parte.

Sentar à beira do rio e se deleitar com um por do sol a cada dia é de encher os olhos e o coração.

Já a noite por lá, é perfeição e tranquilidade. A simplicidade de sentar, ao ar livre em qualquer bar, restaurante ou café é tudo que você precisa para terminar o dia pleno de felicidade.

Assim simples e cheios de graça serão seus dias em Kampot, uma cidade onde a paz, a tranquilidade e as diferenças convivem em perfeita e invejável harmonia.

Céu azul da Ilha da Madeira.

Como chegar em Kampot

Você pode chegar em Kampot vindo de qualquer lugar do Camboja. São diferentes tipos de ônibus. A empresa mais indicada é a Giant Ibis, ela é um pouco mais cara, mas os ônibus são melhores e mais rápidos.

De Phnom Pehn

Então, como gostamos de aventura resolvemos não ir com a Giant Ibis. Compramos uma passagem barata no nosso hotel: pagamos 7 dólares por pessoa, o ônibus era bem cagado e a nossa viagem durou mais de 6 horas!! ? Não recomendamos.

A passagem na Giant Ibis custa 10 dólares, o ônibus é luxo, tem wi-fi e ar condicionado funcionando. A viagem dura 4 horas e você ainda pode comprar online.

De Siem Reap

Partindo de Siem Reap não há opções de ônibus direto. Ainda assim, você tem duas opções:

A primeira e mais indicada é pegar um ônibus noturno até Sihanakouville (25 dólares e 10 horas) e de lá pegar um Mini Ônibus até Kampot.  

O ónibus noturno no Camboja é mesmo muito bom. E ao invés de bancos, existem camas, ou seja, você dorme confortavelmente e nem vê a viagem passar! 

Outra opção é comprar uma espécie de “pacote” no 12GoAsia, que consiste de duas passagens separadas,  Siem Reap – Phnom Penh + Phnom Penh – Kampot, como por exemplo esse da foto abaixo.

De Sihanakouville

O mini bus de Sihanakouville até Kampot até pode ser confortável. Mas as estradas são tão ruins que fazem a viagem ser um pouco sofrida. Você chacoalha o tempo todo. 

Apesar da distância ser apenas 100 Km, a viagem dura cerca de 4 horas!! Além das estradas horrorosas, a van pega outros passageiros no meio do caminho, o que contribui para estender a viagem. 

Pagamos 5 dólares pela passagem e se compra em qualquer agência ou hotel.

 👉 DICA 1:

A empresa Giant Ibis é sem dúvida a mais indicada para fazer os trajetos de ônibus no Camboja. Pode confiar! A frota é novinha e a empresa é muito seria.

Além disso, no Camboja é comum ser “enrolado” pelos vendedores e tem muita história de destino errado e ônibus em péssimo estado circulando. Não foi o nosso caso. Pois gostamos da experiência, mas certamente vale pagar 3 dólares a mais por um pouco de tranquilidade e conforto!

 👉 DICA 2:

Se for para Kampot, não deixe de maneira nenhuma de conhecer a Ilha Koh Rong Samloem. Ela fica há 1 hora de barco e é simplesmente um paraíso! Parada obrigatória no Camboja. ?

Onde ficar em Kampot

Essa é uma pergunta muito difícil, pois existem muitos lugares legais pela cidade e mais afastado dela também.

Vamos indicar alguns que achamos legais e também um hotel e um hostel que ficamos na cidade.

A cidade costuma ser bem concorrida, sobretudo em datas especiais e feriados. Desse modo, recomendamos que você reserve um lugar para ficar com pelo menos três dias de antecedência.

➢ Abaixo um mapinha para você se localizar melhor: 

Booking.com

Mad Monkey Hostel

Estivemos em Kampot antes e depois de trabalhar como voluntários em uma fazenda de permacultura maravilhosa chamada Nakupenda.

Nossa primeira vez em Kampot, reservamos o Mad Monkey Hostel com antecedência.

O hostel é lindo, limpo, tem um espaço legal para trabalhar, interagir, e é muito agradável. As camas são confortáveis, tem locker, e a comida por lá é maravilhosa! Com muitas opções veganas saborosíssimas. ?

➢ Pagamos 5 dólares por cama.

Pousada Captain Chim’s

Durante a nossa segunda vez em Kampot, depois de duas semanas na fazenda Nakupenda, resolvemos descansar por alguns dias. Porém, para nossa surpresa e quase desespero, era o ano novo chinês e a cidade estava lotada.

Por pura sorte conseguimos um quarto duplo, e imploramos para ficarmos os três (minha irmã estava com a gente) no mesmo quarto.

➢ Pagamos 20 dólares por dia pelo quarto.

A pousada Captain Chim’s fica bem no centrinho e foi realmente um achado!

A pousada é também um restaurante e café com mesinhas na rua, cerveja barata e boa comida. Eles servem um hambúrguer vegetariano maravilhoso, com salada e batata frita por 3 dólares.

O café da manhã também é bom e barato. Além disso, é um ótimo lugar para sentar e observar a vida acontecendo, os turistas, os moradores e o cotidiano peculiar desse lugar.

Restaurante do Captain Chim’s

Nosso quarto, simples mas confortável.

Samon’s Village e Karma Traders Kampot

Esses lugares estão aqui pois alguns amigos se hospedaram. Fomos conhecer, nos apaixonamos e recomendamos para quem quer um pouco mais de tranquilidade e isolamento.

A Samon’s Village são cabanas em meio a natureza e na beira do rio. Uma experiência maravilhosa para que gosta de paz e sossego. Além disso, tem um restaurante e um píer de frente para o rio. A vista é linda, e o lugar é perfeito para passar o tempo, ler um livro e admirar o sol se pôr.

A Karma Traders Kampot é uma pousada com piscina e super confortável. Os donos são gente finíssima e também é uma ótima opção para quem quer tranquilidade e se afastar do centro, com o conforto de uma piscina.

Barzinho e Deck do Samon’s Village de frente para o rio.

O que fazer em Kampot

Engana-se quem acha que um dia em Kampot é suficiente.

Além de muito fofa  – a cidade merece uns dois dias só para caminhar e se perder por ela, seus cafés e restaurantes – há muito o que fazer nos arredores de Kampot.

Tentamos listar as atividades que mais gostamos por lá:

Andar de bicicleta pela cidade 

Praticamente todas os hóteis têm bicicletas para alugar. Se o seu não tiver, você vai facilmente encontrar alguma para alugar na próxima esquina. ?

Os valores do aluguel variam, mas a partir de  1 dólar por dia você pode ter uma magrela só sua! 

Pedale lentamente aproveitando cada cantinho da cidade. Também aproveite para cruzar a ponte e conhecer o outro lado do rio. 

Kampot é perfeita para bicicletas.

Alugar uma scooter para desbravar os arredores

Para ir mais longe o ideal é alugar uma scooter.  Uma diária custa 5 dólares, e por mais 2 dólares de gasolina você circula muito. ?

O trânsito na cidade é super tranquilo. A única parte mais complicada é na rodovia nacional, bem movimentada, cheia de buracos e poeira. Tome cuidado!

Nas estradas de terra é uma tranquilidade só. Aproveite para dirigir devagar e aproveitar o visual durante o caminho, que por si só já é uma baita atração. ?

Contratar um Tuk Tuk

Se você não se encoraja a dirigir uma moto, não faltam Tuk Tuks em Kampot.

Você pode contratar um para ficar com você o dia todo, eles fazem muito isso.

Apenas defina o roteiro e preço sempre antes da partida para não se arrepender depois. ?

Motoristas de Tuk Tuk esperando por passageiros nas ruas de Kampot.

Nós no Tuk Tuk.

Quintas feiras no barco de Jazz

Todas as quintas-feiras, em um barco que fica ancorado na beira do rio, rola um show de Jazz.

O show começa por volta das 17h e o barco sai navegando pelo rio, num clima delicioso, cheio de gente legal, no horário mais lindo do dia: o pôr do sol.

Custa 5 dólares e se você gosta de música e de fazer amigos não perca esse passeio.

Barco de jazz que navega pelo ria toda a quinta durante o pôr do sol.

Passeio de barco

Além do barco de jazz, existem milhares de outros barcos na beira do rio oferecendo os mais diversos passeios.

Os barcos são decorados, cheios de flores. É um mais lindo do que o outro! E a maioria oferece algum tipo diferente e interessante de passeio. Tem para todos os gostos: para ver o pôr do sol, passeios à noite, passeios para pescar, jantar romântico, enfim, escolha um e navegue pelo rio porque vai ser lindo! 

Barco saindo para a noite.

Aproveitando a noite no rio.

Tomar banho no rio e desfrutar do por do sol

Existem inúmeros barzinhos com deck sobre o rio que são um verdadeiro convite a relaxar em boa companhia ou sozinho mesmo.

Nesses lugares você encontra bebidinhas, comida, boa música e o clima perfeito para paquerar, conhecer pessoas, relaxar, ou até mesmo nadar no rio.

Bruna sentada no deck curtindo a vista maravilhosa.

Tem muitos decks como esse na beira do rio.

Visitar alguns dos muitos cafés socias da cidade

Uma das coisas mais maravilhosas e encantadoras em kampot, na nossa opiniõa, foram os cafés e iniciativas sociais  que vimos pro toda a cidade. 

Cafés de Kampot.

Epic café

O Epic Café faz parte da Epicartsuma ONG inglesa, que em 2006, abriu em Kampot, a sua primeira empresa social: o Epic Café.

O intuito da ONG era aumentar as oportunidades de trabalho para pessoas com deficiências em Kampot, e além disso, gerar fundos para outros projetos que eles desenvolvem.

Deu tão certo que eles estão abertos até hoje servindo deliciosas refeições, além de bolos e cafés incríveis. 

Como se não bastasse as delícias, a maioria dos funcionários é surda e rola uma comunicação perfeita com os clientes pois existe um formulário para fazer os pedidos. Enfim, é um lugar maravilhoso e inspirador, além da comida maravilhosa e de possuir muitas opções vegetarianas no menu.

Projeto Banteay Srey 

O Banteay Srey é um centro de treinamento vocacional e de empreendedorismo social transformador para mulheres. O projeto é voltado para o fortalecimento das mulheres em todo o Camboja. É maravilhoso, inspirador e eles aceitam voluntários e também doações pelo site.

Durante o nosso voluntariado na Nakupenda pudemos presenciar e saber mais a respeito dessa triste realidade das mulheres Cambojanas. Existem muitas delas em situação de vulnerabilidade: seja pela pobreza, baixa educação ou violência doméstica.

Esse projeto lindo oferece a essas mulheres não apenas suporte, mas um ambiente seguro. Onde elas podem estudar, aprender novas habilidades, fazer aulas de inglês, cultivar alimentos, plantar, além de trabalhar para o próprio projeto. Tudo isso em um ambiente confortável e alegre. Ali elas são empoderadas, tem voz, poder de escolha e salários justos.

O Banteay é muito lindo e nos apaixonamos completamente. Ainda quero voltar para ser voluntária!

É um projeto feito por mulheres para empoderar outras mulheres. Simplesmente lindo. ?

O projeto conta com três subprojetos:

  • Banteay Srey Spa – muitas opções de massagem, relaxamento e beleza.
  • Deva Cafe – com comidas veganas estupendas! (fotos abaixo)
  • Yoga – todos os dias em dois horários por 5 dólares!!

Café Deva.

Delícia de café da manha vegano no Deva.

Visitar o Lago e o Khmer Root Café 

Nos arredores de Kampot existe um lago secreto, o Secret Lake, não entendo esse nome porque de secreto ele não tem nada. A estrada até o lago é linda e você vê a vida local o tempo todo.  

Além disso, existe um restaurante chamado Khmer Root Café, com uma comida local deliciosa a preço justo em um ambiente agradabilíssimo de frente para o lago.

Você ainda pode acompanhar o preparo da sua comida, pois a cozinha é toda aberta e se quiser pode até ter uma cooking class free!

Kampot Khmer Root Café.

Descansando após almoço no Khmer Root Café.

Parque Nacional de Bokor

Bokor não foi o Parque Nacional mais impressionante que já vimos, entretanto tem alguns pontos positivos e ainda assim vale a visita.

A estrada para chegar ao parque é linda e você vai dirigir por cerca de 30 Km. Leve um casaco, pois ao subir a montanha (cerca de 1000m) você vai enfrentar frio e nuvens – a visibilidade vira zero em questão de segundos – e talvez até uma chuvinha dependendo da época.

Apesar de ter algumas construções gigantes, como um cassino e um hotel, o parque ainda é habitat para muitos animais selvagens como: leopardos, primatas, muitas aves e o tal do urso do sol, que eu adoraria ter visto. ?

A igreja abandonada vista de frente.

Gabriel e a igreja abandonada que fica no parque.

As ruínas de Bokor Hill

As ruínas são (eram! ? )de um hotel que foi construído pelos franceses em 1925, e abandonado duas vezes: durante a guerra mundial e depois no período do khmer Vermelho. A construção fica na beira de um penhasco e era o que mais queríamos ver no parque.

Mas, para a nossa surpresa as ruínas foram restauradas e agora funciona ali, um hotel de luxo.?

Parece que querem transformar o parque em um complexo de resorts e hotéis, mas enfim, ficamos um pouco desapontados com a tal “ruína” e com o parque de modo geral.

Mas ainda assim a vista dali é linda. E com tempo aberto é possível avistar o Golfo da Tailândia e a Ilha de Phu Quoc

As ruínas transformadas em hotel de luxo.

Cachoeira Popokvil

Adorei o significado desse nome, que significa “nuvens rodopiantes”!

Essa cachoeira deve ser maravilhosa na estação chuvosa, que vai de maio a outubro.

Estivemos aqui em Fevereiro e ela estava completamente seca. Não tinha um resquício sequer de água!

Um beijo na cachoeira seca.

O tempo fechando no parque de Bokor e o Cassino bizarro ao fundo.

Phnom Chhngok Cave Temple

A caverna é interessante, mas na minha opinião o que vale mais são os arredores. Ela fica a cerca de 13 Km de Kampot e adoramos dirigir pelos campos de arroz, passar pelas plantações, ver os locais e as belas paisagens.

A visita à caverna é rápida, pois ela não é muito extensa. Existem umas crianças que ficam por ali e te acompanham e depois cobram 1 dólar. E não tem muita escapatória, dissemos que não queríamos ser guiados, e mesmo assim duas meninas vieram com a gente. Elas são umas gracinhas, falam um ótimo inglês e acabam fazendo brincadeiras e mostrando os desenhos nas paredes da caverna.

A caverna é escura e precisa de lanterna para andar por ela.  

Esperando pelo marido na saída da caverna.

Nossas “guias” durante a visita à caverna. ?

Um pouco da paisagem nos arredores da caverna.

kep

Não conhecemos Kep mas é a praia mais próxima. É muito pertinho e se tiver tempo sobrando vale a pena dar uma passadinha por lá 

La Plantation

Kampot é conhecida pelas plantações de pimenta e por sua qualidade. Visitamos o projeto chamado La Plantacion, que é uma fazenda orgânica de pimenta e cúrcuma que oferece um tour guiado grátis pelas plantações e uma degustação de pimentas muito legal. 

Além disso, eles desenvolvem alguns projetos sociais e preservam a arquitetura e os costumes Khmer. Aliás, existem dois restaurantes por lá: um de culinária francesa e outro de culinária Khmer, que devem ser maravilhosos, no entanto chegamos tarde e estavam fechados. ?

Eles funcionam das 9h as 17h30min. Se quiser provar chegue mais cedo do que a gente! ?

Adoramos o passeio. O lugar é lindo, mas não é só. Lá você ainda pode fazer uma  aula de culinária, levar alguns souvenirs, comprar diversas pimentas e terminar o dia curtindo o pôr do sul em um lugar pra lá de agradável. 

Casarão em estilo Khmer da fazenda de pimentas.

Onde comer em Kampot

Existem muitas opções de restaurantes em Kampot, e para nossa felicidade muitas opções veganas. São tantas que vamos fazer um post só sobre isso.  Mas aqui estão algumas opções:

Ocean 11 é um restaurante israelita bem familiar. O falafel e o homus (pasta de grão de bico) são deliciosos, e o dono é muito simpático.

Lemongrass Bistrô é um restaurante típico Khmer. Experimente o Amok vegetariano, foi simplesmente o melhor que comemos no Camboja.

Simple Things é um restaurante vegetariano, mais ocidentalizado, bem no centro de Kampot onde tudo é delicioso. O menu é variado, não tem erro!

Café Deva é especializado em culinária vegana Khmer. Fica um pouco afastado do centro, mais vale muuuuuito a pena. ??

Lemongrass bistrô.

Ocean 11.

Uma última coisa sobre Kampot

Em Kampot é comum encontrar mulheres e crianças usando confortáveis e coloridos pijamas na rua. 

Homens usam botas de Cowboy, roupas  e acessórios que parecem ter sido tirados de figurino de cinema.

Fumar e comprar maconha por ali é a coisa mais normal do mundo. Praticamente todos os bares e restaurantes vendem.

E a vida ali é assim. Tudo acontece naturalmente, e tudo é normal. Afinal de contas, o que é normal???

Parece que as regras não existem nessa pequenina cidade. 

Talvez por isso as pessoas sejam tão leves, tão felizes e tão sorridentes.

Ninguém está muito preocupado em julgar, mas sim em ajudar ou amparar o outro.

O que as pessoas vestem não tem a menor relevância por aqui. O que elas são importa mais!

Dessa forma, a cidade exala uma forte motivação social, com inúmeros empreendimentos e projetos de inclusão, seja para mulheres, crianças, deficientes ou pessoas em situações vulneráveis.

Kampot foi uma bela lição de como a vida deve ser!! ❤️

Vai Viajar? Organize sua viagem com a gente.

Utilizando os nossos links para fazer as suas reservas você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a seguir viajando e criando conteúdo para você.  Isso porque ganhamos uma pequena comissão a cada compra.

🛩 Passagens aéreas

Utilize o passagenspromo para descobrir os melhores preços;

🏪 Hospedagem

No booking.com você tem acesso as melhores opções de hotel, hostel ou apartamento.

💙 Seguro

A worldnomads tem os melhores preços do mercado.  Já com a segurospromo você ganha 5%  de desconto comprando pelo nosso link.

💶 Dinheiro para o Exterior

transferwise tem as melhores taxas para envio de dinheiro.

🎡 Passeios e Ingressos

Pesquise no getyourguide os melhores passeios e atrações turísticas.

🚗 Aluguel de Carro

Na rentcars você compara as melhores opções de preços de veículos.

Comentários