A ilha de Phu Quoc, no Vietnã, é gigante e há uma vasta lista de opções e atividades: trekking, passeios, inúmeras praias, um Parque Nacional, snorkel, arquipélago de An Thoi, parque de diversões, parque aquático, e até uma prisão transformada em museu. Ufa… Enfim, são infinitas as possibilidades dessa ilha.

São tantas as opções que a única coisa que eu  posso desejar é boa sorte nas suas escolhas! Pois é humanamente impossível fazer tudo. 

Mas para te ajudar nessa árdua tarefa e poupar seu tempo, elaboramos esse guia prático com as nossas atividades favoritas em Phu Quoc. 

A ilha de Phu Quoc

Phu Quoc fica na verdade no sul do Camboja, mas é uma ilha do Vietnã.

Ainda não é muito conhecida pelos turistas e está em pleno desenvolvimento. Há construções para todos os lados. Mas mesmo assim é possível encontrar cantinhos lindo, tranquilos e intocados. A ilha é salpicada de coqueiros e possui algumas praias paradisíacas com águas claras e vibrantes. 

 

As pessoas de Phu Quoc

O ponto alto da ilha, além das praias é a população local. Essas pessoas foram extremamente gentis e amigáveis com a gente o tempo todo.

Desde os vendedores de frutas até os donos das pousadas onde ficamos hospedados.

Todos, sem excessão, sempre fizeram o que puderam para facilitar a nossa vida e nos deixar felizes. São uns amores, bem humorados e nós adoramos esse contato mais direto.

E uma pequena história sobre outras formas de comunicação:

Na segunda homestay que ficamos por exemplo: nós chegamos já sabendo que ninguém falava absolutamente nada de inglês e que a comunicação era difícil (descobrimos isso ao ler comentários de hospedes anteriores), mas isso não nos incomoda, achamos até bom.

Resumindo muito a história, íamos ficar alguns poucos dias e ficamos o dobro disso. O lugar era lindo, agradável e o dono era uma figura. Um vietnamita bonachão, fofo e simpático, que dava um jeito de nos agradar todos os dias: nos oferecia cerveja, sua moto para ir comprar verduras na feira, toda a comida que tinha por lá, e ainda nos convidou para um jantar – junto com um casal de russos que estava lá há dois meses e que também não falava uma palavra em inglês.

Através de mímicas, gestos, olhares e muito google tradutor, esse jantar durou mais de 5 horas e duas caixas de cerveja. Tudo oferecido pelo dono da homestay, que parecia muito feliz com essa junção toda. O objetivo dele era juntar dinheiro e ir morar nos EUA, levar a filha para estudar e se encontrar com um irmão que já mora por lá. Nesse jantar aprendemos também que vietnamitas não gostam da carne branquinha do peixe, mas sim dos ossos, nadadeiras e da cauda, que ficam crocantes quando assadas ou fritas. 

Melancia no paraíso.

Visite Phu Quoc o quanto antes

A ilha está a ponto de se transformar em uma mega estrutura turística de luxo. O aeroporto doméstico foi substituído por um maior internacional, existem um resort com campo de golf, parque aquático e muitos resorts que fecham as praias e só quem se hospeda neles tem acesso a elas.

Tenho a  impressão de que logo logo, veremos aglomerados de resorts por toda parte, provavelmente superlotando as praias paradisíacas, que hoje são praticamente desertas. Parece que muito em breve será impossível sentir essa sensação de isolamento e paz ao se de deitar em uma prainha deserta. E que tanto amamos.

Por agora, alguns lugares de Phu Quoc ainda se mantém intocados, com aquele charme despretensioso que nos encanta. Mas que provavelmente se perderá, pois parece que o objetivo é transformar a ilha em um destino turístico semelhante a Phuket, na Tailândia.

Nesse dia, nosso amor por essa ilha provavelmente desaparecerá. 

Como chegar

Se você estiver no Vietnã basta voar da cidade Ho Chi Minh ou Hanoi. De Ho Chi Minh o tempo de vôo é de cerca de 25 minutos.

Nós fomos de ônibus e ferry. Saímos de Ho Chi Minh de ônibus até Ha Tien e de lá pegamos um ferry para Phu Quoc. Nosso ferry era da companhia Super Dong.

?? Compramos o pacote todo em Ho Chi Minh por 500.000 Dong.

Separadamente o ônibus custa 180.000 Dong e o ferry custa 230.000 Dong.

E a nossa viagem durou 7 horas de ônibus mais 1h30 de ferry.

Quanto tempo ficar

Nós gostamos de viajar devagar e aproveitar ao máximo cada lugar, como você já deve saber.

Dito isso, ficamos em Phu Quoc por 14 dias. E teríamos facilmente ficado muito mais.

A ilha é muito grande e tem muitas possibilidades. Aconselhamos que você reserve pelo menos 5 dias para Phu Quoc. Assim você terá tempo suficiente para desfrutar com calma, fazer alguns passeios, ir as praias e visitar o arquipélago de An Thoi ao sul.

Menos tempo do que isso só vai servir para você ficar com gostinho de quero mais. Acredite!

Onde ficar na Ilha de Phu Quoc

Os hotéis aqui são um pouco mais caros do que nos restante do Vietnã. Mas isso não significa que você não vá encontrar algo mais econômico. Basta procurar um pouco, pois existem opções mais em conta até mesmo pertinho da praia.

Ficamos em duas pousadas diferentes: uma em Long Beach, a poucos metros da praia chamada Bon Bon Bungalow e logo depois nos isolamos, ficamos em um lugar mais longe de tudo, em meio a natureza, em uma homestay maravilhosa chamada Bungalow Yen Trinh (da história do vietnamita fofo que contei lá em cima).

Adoramos as duas e tivemos ótimos dias. O pessoal de ambas as pousadas foram muito legais, extremamente gentis e hospitaleiros. Foi mesmo muito especial.

Praias

A ilha de Phu Quoc possui mais de 15 praias, todas bastantes diferentes umas das outras. Além das muitas ilhas que ficam ao sul, no chamado arquipélago de An Thoi.

Nossa intenção ao chegar era visitar todas. Claro que foi impossível e ao longo dos dias fomos relaxando e entrando no clima de tranquilidade do lugar e fizemos o que foi possível.

Pensando em você escrevemos esse guia especial somente sobre as praias que visitamos em Phu Quoc. Confira!! ??????

Starfish Beach.

Sao Beach.

Long Beach.

Ong Lang Beach.

Parque Nacional

Durante a nossa estadia em Phu Quoc o Parque Nacional estava fechado para visitas por motivos de manutenção.

Uma pena, pois ele parece incrível. Vou deixar um link aqui sobre ele caso você queira visitar e precise de maiores informações : Guia sobre o Parque Naciona de Phu Quoc.

Centro Duong Dong

Duong Dong é considerada a capital da ilha de Phu Quoc.

Esse centrinho fica a apenas alguns minutos de scooter ao norte de Long Beach. E é claro que nós fomos até lá inúmeras vezes a pé mesmo. Ficava a cerca de 3 km do nosso hotel.

Há alguns ótimos cafés e restaurantes, além de feiras vendendo inúmeras verduras e tudo o que você pode imaginar. Também é em Duong Dong que acontece o Night Market.

Entretanto, a maioria dos restaurantes servem pratos com frutos do mar e coisas mais exóticas como mini tubarões, cobras, sapos, enguias, e coisas desse tipo. Todos os animais ficam apertados em aquários, uns sobre os outros, expostos para serem escolhidos e preparados. Não preciso dizer o quanto detestei né?! 

Ainda, é em Duong Dong que estão os hotéis mais baratos, farmácias e bares.

Night Market

Não simpatizamos muito com esse Night Market. Até encontramos algumas comidinhas diferentes e vegetarianas para experimentar. Mas a imensa maioria dos pratos é com esses bichos dos aquários. Não é nada agradável de se olhar. Compactuar com o sofrimento animal não é comigo. Achei um absurdo. 

E também é super turístico e as pessoas ficam oferecendo coisas e gritando no seu ouvido o tempo todo. Ou seja, é barulhento, cheio, e nada agradável. Mas não posso dizer que não vale a pena conhecer. Entretanto, fomos uma noite e não voltamos mais.

E finalmente, encontramos algumas opções de comidas vegetarianas!! Batata doce assada, bolinhos de aipim, milho, sticky rice com banana, bolinhos fritos com salada e até um hamburguer vegetariano. ?

Refeições e vida noturna

Não encontramos nenhum lugar maravilhoso e que eu tenha vontade de indicar.

Sempre escolhíamos os pratos de vegetais e não encontramos nenhum restaurante vegano perto de onde estávamos. No entanto, é possível sim achar coisas baratas e sem carne. Para isso, basta ter paciência e usar o google tradutor, pois a maioria das pessoas não fala uma só palavra em inglês.

Quanto a vida noturna, acho que vocês já perceberam que não é o nosso forte. Entretanto, existem incontáveis barzinhos com pufes, luzinhas e velas na beira da praia em Long Beach.

Além disso, sempre há alguma coisa acontecendo em algum lugar: música ao vivo, barzinhos mais descolados, e festas de todo o tipo. Durante a nossa estadia estava rolando um festival de música eletrônica chamado Epizode. Minha irmã e uma amiga, que estavam com a gente foram e adoraram!

A conclusão é que Phu Quoc é uma ilha muito eclética: tem atividades, pousadas e praias para todos os gostos! 

DICAS FINAIS E ESSÊNCIAIS PARA A ILHA DE PHU QUOC:

Compre repelente!!

Durante boa parte do dia você nem percebe os insetos. Mas durante o final de tarde e pela manhã prepare-se para o ataque de mosquitos. Também existem umas moscas na areia que são chatíssimas e pioram depois que o sol se põe. E aí, se juntam a elas nesse horário uma infinidade de tipos de mosquitos, de todos os tamanhos e formas. Não estou exagerando! Leve repelente!!!

Atravesse a rua com convicção e firmeza

Mesmo depois de três meses no Vietnã, e após passar por trânsitos insanos em Hanoi e Ho Chi Minh, ainda assim, seguimos estranhando e achando difícil atravessar uma rua nesse país. Fique sempre atento e atravesse a rua rapidamente e sem titubear, parar ou voltar, pois no Vietnã são os carros e motos que desviam de você. E se você voltar, eles se perdem e é muito pior. Vai com fé! 

Leve seu protetor solar

Por ser uma ilha tropical e com tantas praias, Phu Quoc tem uma variedade incrivelmente baixa de filtros solares disponível, portanto, se você precisar de algo especial traga o seu.

Visite as ilhas do arquipélago An Thoi

Existem diferentes formas de se visitar o arquipélago de An Thoi, você pode contratar um barco particular, ir de teleférico ou até mesmo pagar um barco local, que é muito mais barato. Recomendamos muito essa visita ao arquipélago. As praias e a água são ainda mais impressionantes, a uma curta distância da ilha principal.

Se quiser saber mais detalhadamente como chegar lá, leia esse artigo: Pineapple Island

Vai Viajar? Organize sua viagem com a gente.

Utilizando os nossos links para fazer as suas reservas você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a seguir viajando e criando conteúdo para você.  Isso porque ganhamos uma pequena comissão a cada compra.

🛩 Passagens aéreas

Utilize o passagenspromo para descobrir os melhores preços;

🏪 Hospedagem

No booking.com você tem acesso as melhores opções de hotel, hostel ou apartamento.

💙 Seguro

A worldnomads tem os melhores preços do mercado.  Já com a segurospromo você ganha 5%  de desconto comprando pelo nosso link.

💶 Dinheiro para o Exterior

transferwise tem as melhores taxas para envio de dinheiro.

🎡 Passeios e Ingressos

Pesquise no getyourguide os melhores passeios e atrações turísticas.

🚗 Aluguel de Carro

Na rentcars você compara as melhores opções de preços de veículos.

Comentários