Luang Prabang é um destino adorável. Uma pequena e charmosa cidade que fica no meio norte do Laos, em meio às montanhas. Luang Prabang é desde 1995 Patrimônio Cultural e Mundial da Humanidade pela UNESCO, o que contribuiu para o aumento do turismo por lá.

Passamos três semanas na cidade, trabalhando como voluntários em uma fazenda de Permacultura e outra semana viajando pelo país. Vamos contar tudo o que você precisa saber para desfrutar ao máximo dessa cidade encantadora.

Sobre Luang Prabang

A cidade de Luang Prabang é banhada por dois rios: o famoso e imponente Rio Mekong, que circunda o centro antigo, e o Rio Nam Khan. Luang Prabang é uma coleção de ruelas tranquilas e arborizadas com charmosas construções, em sua maioria de madeira, o que confere uma beleza singular à cidade.

Algumas dessas casas foram transformadas em simpáticos bistrôs, cafés, deliciosas padarias, restaurantes elegantes e pousadas aconchegantes.

Vista da cidade de Luang Prabang.

Marina às margens do Rio Mekong..

Os charmosos casarões de madeira.

O país foi colonizado pelos franceses e é muito fácil de perceber as influências nas construções, na culinária, nas ruas e cafés.

Os templos estão por todo o lado, basta caminhar pela cidade para para se deparar com diversos deles. Existem mais de 80 templos em Luang Prabang!

De modo geral, os preços são um pouco mais salgados do que os praticados pelos seus vizinhos Tailândia e Vietnã, e se assemelham mais aos do Camboja. Mas não se preocupe, ainda assim é um destino bastante acessível.

Templos.

Templos.

E mais templos.

Regras de conduta para entrar nos templos espalhadas por toda a cidade.

Interior de algum dos templos de Luang Prabang.

Como chegar a Luang Prabang

Chegamos a Luang Prabang vindo de Chiang Mai na Tailândia. Escolhemos o Slow Boat como meio de transporte. O Slow Boat é um barco que sai da cidade fronteiriça de Huay Xai,  no Laos, e  navega durante dois dias até chegar em Luang Prabang.

Escolhemos o Slow Boat porque adoramos viajar devagar, queríamos navegar o Mekong, e parecia ser uma experiência interessante. E foi! 

Contamos como foi essa viagem no post Slow Boat para Luang Prabang.

Um slow boat.

O interior do nosso Slow Boat.

Então, basicamente você tem três possibilidades:

  • Avião: é a mais fácil e rápida forma de chegar em Luang Prabang, independente de onde você esteja. 
  • Ônibus: é possível fazer esse trajeto de vários destinos, e tudo vai depender de onde você estiver. De Chiang Mai na Tailândia a viagem dura cerca de 12 horas. De Hanoi, no Vietnã, cerca de 24 horas. Fizemos o trajeto inverso: Luang Prabang – Hanói e contamos tudo no post Hell Bus.
  • Barco: foi como chegamos e tudo o que você precisa saber está nesse artigo: Slow boat para Luang Prabang.

Visto para entrar no Laos

O visto é de 30 dias e é feito na chegada. Esse tipo de visto também é chamado “on arrival”, e pode ser feito quando você chega no país tanto por via aérea quanto por via terrestre.

Você precisa ter em mãos:

  • Passaporte válido por no mínimos 6 meses;
  • 1 foto 3×4 ou tamanho passaporte;
  • o arrival card preenchido (você ganha da empresa que viajou ou pega na sala de imigração ou no posto da fronteira);
  • 30 dólares em cash – você pode pagar em baht, moeda da Tailândia, mas é muito mais caro pois a conversão é desfavorável.

 ??  Dica: pague em dólar e leve sua foto. Se você não tiver a foto é cobrado 1 dólar.

 ??  Se liga: Não há caixas eletrônicos antes da imigração nos aeroportos, e por terra também não encontramos. Cartões não são aceitos e a conversão é desfavorável. Troque seu dinheiro antes.

?? ?? A imigração tem horário de funcionamento. Então, se for de ônibus verifique direitinho para não dar ruim, principalmente se for seu último dia de visto no país anterior. ?

Quanto tempo ficar

Isso depende muito de você, do seu tipo de viagem, e dos seus interesses.

Na nossa opinião três dias é o ideal para você aproveitar bem a cidade e os arredores sem ser uma sangria desatada. Mas provavelmente você vai se apaixonar e querer ficar mais, porque a cidade é mesmo uma graça e as pessoas são apaixonantes.

Mas se você ainda tem dúvidas, elaboramos algumas opção de roteiros, você pode clicar em cada um deles para escolher o que mais se adapta ao seu estilo e o tempo que tem disponível.

? Luang Prabang roteiro de 2 dias  – em breve!

? Lung Prabang roteiro de 3 dias  – em breve!

? Luang Prabang roteiro de 4 dias – em breve!

Onde ficar em Luang Prabang

A cidade de Luang Prabang é mesmo muito pequena. Sugerimos ficar no centrinho ou próximo as Margens do Rio Mekong, onde existe uma quantidade de hotéis agradáveis com mesinhas de café da manhã ao ar livre e de frente para o rio.

Como ficamos a maior parte do tempo na fazenda não temos nenhum hotel para indicar. Mas opções não faltam, e ficando perto do centrinho é muito fácil de se locomover, alugar moto, bicicleta, fazer compras, comer e tudo mais.

Booking.com

O que ver e fazer em Luang Prabang

Se perder por ela é a melhor dica que posso dar!

Explore o centro e suas ruelas charmosas, descubra restaurantes que são a sua cara, admire as lojinhas de artesanato e arte local, desfrute dos cafés e padarias, e visite alguns templos. Dessa forma, você vai começar a entender a cidade.

Durante o dia admire a arquitetura e os lindos casarões de madeira. E ao cair da noite você terá uma cidade lindamente iluminada e ainda mais charmosa.

Depois desse reconhecimento inicial você está preparado para escolher entre algumas das principais atrações e atividades de Luang Prabang.

Listamos algumas delas para facilitar a sua vida:

Mercado matinal

Esse mercado é maravilhoso! Ele começa por voltar das 5h da manhã, e acontece todos os dias na rua entre o rio e a praça, impossível não encontrar!

Ali você vai ver de tudo e saber um pouco mais sobre os costumes e cultura do país. Por ali se vende principalmente comida, mas não se assuste e vá preparado, pois no Laos se come praticamente todos os animais. Costumo dizer que o que se mexe vai pra panela.

Todos os produtos ficam expostos no chão, e encontramos desde porco e galinha até sapo, morcego, rato e passarinho.  Além disso, existe uma variedade de frutas, temperos, legumes e produtos típicos do Laos. É muito legal.

O mercado termina quando o sol começa a ficar forte e insuportável demais, por volta das 10h da manhã. Mas para ver a movimentação local é legal chegar cedo.

Os produtos ficam no chão mesmo.

Marina encantada com as verduras.

Mercado noturno

Adoro uma feirinha e sou suspeita. Mas esse mercado noturno é gigante e super legal. Tem muita coisa fofa e típica para ver e comprar. Muito artesanato e preços bastante acessíveis. 

Ele começa quando o sol se põe e vai até as 23h. Fica localizado em uma praça, bem em frente da Colina Phou Si.

Mas o que eu mais gostei, sinceramente, foi um restaurante vegetariano “all you can eat” que custa 15.000 Kip e é disputadíssimo. Você paga e serve tudo que puder em um prato fundo, porque a princípio não pode repetir. Meu prato sempre ficou transbordando de tantas delícias e opções diferentes disponíveis. Sério tinha mais de 30 tipos de comidas. No calor da hora e da fome esqueci de fotografar, mas você vai achar, é o vegetariano mais famoso de Luang Prabang!  E sem dúvida minha barraquinha favorita de toda a feira. ?

O início do mercado noturno.

Jantar na casa de um de nossos amigos Laocianos.

Templos e mais templos e o Palácio Real 

Não sou muito fã de templos mas os de Luang Prabang valem a visita. São lindos, suntuosos, bem conservados, e com uma arquitetura um pouco diferente dos demais templos do Sudeste Asiático.

Ronda das Almas, Despertar do Monges ou Tak Bat

Em Luang Prabang todos os dias antes mesmo do sol nascer, por volta das 5h30min da manhã é possível acompanhar uma tradição: um ritual matinal em que os monges se alinham descalços e silenciosos pelas ruas da cidade, enquanto moradores (e hoje em dia turistas) colocam as doações nas tigelas metálicas carregadas por eles.

Os moradores, usando suas roupas típicas e uma ficam ajoelhadas nas calçadas aguardando o momento de fazer a sua oferenda, que geralmente é arroz.

Moradores prontos para fazer aos doações aos monges..

Os moradores concentrados antes da chegada dos monges..

Essa é a tradicional cerimônia Budista Tak Bat, também conhecida como Ronda das Almas. Uma cerimônia cheia beleza e significados, mas que com o passar dos anos vem se transformando em atração turística. 

Os monges em fila recebendo as doações.

Ainda que existam uma série de regras: não tocar nos monges, não usar flash, manter distância, usar roupas adequadas, entre outras. Entretanto, alguns turistas ignoram essas regras e ultrapassam os limites do aceitável. E acabam atrapalhando a cerimônia.

Vimos muitos absurdos em apenas dois dias: pessoas enfiando o celular na cara dos monges, subindo na calçada por onde eles andam, flash na cara, um horror. A turistada louca faz qualquer coisa por uma “boa” foto. Achamos lamentável e acaba perdendo um pouco da beleza toda.

Ainda assim vale a pena madrugar um dia para ver isso de perto. São cerca de 80 templos em Luang Prabang, e muitos monges de todas as idades nas ruas para receber as doações.

Quase ia me esquecendo de comentar sobre as crianças, idosos e pessoas mais pobres que vem recolher o que sobra da comida dos monges para levar para suas casas. 

Menina com a sacola cheia de arroz e restos de comida que sobram dos monges.

Monte Phou Si

É um monte que fica no coração de Luang Prabang, com um pequeno templo no topo, de onde você tem uma vista panorâmica de toda a cidade.

Tudo o que você precisa fazer é subir os cerca de 329 degraus. E vale a pena ir no horário mais disputado do dia, o pôr do sol, pois é realmente deslumbrante ver o sol se pondo por lá.

Logo na entrada você encontra pessoas vendendo passarinhos em pequenas gaiolas para serem soltos no alto da colina. Pelo amor de cristo não compre! Não incentive esse tipo de exploração animal.

O ingresso para o templo custa 20.000 Kip, que equivale a R$ 9,00.

Muitos degraus que levam até o topo do Phou Sim.

Uma parte da vista de cima do Phou Si.

Festival das Luzes em Novembro

Todos os anos, em outubro, o Festival da Luz transforma a cidade de Luang Prabang. Uma cerimônia budista chamada “La Heua Fai”, para mostrar respeito ao espírito do rio.

Tivemos a sorte de pegar as preparações para essa festa, quando todos os monges em torno de Luang Prabang começam a decorar seus templos com centenas de velas coloridas, lanternas, guirlandas e estrelas de papel. Cada templo e vila da cidade também cria seu barco de papel gigante, que na data certa será lançado no rio.

Durante esse período, as noites em Luang Prabang ficam ainda mais especiais. Parece um verdadeiro conto de fadas.

Se quiser saber a data do La heua Fai para 2019 veja o calendário.

Ajudando a acender as velas no pátio de um templo.

A decoração do templo e o barco sendo contruído.

A famosa Kuang Si Waterfall

As Cachoeiras Kuang Si são um complexo de muitas quedas d’água. O parque que dá aesso a elas fica a cerca de 29 km ao sul de Luang Prabang.

A maneira mais fácil e barata de chegar é alugando uma scooter. A nossa saiu por 100.000 kip, cerca de R$ 40,00. Mas você pode ir de Tuk Tuk ou mini van, só negociar no seu hotel, ou na rua mesmo.

A estradinha até chegar na cachoeira passa por lindas paisagens, vilarejos, campos de arroz e búfalos. E o caminho por si só já é um belo passeio. Aproveite para observar os locais em suas vidas e tarefas cotidianas. ❤️

Essa cachoeira tem uma cor de água inacreditável, que varia entre azul-turquesa a verde-esmeralda. Não é isso que você vai ver nas nossas foto e  já explico o porquê. Mas dá uma olhadinha em qualquer foto do google, é essa a cor! ?

A parte inicial da cachoeira.

Outra parte da cachoeira.

Leve roupas de banho porque é permitido nadar. E é melhor ir de tênis.

Também existem restaurantes e barracas vendendo comidas na entrada do parque. Você pode comprar antes e fazer um piquenique por lá, pois existem inúmeras lugares agradáveis para isso. 

Dentro do parque tem apenas um restaurante, com o preço um pouco mais salgado que o normal.

Vá com tempo e com calma, pois vale a pena se demorar por lá. A cachoeira é maravilhosa, a mata é linda e o parque todo é um lugar muito inspirador.

A parte mais disputada para fazer aquela foto pro Instagram.

Como você pode perceber pelas nossas fotos, tivemos o azar de visitar a Kuang Si logo depois de um período de chuvas intensas,  que acabou deixando o nível da água muito acima do normal, além dessa cor marrom, completamente diferente da que ela é na realidade. ?

É claro que ficamos decepcionados, mas a cachoeira é tão linda e tão gigante, e a caminhada pelo parque é tão agradável que logo tudo passou e desfrutamos muito! Você pode subir até o topo dela. E faça isso, porque é maravilhoso e tem uma escada em um trecho que fica praticamente dentro da cachoeira. É lindo! 

A entrada do Parque custa 20.000 kip ou R$ 9,00.

Kuang Si e toda sua beleza, mesmo nos seu dias marrons.

A escada para subir até o topo de Kuang Si.

Kuang Si e a tranquilidade desse lugar.

Borboletário

Sou bióloga e me especializei em borboletas! ? Sim, isso é possível e eu trabalhei mais de 10 anos com esses insetos lindos e maravilhosos. Ou seja, quando soube desse borboletário em Luang Prabang quis ir correndo visitar.

Ele fica um pouco antes da Kuang Si Waterfall, por isso é possível visitar ambos no mesmo dia. O projeto do borboletário é muito legal e tem o propósito de educação, conscientização e pesquisa. É idealizado por um casal de Holandeses, está na sua fase inicial e eles sempre precisam de voluntários.

Feliz no borboletário.

As pupas ou crisálidas: o estágio intermediário entre a lagarta e o adulto, que é a borboleta.

O lugar é muito bonito, cheio de verdes, orquídeas, cachoeira e tem um café que serve comidinhas deliciosas. O borboletário me decepcionou um pouco, certamente por que sou (ou fui) uma profissional das borboletas e já vi muitas espécies maravilhosas no Brasil e na Amazônia. Acabei achando as espécies bastante comuns, sem muita diversidade, e a maioria dos bichos estava bastante velhos com as asas desgastadas. Talvez por ficarem presas. Também não sou a favor de animais presos, pode ter sido esse o meu desgosto. 

A parte positiva é que a voluntária que nos acompanhou nos deu uma aula sobre borboletas e mostrou todo ciclo de vida de algumas espécies, com todas as fases: ovo, lagarta, crisálida (pupa) e finalmente e borboleta. A explicação foi ótima e é muito legal poder visualizar todos os estágios ao vivo. O que na natureza seria no mínimo muito difícil.

O ingresso custa 40.000 kip para adultos e 20.000 kip para crianças. Nós não pagamos pois fizemos um vídeo para eles e que vai ao ar em breve!

Bar Utopia

Esse é o nosso lugar favorito em Luang Prabang. Ele fica nas margens do Rio Nam Khan e é perfeito para relaxar, encontrar pessoas, ler um livro, jantar, comer coisas gostosas ou apenas tomar uma café e fazer nada.

Para chegar basta você colocar no google maps. E não se assuste, pois o trajeto passas mesmo por umas ruelas estranhas, bem locais e do jeito que nós gostamos. Vai sem medo até o final que você chega ao Utopia.

A parte interna do Utopia.

A parte externa na beira do Rio Nam Khan.

Centro cultural ou Heritage House

Uma charmosa e bem conservada casa tradicional Laosiana, situada no coração da cidade. Possui um jardim muito agradável onde fica um restaurante com mesinhas ao ar livre e comida deliciosa.

O clima ali é tranquilo e delicioso. Encontramos por acaso e paramos para almoçar. Para nossa surpresa havia muitas opções veganas e tudo estava ótimo. Além disso o restaurante é todo ecológico, com guardanapos reciclados, os copos são antigos vidros de geléia e por aí vai. 

Além disso, existe ali um museu, diferentes tipos de artesanatos bem como oficinas e aulas de culinária das quais você pode participar

O casarão antigo lindo que é museu também.

Aulas de culinária.

Uma sopa Losiana na versão vegana.

Vidros reutilizados como copos.

 A melhor salada que comi no Laos.

Alugue uma bicicleta

Se você chegou até aqui tem a última dica: descole uma bicicleta para desbravar a cidade com calma. Ela é plana, arborizada e é uma delícia pedalar por lá.

Bom passeio!  ❤️

Vai Viajar? Organize sua viagem com a gente.

Utilizando os nossos links para fazer as suas reservas você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a seguir viajando e criando conteúdo para você.  Isso porque ganhamos uma pequena comissão a cada compra.

🛩 Passagens aéreas

Utilize o passagenspromo para descobrir os melhores preços;

🏪 Hospedagem

No booking.com você tem acesso as melhores opções de hotel, hostel ou apartamento.

💙 Seguro

A worldnomads tem os melhores preços do mercado.  Já com a segurospromo você ganha 5%  de desconto comprando pelo nosso link.

💶 Dinheiro para o Exterior

transferwise tem as melhores taxas para envio de dinheiro.

🎡 Passeios e Ingressos

Pesquise no getyourguide os melhores passeios e atrações turísticas.

🚗 Aluguel de Carro

Na rentcars você compara as melhores opções de preços de veículos.

Comentários