Chegamos na Talilândia por Bangkok, pois foi a passagem mais barata que encontramos.

Antes mesmo de chegar já tínhamos encontrado um lugar para fazer nosso primeiro work exchange na Ásia: em um Dog Rescue! ?

Desta vez escolhemos ser voluntários em uma ONG que resgata e cuida de cachorros abandonados, em uma cidadezinha no extremo sul do país, chamada Songkhla.

Essa foi a nossa quinta experiência como voluntários pelo workaway,e  com cachorros que a gente ama tanto! ?

Estávamos ansiosos, empolgados e muito curiosos. Vem que a gente te conta tudo! 

Localização de Songkhla

Songkhla fica no extremo sul da Tailândia, a cerca de 966 Km de Bangkok e a 600 km de Kuala Lampur na Malásia.

Songkhla é uma grande vila de pescadores, com aproximadamente 75 mil habitantes.

É uma cidade nada turística e com uma grande proporção de muçulmanos, apesar da maioria da população da Tailândia ser budista.

Nada muito interessante para se fazer em Songkhla.

O percurso até Songkhla

Chegamos cansados em Hat Yai depois de mais de 20 horas de trem.

Optamos pelo trem porque viajamos sem pressa e queríamos ter uma experiência mais autêntica. E foi realmente uma viagem incrível, embora um pouco cansativa.

Se quiser saber como foi contamos tudo no artigo Trem Noturno para Bangkok.

Hat Yai fica a 30 km de Songkhla, ou seja, ainda tínhamos chão pela frente. Ao chegar em Hat Yai, fomos carregados para fora da estação por milhares de taxistas locais e motoristas de tuk tuk, todos juntos gritando para oferecer seus serviços.

Conseguimos negociar um tuk tuk que custou 200 bath até a estação (foi caro e podíamos ter negociado mais). Vivendo e aprendendo. ?

Da estação pegamos uma mini van pra Songkhla que custou 34 bath por pessoa.

O lugar preferido da Asia, a mais nova da casa.

Primeiras impressões sobre o Dog Rescue

Em Songkhla fomos recebidos por Sofie, uma Inglesa voluntária que se apaixonou pelo projeto e está há três anos na ponte aérea Londres-Tailândia.

Dessa vez ela estava na Tailândia há três meses, e todo esse tempo dedicada somente ao Dog Rescue. E dois dias após a nossa chegada ela foi passar 10 dias com seus pais em alguma ilha próxima. 

Na casa onde ficamos haviam 19 doguinhos e pra nossa sorte, duas outras voluntárias chegaram junto com a gente: uma romena e a outra eslovaca. Assim poderíamos dividir as tarefas e ter mais tempo livre para passear. Porque afinal, a gente ama o que faz mas também ama descobrir os lugares! ?

A casa era ótima e estava extremamente limpa e organizada.

A ONG (Dog Rescue)

O nome da ONG é Thai Street Paws Rescue.  

A Thai Street Paws Rescue é  uma organização muito séria e correta. Deixamos todos os links relacionados ao projeto depois do documentário aqui abaixo.

Existem diversas formas de ajudar esse projeto lindo: doando, sendo voluntário, adotando um cachorrinho ou ainda comprando uma camiseta

A Tamara, criadora e responsável pela ONG antecipadamente tinha nos advertido sobre alguns aspectos, como: não reclamar das condições dos bichos porque onde eles estão é infinitamente melhor do que onde poderiam estar. Quando li isso já fui preparada para o pior. E estava bastante apreensiva esperando o pior cenário: condições precárias e cachorros caquéticos.

Para a nossa surpresa e alívio, as condições eram ótimas e os cachorros estavam todos muito bem fisicamente e de saúde. O lugar era inacreditavelmente limpo e organizado.

E todos os cachorros muito bem cuidados, limpos, saudáveis, felizes e acima de tudo muito amados! ❤️

Links do Dog Rescue e projetos:

Nessa dengosa e Gabriel.
Visão geral da casa dos cachorros.
A doce e velhota Cindy.

Estrutura e acomodações no Dog Rescue

Nosso quarto ficava dentro da casa, que era onde também ficavam os 19 cachorros. Afinal a casa era deles. Dormíamos no andar superior. Era um quarto enorme, iluminado, com dois ventiladores e um banheiro. 

A casa era enorme, entretanto era a casa dos cachorros, então não tinha móveis.  A cozinha era para eles também. Tínhamos uma geladeira e uma panela elétrica, mas não era muito convidativo fazer comida ali.

Além do mais, a comida de rua na Tailândia é tão barata e deliciosa que quase não vale a pena cozinhar em casa.  Então, comíamos praticamente todos os dias na rua.

Na Tailândia, a cultura de comida de rua é tão forte que grande parte das casas sequer tem cozinha. Eles simplesmente comem na rua o tempo todo.
Nosso quarto gigantesco.
Asia, a bebê e mais mimada da casa.

Rotina e horário de trabalho

A rotina era super tranquila, e como estávamos em quatro pessoas, combinamos de dividir as tarefas de limpeza, cada dupla limpava um dia e tinha o outro livre.

O horário era flexível, desde que as tarefas fossem cumpridas. 

A maior dificuldade no começo era a hora de alimentar os bichos. Rolava uma certa tensão e as vezes brigas entre eles, então decidimos fazer isso sempre juntos e foi ótimo.

Eles comiam as 8h e às 17h. Então, durante esses horários tínhamos que estar em casa.

Dessa forma, dia sim dia não, podíamos curtir a cidade. Ficamos 20 dias no Dog Rescue

Galerinha agitando.
Voluntários e os doguinhos.

Trabalho

O trabalho era relativamente simples. E logo abaixo enumeramos todas as nossas tarefas:

Essas eram as tarefas obrigatórias.

Além disso, eles comiam uma mistura de carne congelada pronta com arroz. Era só descongelar e cozinhar tudo em uma panela elétrica, separar as porções da noite e da manhã seguinte e pronto!

Para quem estivesse disposto, haviam tarefas extras: dar banho, levar para passear, conversar, brincar, jogar bolinhas, entre outras tarefas dificílimas, como você pode perceber.  

Essas eram as tarefas obrigatórias.

Além disso, eles comiam uma mistura de carne congelada pronta com arroz. Era só descongelar e cozinhar tudo em uma panela elétrica, separar as porções da noite e da manhã seguinte e pronto!

Para quem estivesse disposto, haviam tarefas extras: dar banho, levar para passear, conversar, brincar, jogar bolinhas, entre outras tarefas dificílimas, como você pode perceber.  

Ema, nossa chihuhua tailandesa.
Doguinhos dormindo.
Dingo, o líder da gangue da cozinha.
Marina e Asia, um caso de amor.
Gatinhos  fechados na hora da limpeza.

A nossa Alimentação

Diferentemente de todos as nossas experiências anteriores, dessa vez a comida era por nossa conta. Geralmente em países do Sudoeste Asiático, os locais de workaway oferecem somente a acomodação, mas não são todos. Fique ligado! 

De qualquer forma, a comida é tão barata na Tailândia que conseguimos sobreviver. E assim tivemos mais tempo para provar todas as milhares de opções que existem nesse país.

Tivemos algumas dificuldades

Por ser uma cidade nada turística, não encontramos uma só pessoa que falasse o mínimo de inglês. Nem os cardápios falavam inglês. ?

Então, o jeito era procurar pelos que tinham fotos.  Sendo vegetariana foi um pouco trabalhoso conseguir comer em Songkhla, mas sobrevivi graças a um aplicativo maravilhoso chamado Happy Cow, que mostra todos os restaurantes veganos ou vegetarianos mais próximos de onde você está. 

Descobrimos um restaurante vegetariano ótimo e barato (fotos). E finalmente, nos desdobramos fazendo mímicas. Também desenvolvemos algumas técnicas como: mostrar imagens e associar com palavras, tipo ‘no meat,’ ‘just vegetables’.

Tentamos também google tradutor, entretanto, esse não foi muito eficaz. ?

Restaurante vegetariano com tofu que imita carne de porco.
O mesmo vegetariano, mas com tofu sendo tofu.
Dingo e uma fruta que parece tomate.
Gabriel com o melhor crepe que ele comeria na Tailândia.

As mulheres do Dog Rescue❤️

A Tamara, a responsável pela ONG é uma pessoa extraordinária e fabulosa, que ganhou toda nossa admiração.

Ela é australiana e largou tudo para se dedicar a esses bichos. Além dos 19 cachorros e três gatos nessa casa onde ficamos, ela ainda cuida de mais 40 cachorros que ficam em um sítio, e outros 17 que ficam na sua própria casa.

Ela vive pra isso, e passa os dias correndo de um lado para o outro em busca de patrocínio, doações, comida, remédio e o que mais os doguinhos precisarem. Ela se entrega aos bichos de corpo e alma

A Tamara cuida praticamente sozinha (ela conta somente com a ajuda dos voluntários) dos três locais ao mesmo tempo: leva diariamente suprimentos, medicamentos e tudo que os cães precisam. 

Nos intervalos, ela passa algum tempo com os bichanos de cada lugar, que são enlouquecidos por ela e começam a se agitar e latir minutos antes dela aparecer no portão. É incrível! ❤️ ?❤️ 

Sofie, a voluntária inglesa, tem 23 anos. Passa a maior parte do tempo na Tailândia e adotou a ONG como seu segundo lar e se dedica inteiramente aos cachorros com amor incondicional. E eles são apaixonados por ela.

Aprendizados

❥ Aprendemos o quanto as pessoas se doam por uma causa.

❥ O quanto o amor pode mudar as coisas.

❥ Aprendemos a amar incondicionalmente, ainda mais.

❥ Aprendemos que podemos dar amor a estranhos e receber rapidamente todo esse amor de volta de uma forma ainda maior.

❥ Aprendemos que esses bichos estão sempre prontos para amar mais alguém: eles rapidamente se tornaram carinhosos com a gente e vimos os olhares de medo e desconfiança irem desaparecendo dia após dia. Mesmo tendo sofrido horrores antes de chegar ao abrigo, eles devolvem o amor recebido em doses mais do que dobradas. É mesmo incrível.

❥ Se já éramos enlouquecidos por cachorros e animais de modo geral, depois dessa experiência ficamos ainda piores! Ou melhores!! ?

Se você gostou dessa história escreva para a gente, adoramos trocar idéia e saber o que vocês estão achando dos nossos escritos e experiências!

Críticas e sugestões também são sempre bem vindas!  

Vai Viajar? Organize sua viagem com a gente.

Utilizando os nossos links para fazer as suas reservas você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a seguir viajando e criando conteúdo para você.  Isso porque ganhamos uma pequena comissão a cada compra.

🛩 Passagens aéreas

Utilize o passagenspromo para descobrir os melhores preços;

🏪 Hospedagem

No booking.com você tem acesso as melhores opções de hotel, hostel ou apartamento.

💙 Seguro

A worldnomads tem os melhores preços do mercado.  Já com a segurospromo você ganha 5%  de desconto comprando pelo nosso link.

💶 Dinheiro para o Exterior

transferwise tem as melhores taxas para envio de dinheiro.

🎡 Passeios e Ingressos

Pesquise no getyourguide os melhores passeios e atrações turísticas.

🚗 Aluguel de Carro

Na rentcars você compara as melhores opções de preços de veículos.

Comentários