Desde que ouvimos falar do Ha Giang North Loop já sabíamos que o faríamos: foi paixão à primeira vista.

São mais de 400 Km de moto por estradas entre montanhas, paisagens magníficas, terraços de arroz, e um verde sem fim. Um sobe e desce constante, infinitas curvas, e uma beleza rara e indescritível.

Por isso, esse post traz as informações básicas sobre o que você precisa para embarcar nessa aventura, e ver as paisagens mais incríveis da sua vida. 

Seremos breves na descrição, porque o que queremos mesmo é mostrar as fotos!  ?

Onde começar o Ha Giang North Loop

O Ha Giang North Loop, como o nome já diz, começa na cidade de Ha Giang, que fica na província de mesmo nome, no extremo norte do Vietnã, quase na fronteira com a China.

Escolhemos essa rota pois estávamos fazendo um workaway nessa região. Mas saiba que existem outras rotas também.

Porém, o Ha Giang North Loop é o mais conhecido e é ideal para quem não dispõe de muito tempo. 

Cidades pelas quais passamos no nosso Ha Giang North Loop

  • Ha Giang

  • Quan Ba 
  • Yen Minh
  • Dong Van
  • Du gia

Nossa galera maravilhosa.

Como chegar em Ha Giang

A maneira mais fácil e barata de viajar pelo Vietnã é de ônibus.

Estávamos em Hanoi. Pegamos um taxi do nosso airbnb, no Old Quarter, até a rodoviária e compramos lá mesmo as passagens, na hora. Chegamos 15 minutos antes da partida e deu tudo certo. A viagem dura cerca de sete horas.

  • O taxi custou 95.000 Dong.
  • O ônibus de Hanoi a Ha Giang custou 200.000 Dong.

Leve umas comidinhas, pois o ônibus para apenas uma vez. E também não tem banheiro, mas se precisar, ele para na estrada para fazer xixi.

Onde ficar em Ha Giang

Existem inúmeras opções, desde hostels até guest houses. Adoramos o Bang Hostel, pelo conforto, pelo clima e pela ótima localização.

Também é ótimo porque as pessoas falam inglês, o que facilita muito a vida. E além disso, eles ainda tem motos para alugar! ?

Booking.com

Como alugar uma moto em Ha Giang

É mais fácil do que você imagina.  E as lojas estão por todo o lado. Os preços não variam muito, mas sempre vale pechinchar.

  • Pagamos 200.000 Dong por dia com seguro  por uma moto semi-automática.

Nem pense em economizar no seguro. Ele é baratíssimo e cobre tudo: desde danos na moto por acidentes até pneu furado e peças que precisem ser substituídas.

Fizemos o Loop em 12 pessoas e várias motos quebraram, consertamos ao longo do caminho (todos sabem consertar motos no Vietnã) e ao entregar a moto recebemos o valor gasto de volta.

Não é necessário licença para dirigir no Vietnã. Apenas leve seu passaporte para redigir o contrato. Geralmente as operadoras ficam com um passaporte até o retorno das motos. Pode parecer estranho, mas é assim que funciona e nunca tivemos problemas.

 ✨ Dica Importante:

Recentemente houve algum acidente com turistas e motos no Vietnã. Então, a partir de 31 de outubro de 2018 eles começaram a pedir carteira internacional para alugar as motos. Apesar disso, conseguimos alugar sem ela. ?

O que acontece é que em alguns pontos existem barreiras policiais (são raros) e eles podem exigir a tal carteira internacional. Se você não possuir uma, eles podem pedir propina. O conselho dado pelos próprios locais é não pagar.  

✨ O que aconteceu conosco:

Durante o nosso Ha Giang North Loop não fomos parados em nenhum posto de policia. E apenas passarmos por um deles, logo no começo do Loop.

Já um amigo nosso foi abordado e disse ao policiais que não tinha nem a carta e nem dinheiro. Foi-se embora e os policiais nada fizeram.

Quanto a isso não há muito o que fazer, e o melhor é contar com a sorte. Aconselhamos fazer o Loop em mais pessoas. É menos provável que parem grupos do que pessoas sozinhas! 

Philip puxando a fila.

Locais sempre simpáticos.

Como dirigir uma moto?

Boa pergunta!

Aprendemos dirigindo mesmo. E nunca tínhamos pilotado antes. Na Tailândia alugamos scooters automáticas e aqui no Vietnã, motos semi-automáticas. 

Mas somos sempre cautelosos e andamos devagar. De modo geral é super tranquilo e você pega o jeito logo.

Aprendemos a dirigir motos na prática.

Entretanto, as estradas do Ha Giang North Loop exigem atenção redobrada por serem cheias de curvas, entre montanhas e na beira de penhascos.

Além das dificuldades naturais, ainda tem muitos caminhões, ônibus e outras motos.

Estradas cheias de curvas entre montanhas.

Curvas muito fechadas, mas cenário deslumbrante.

E tem uma coisa ainda pior e que exige muito cuidado: pedregulhos em certos trechos.

No entanto nós sobrevivemos!  Inclusive a um pequeno acidente em um trecho com adivinhem?! Pedregulhos!  ?

As estradas são estreitas.

Estradas estreitas e trechos com pedregulhos.

No Vietnã a lógica das estradas não é a mesma a que estamos acostumados, e isso requer atenção!

Os carros simplesmente buzinam para avisar e ultrapassam, e cabe as motos desviar, ir para o acostamento e as vezes até parar. 

Quantos dias de Ha Giang North Loop

Fizemos o Ha Giang North Loop em quatro dias. Percorremos em média, 100 km por dia. Pode parecer pouco, mais é suficiente e não aconselhamos fazer mais quilômetros do que isso. 

Inclusive recomendamos fazer em mais tempo, se você puder. Pois as paisagens são deslumbrantes e vale a pena dirigir lentamente, aproveitar melhor, ter tempo para explorar, contemplar com calma, e até mesmo pegar algumas rotas alternativas que vão surgindo ao longo da rota principal.

Ficamos inclinados a fazer novamente, e dessa vez mais devagar.

Montanhas e terraços de arroz.

Gabi e a paisagem.

Paisagens de tirar o fôlego o tempo todo.

Muitas paradas para contemplar tanta beleza.

Nossa sugestão é reservar pelo menos oito dias para esse Loop. Você não vai se arrepender. E se fizer em menos tempo, vai ficar com gostinho de quero mais.

Pois foi exatamente o que nos aconteceu! 

Fazer sozinho ou em grupo

Nós fizemos em grupo e foi maravilhoso. Estávamos em 7 motos e 12 pessoas. Mas fizemos de forma independente. Éramos todos amigos do trabalho voluntário que estávamos fazendo em Ha Giang, ou seja, não contratamos nenhum tour.

Estamos acostumados e viajar sozinhos, e chegamos a questionar se essa era a melhor opção. Entretanto, tivemos a sorte de encontrar pessoas muito especiais, que conhecemos no nosso work exchange na casa de chá. E não podia ter sido mais perfeito! ❤️

Ademais, o grupo te dá uma segurança extra. Durante nossos quatro dias de Loop tivemos: três pneus furados, um freio quebrado e também tivemos dois pequenos acidentes. Tendo em vista que estávamos com sete motos, acho que ficamos dentro da normalidade.

A galera. ❤️

Quando uma moto quebra o jeito é ir em três.

Ester e Mike.

Alex descansando.

Além disso, tudo isso em grupo fica muito mais fácil e divertido.

Sozinho você ganha tempo e tem mais agilidade, já que só precisa pensar em você. Talvez tenha mais liberdade e consiga desfrutar mais da paisagem e dos pontos de parada, ou das rotas alternativas.

É uma escolha difícil, mas acho que com as pessoas certas a viagem tem muito mais sentido.

A alegria quando compartilhada é sempre maior, e mais intensa! Os bons momentos ficam melhores e os não tão bons, são amenizados.

Por que fazer o Ha Giang North Loop?

❥ Porque é incrível!

❥ Porque foi uma das coisas mais maravilhosas que já fizemos.

❥ Porque as paisagens são inacreditáveis. De tirar o fôlego mesmo. 

A beleza dessa região é algo difícil de exprimir em palavras. E o que sentimos o tempo todo, queremos que você sinta  também! ?

As paiagens mais incríveis.

Para ver o Vietnã de perto

Além da paisagem deslumbrante, o Ha Giang North Loop passa por vilarejos onde vive a maior parte das minorias étnicas do Vietnã. São 54 etnias reconhecidas pelo governo. 

As etnias se diferenciam não só pela língua, mas também pelas roupas, chapéus, pelos costumes e pelo estilo de vida. Essas pessoas co habitam pacificamente, a mesma região, em uma atmosfera multicultural e colorida de pura serenidade. E ver isso de perto é simplesmente surreal e lindo.

Você observa as pessoas no seu dia a dia, em suas lindíssimas roupas coloridas. Você encontrará mulheres e crianças carregando enormes cargas de folhas, lenha, cestos com hortaliças, ou sentadas à beira da estrada vendendo seus produtos, ou ainda andando com seus búfalos por aí. São cenas de filme. E inesquecíveis.

Céu azul da Ilha da Madeira.

Essa foi a melhor parte sem dúvida. Nosso coração enche de alegria só de relembrar todas essas cenas. 

As estradas por onde andamos.

Primeira cidade do Ha Giang Loop – Quan Ba.

Trilha que leva a uma caverna enorme e linda.

Cenários de filme o tempo todo.

Gabi e suas roupas anti chuva.

Os locais em seus afazeres diários foi a melhor parte do Loop.

Montanhas do Ha Giang North Loop.

Uma parada para fotos.

Muitas montanhas.

Ao longo de todo o caminho você também verá muitas crianças na estrada, prontas para gritar um “hello” ou bater a mão num “hi five” muito fofo enquanto você passa com sua motoca.

Todas acenam felizes da vida e parece que elas ficam esperando as motos passar!! ?

High Five!

Curvas e Curvas.

Homestay

Para completar os bons motivos, durante o Ha Giang North Loop você pode se hospedar em homestays, que são as casas dos locais, mas preparadas para receber turistas.

São casas tradicionais enormes, de madeira ou bambo, com colchões espalhados pelo chão e separados por cortinas. Todos dormem juntos, mas há uma certa privacidade.

Ou seja, você ficará hospedado na casa de algumas minorias étnicas da região! E a hospitalidade dessas pessoas é algo de que vamos lembrar paro resto de nossas vidas.

Os quartos de uma Homestay.

Nosso anfitrião, pertencente a minoria Dao.

Foto de despedida junto aos nossos anfitriões da minoria Dao.

Vibe deliciosa durante o café da manhã em outra Homestay.

Sem falar uma única palavra em inglês é possível se comunicar, comer, dormir, pagar a conta e ainda encher o coração de amor e um sentimento que não consigo traduzir. 

Anfitriã que nos serviu um chá especial.

Cultura do chá

Essa região é famosa pela cultura milenar do chá. Certos chás passam por inúmeros processos de fermentação, secagem e prensa, e por isso tem validade vitalícia. Além disso, eles possuem inúmeras propriedades medicinais e muitos benefícios para a saúde.

No Vietnã se bebe chá o tempo todo. E em todo e qualquer lugar você vai encontrar a mesinha do chá. Aliás, é indelicado recusar uma xícara de chá quando lhe oferecem. Nos disseram que, além de aceitar, você deve tomar pelo menos três xícaras dele.

Fique tranquilo, pois são xícaras muito pequenas. 

Snow Shan Tea.

Degustando chá segundo as tradições milenares das tribos do norte do Vietnã.

Vinho de arroz 

Além do chá, eles sempre trazem um garrafa de vinho de arroz para compartilhar. Também conhecido como happy water, o vinho de arroz é como se fosse a nossa cachaça. É forte e, na maioria das vezes, delicioso.

Se você não tomar cuidado vai acabar virando a noite bebendo vinho de arroz com o seu anfitrião. Eles adoram!

Cuidados antes de começar o Loop

 

  • Teste sua moto antes de assinar o contrato;  ✍?
  • use capacete e se preferir alguns acessórios de segurança, como caneleiras e cotoveleiras;
  • vá de tenis; ?
  • não esqueça o óculos de sol; ?
  • use roupas corta vento e impermeáveis; ?
  • muita atenção ao dirigir o tempo todo;
  • dirija devagar e desfrute da paisagem;
  • e abuse da buzina, você logo aprende como!  ? 

O que levar

  • Capa de chuva – você ganha ao alugar a moto;
  • roupas de frio; ?
  • seus produtos de higiene;
  • uma muda de roupa;
  • as homestays oferecem toalha de banho! 

?? Fizemos o tour em quatro dias, no final de novembro. Estava frio e usamos praticamente a mesma roupa. Mas é bom ter uma reserva, em caso de chuva.

?? No alto das montanhas faz frio, e dirigindo a moto muito mais, vá com algumas camadas de roupas.

Maravilhoso traje anti chuva, que veio junto com a moto.

Felizes depois do nosso acidente.

Onde comer

Ao longo de todo o Ha Giang North Loop lugares para comer não falta.

Entretanto, sempre optamos pelos mais locais e não teve erro! Comida farta, deliciosa, caseira e barata!

Sempre tem opção vegetariana.  E se não tiver é só pedir que eles dão um jeitinho!  ?

Parada para o almoço.

Batata doce assada enrolada em folha de caderno, não tem preço..

Milho frito, muito comum na região e delicioso!

A doce e simpática dona do nosso restaurante favorito em Quan Ba.

Seguro viagem

Não esqueça de fazer o Seguro ViagemÉ muito importante e sempre estamos com os nossos em dia. Eu já precisei e foi ótimo, por isso recomendamos o World Nomads. E fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a seguir viajando. ? 

Aproveite e faça agora uma cotação agora mesmo!

Era para ser um post curtinho só com fotos, mas ficou impossível. Tantos momentos lindos e tanta coisa para contar… 

Esperamos que vocês gostem das paisagens e se divirtam! 

Ficou com alguma dúvida? Escreva para a gente!  

Vai Viajar? Organize sua viagem com a gente.

Utilizando os nossos links para fazer as suas reservas você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a seguir viajando e criando conteúdo para você.  Isso porque ganhamos uma pequena comissão a cada compra.

🛩 Passagens aéreas

Utilize o passagenspromo para descobrir os melhores preços;

🏪 Hospedagem

No booking.com você tem acesso as melhores opções de hotel, hostel ou apartamento.

💙 Seguro

A worldnomads tem os melhores preços do mercado.  Já com a segurospromo você ganha 5%  de desconto comprando pelo nosso link.

💶 Dinheiro para o Exterior

transferwise tem as melhores taxas para envio de dinheiro.

🎡 Passeios e Ingressos

Pesquise no getyourguide os melhores passeios e atrações turísticas.

🚗 Aluguel de Carro

Na rentcars você compara as melhores opções de preços de veículos.

Comentários