Ayutthaya, antiga capital do Reino de Sião, hoje Tailândia, é o destino perfeito para quem se interessa por história e cultura. Um museu a céu aberto.

Em Ayutthaya estão muitas das mais famosas ruínas de templos que você deve ter visto em fotos na internet, como o Buda deitado e a cabeça de Buda entre as raizes de uma árvore.

Nós aproveitamos que ela fica no caminho para Chiang Mai e fizemos o que a gente mais gosta, ficamos três dias inteiros desfrutando dessa tranquila cidade. E descobrimos muito mais do que apenas ruínas de templos antigos. wink

Wat Chai Watthanaran.

O reino de Ayutthaya foi a capital do do Reino de Sião – que hoje chamamos Tailândia – durante 416 anos. A cidade foi fundada em 1351 e perdurou até 1767, quando o então exército Birmanês, hoje Myanmar, invadiu e destruiu a cidade, deixando seus templos em ruínas.

Durante a sua época, Ayutthaya foi uma importante cidade no cenário mundial. Possuía mais de um milhão de habitantes, e era um importante centro comercial, principalmente devido a produção de madeira, peles, marfim, seda e artesanato. Contava com uma localização privilegiada e estratégica: ficando entre a China, Índia e Malásia.

Ayutthaya também é conhecida por ser a cidade dos Budas sem cabeça. Isso porque, no século XVIII, quando exército Birmanês invadiu a cidade, foram decapitadas mais de 4000 estátuas de Budas. A intenção do exército com isso era “matar o espírito dos deuses locais”.

Buda sem cabeça.
Cabeça sem buda.

Como chegar em Ayutthaya vindo de Bangkok

Ayutthaya fica a cerca de 80 km da capital Bangkok. E você pode chegar lá de trem, ônibus ou taxi:

Trem:

Essa é a opção mais barata: com passagens a partir de 20 Bath. E é claro que foi a nossa opção! Os trens saem da Estação Hua Lamphong, quase que de hora em hora. Dessa forma, não é necessário reservar passagem com antecedência. Basta chegar um pouco antes e comprar para o próximo trem.

A viagem leva aproximadamente 1h e 30mim, e é super tranquila. Você pode pesquisar horários e valor das passagens nos seguintes sites www.railway.co.th e www.thairailwayticket.com.

  • Por esse motivo, a maioria dos viajantes opta por fazer um bate e volta de Bangkok.

Ônibus ou Van:

Também existem vários horários de ônibus ou vans que fazem o trajeto Bangkok – Ayutthaya.  A passagem custa entre 70 e 90 bath, dependendo da agência. Os Ônibus ou vans saem da Mochit New Van Terminal e a viagem leva menos de 2 horas.

Táxi Privado:

Essa é a opção mais rápida, entretanto, a mais cara também. Geralmente custa 1500 bath, mas chegaram a nos oferecer por  1000 baht. Aqui o que conta é o seu poder de negociação. Pode ser uma boa opção para grupos ou para quem gosta de conforto e não tem muito tempo disponível. 

Tours:

Existem agências que fazem combos e tours bastante variados. As agências estão espalhadas por todo o lado, e você pode pesquisar e negociar à vontade. Você também encontra esses pacotes nos hotéis e hostels.

Nós não gostamos de contratar tours porque preferimos nos aventurar. Entretanto, eles são uma boa opção para quem quer ver o máximo e não tem muito tempo.

A felicidade de viajar de trem.
Estação de trem de Ayutthaya.

Como visitar os templos em Ayutthaya

Os principais templos estão situados dentro do Parque Histórico de Ayutthaya. E os templos que não estão dentro do Parque, ficam muito próximos dele.

Na nossa opinião,  a melhor forma de visitar os templos é de bicicleta.

Existem bicicletas para alugar por toda a cidade: custam 50 Bath para o dia inteiro. A cidade é plana, e ainda possui uma ciclovia dentro do parque. É bem agradável pedalar por lá, e o trânsito é bem menos caótico do que em Bangkok por exemplo.

Vá de bike e aproveite a cidade de forma diferente. Além disso, pedalar é mais saudável, ecológico, barato e muito divertido! 

Mas se você não gosta de pedalar ou está com o cronograma apertado, você pode negociar um Tuk Tuk para fazer os templos. O preço varia bastante, e é negociável.

Você ainda pode alugar uma Scooter por 250 bath.

Pedale, caminhe, use o trem! Pense em maneiras mais ecológicas de viajar e se deslocar.

Com minha super bike.
Marina fazendo sua atividade favorita! ?❤️

Templos que visitamos:

 

Wat Ratchaburana

Esse é um dos primeiros templos que você vai encontrar ao chegar ao Parque Histórico de Ayutthaya.  Foi fundado em 1424 pe Rei Borommarachathirat II no local de cremação de seu dois irmãos mais velhos, que morreram duelando um contra o outro,  para decidir quem seria o próximo rei.

Valor da Entrada: 50 Bath

Nós e o templo.
Visitando a parte central do templo.
Wat Ratchaburana, lindo.

Wat Maha That

Esse talvez seja o templo mais visitado, e aposto que você já viu alguma foto desse lugar. É nesse templo que está a famosa cabeça de Buda  envolta em raízes de uma árvore.  Além disso, Wat Maha That também foi a residência do supremo líder dos monges budistas tailandeses na sua época. Foi construído pelo Rei  Boromma Rachathirat I, e era um dos templos mais importantes daquele período. 

Valor da entrada:  50 Bath

Um Buda com cabeça, raridade.
Famosa cabeça de Buda entre as raízes.

Nós e o buda.

Wihan Phra Mongkol Bophit

Esse templo possui uma das maiores imagens de Buda em bronze da Tailândia. Foi construído no início do período de Ayutthaya. A imagem possui 12,45 metros de altura. Durante a quedo do reino de Ayutthaya em 1767, o telhado da Vihara – termo em sânscrito utilizado para designar mosteiro budista – foi danificado pelo fogo e a cabeça e o braço direito da imagem foram quebrados. O Vihara e a imagem de Buda foram completamente restaurado em 1956.  

Valor da entrada: Grátis

Marina e o Buda gigante.
O templo visto de frente.

Wat Phra Si Sanphet

As mais  importantes construções desse templo são as 3  principais estupas* que contém as cinzas de três reis: Borama-tri-loka-Nat, Borama-rachathirat III e Ramathibodi II. Esse foi um templo real utilizado para importantes cerimônias, e também como a capela privada da família real, onde suas cinzas eram preservadas. Nenhum monge residia aqui, mas eles eram convidados ocasionalmente para cerimônias.

Valor da entrada: 50 Baths

* monumento construído sobre restos mortais de uma pessoa importante dentro do budismo. Tem o formato de torre, geralmente cônica e circundada por uma abóboda.

Wat Phara Si Sanphet e suas estupas.

Wat Lokaya Sutha

Esse é o famoso templo do Buda reclinado. A imagem possui 42 metros de comprimento. O Buda está com a cabeça apoiada em uma flor de lótus, e aponta para o norte, enquanto sua face aponta para o oeste.

Valor da entrada: Grátis

Marina e suas amigas Thai.

Buda deitado.

Wat Chai Watthanaran

Esse templo foi construído pelo Rei Prasat Thong em 1630.  Ele é um dos maiores e suas ruínas são as mais monumentais de Ayutthaya. Na nossa opinião é o templo mais bonito da cidade. Também é o mais procurado pelos turistas. Se quiser fazer fotos chegue cedo. Sua estrutura está muito bem conservada, e uma visita nesse templo é obrigatória para quem vai a Ayutthaya.

Valor da entrada: 50 Bath.

Wat Chai Watthanaran, templo muito bem conservado.
Wat Chai Watthanaran em detalhe.

Wat Chum Saeng

Essa é uma pequena, mas simpática ruína, onde podemos apreciar a imagem de um Buda decapitado. Não se sabe muito a respeito desse lugar, mas vale a pena uma rápida parada. Você não precisa pagar e entrar em todos os templos para estar em contato com as ruínas e a com história da cidade: elas estão por toda a parte.

Valor da entrada: Grátis

Uma parada no caminho para uma foto com Buda.

Outros templos de Ayutthaya

Existem muitos templos em Ayutthaya, e é praticamente impossível visitar todos eles, especialmente se você planeja fazer um bate e volta. Aqui vai uma lista de alguns templos interessantes que não visitamos, mas que você pode querer ir:

  • Wat Yai Chaya Mongkol
  • Wat Thammikarat
  • Wat Phra Ram

Essas são algumas das nossas sugestões de passeios em Ayutthaya:

Onde ficar em Ayutthaya

Ficamos hospedados no Early Bird Hostel. Ele é ótimo. Pequeno e aconchegante, muito limpo, e com o ar condicionado sempre funcionando. Os atendentes são super queridos, e ainda oferece um bom café da manhã. 

Além disso, ele possui bicicletas para alugar, e é super bem localizado. Fica a 10 minutos, a pé, do Parque Histórico de Ayutthaya, onde estão os templos e a 15 minutos do Night Market, que é simplesmente incrível.

Early Bird Hostel, recomendamos.

Se você, assim como nós, não gosta muito da ideia de fazer bate e volta, e prefere ficar no lugar por mais tempo, temos algumas dicas:

Night Market de Ayutthaya

Sempre vamos a todos os  Night Markets por todas as cidades pelas quais passamos, na Tailândia. E terá um post só para eles, porque eles são incríveis e definitivamente é uma das nossas atividades favoritas.

Não importa onde estamos, vamos logo descobrimos onde existe um Night Market! Em Ayutthaya não foi diferente. Passamos todas as noites nesse mercado noturno, que é simplesmente maravilhoso!

Ele acontece todos os dias, a partir das 17 horas. Ali existe todo tipo de comida, fruta e doces que você pode imaginar. Além disso, muitas roupas, artesanato, e pessoas incríveis: como o tio do omelete, que passa a noite inteira cozinhando e dançando. Uma atração à parte!

Além disso é um dos Night Markets mais baratos que já fomos.

Night Market, todo dia cheio.

Say Café and Gallery

Esse café foi uma das melhores surpresas que tivemos em Ayutthaya. Ele fica em frente ao Parque Histórico, e praticamente de frente para Wat Ratchaburana.

Possui um design moderno, é muito agradável e espaçoso. Fomos super bem atendidos, e foi eleito como nosso lugar de trabalho.

O café era super gostoso, fresquinho e as comidas deliciosas. Uma boa pedida é a panqueca de banana com sorvete. Muito importante: possui ar condicionado e ventilador. É um bom lugar para descansar e se refrescar.

Junto do café existe uma lojinha com lindas peças de artesanato local, além de uma exposição de artes no mesanino.

Marina é muito séria quando trabalha.
Parte interna do Say Café and Gallery.
Minha panqueca!?

Floating market

Ayutthaya também possui um floating market, mas é um pouco decepcionante. Fomos lá conferir, porque achamos que ia ser uma atividade bem local, com comerciantes vendendo seus produtos em barcos. Mas não foi bem assim. ?

Já de início ficamos perturbados com a quantidade de ônibus cheios de turistas que chegavam a cada minuto. Além disso havia esses passeios de elefantes (que abominamos) sobre os quais eu prefiro não comentar aqui, pois merecem um post especial.

Para piorar a situação, o ingresso cobrado era absurdo para os padrões tailandeses. Ademais, as atrações eram bizarras, teatrais e chatas. Não tinha nada a ver com o floating market local que havíamos imaginado.

Dica: Não vá ao floating market de Ayutthaya. É uma atração para tirar dinheiro de turista e você não verá nada de novo ou interessante por lá.

Entrada do floting market.

Aproveita a atmosfera de Ayutthaya

Ayuttaya é uma cidade muito tranquila, e um excelente lugar para descansar. Se está a caminho de Chiang Mai, essa cidade é estratégica para passar alguns dias relaxando. Caminhe, pedale, ou apenas fique em seu hostel conhecendo pessoas, ou desfrutando dos muitos cafés que existem por lá.

O mais importante aqui é desacelerar um pouco e aproveitar o clima de tranquilidade dessa belíssima cidade.

Se quiser conversar com a gente pode deixar um comentário logo abaixo, ou então mandar um email.

Adoramos receber suas sugestões, críticas ou elogios! ?

Vai Viajar? Organize sua viagem com a gente.

Utilizando os nossos links para fazer as suas reservas você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a seguir viajando e criando conteúdo para você.  Isso porque ganhamos uma pequena comissão a cada compra.

🛩 Passagens aéreas

Utilize o passagenspromo para descobrir os melhores preços;

🏪 Hospedagem

No booking.com você tem acesso as melhores opções de hotel, hostel ou apartamento.

💙 Seguro

A worldnomads tem os melhores preços do mercado.  Já com a segurospromo você ganha 5%  de desconto comprando pelo nosso link.

💶 Dinheiro para o Exterior

transferwise tem as melhores taxas para envio de dinheiro.

🎡 Passeios e Ingressos

Pesquise no getyourguide os melhores passeios e atrações turísticas.

🚗 Aluguel de Carro

Na rentcars você compara as melhores opções de preços de veículos.

Comentários