Eu já tinha lido que Railay Beach era uma das praias mais bonitas da Tailândia, mas não levei muito a sério, justamente por não se tratar de uma ilha. 

Já tínhamos conhecido Koh Lipe, uma ilha linda de morrer, e portanto não esperava me surpreender com mais nada. De qualquer forma, decidimos dar uma chance e fomos conferir a tal Railay Beach.

Pois, não é que eu estava redondamente enganada???

Railay Beach é deslumbrante!  Uma praia incrível, de uma beleza rara e avassaladora que ganhou nossos corações.

Quer saber mais? Vem que a gente te mostra isso tudo! 

Localização 

Railay fica no continente, ou seja, não é uma ilha. Trata-se de uma grande península situada entre as cidades de Krabi e Ao Nang.

Railay é banhada pelo famoso Mar de Andaman, e  é rodeada por uma espetacular cadeia de montanhas. Em função disso, o acesso só é possível pelo mar. Isso significa que você só chega lá de barco!

O pequeno trajeto até Railay é lindíssimo, repleto de pedras que brotam do mar (como a da foto acima). No entanto, a chegada consegue ser mais linda ainda, pois ao descer do barco você se depara com enormes paredões rochosos, cobertos por uma vegetação exuberante. 

A paisagem em Railay Beach é diferente de tudo que já tínhamos visto. Um lugar realmente muito especial.

As montanhas de Railay Beach.

Como chegar a Railay Beach

Tudo depende de onde você está. Mas os melhores lugares de partida são:

  • Ao Nang
  • Krabi
  • Phuket
  • Koh Phi Phi

Como nós chegamos

Nós partimos de Ao Nang, que fica à cerca de 15 Km de Krabi, onde fica o aeroporto mais próximo. Krabi, por sua vez, fica a 870 km de Bangkok.

Optamos por um Long Tail Boat (esse barquinho da foto abaixo, típico da Tailândia).

A viagem dura cerca de 20 minutos e custou 100 baht por pessoa.

Essa foi a opção mais barata que encontramos. Deste modo, precisamos esperar por mais 10 pessoas para completar o Long Tail Boat, e seguir para Railay Beach. 

Era baixa temporada e ainda assim foi muito rápido. Esperamos menos de 10 minutos.

Entretanto, você também tem a opção de contratar um Long Tail particular e combinar o horário de saída de sua preferência, pelo valor de 1000 bath aproximadamente

Long Tail Boat em Ao Nang.

Como faço para comprar as passagens?

Embora não pareça, é muito fácil comprar passagens e se deslocar pela Tailândia.

Nós usamos muito o site 12GoAsia para pesquisar preços.

Depois de saber os valores do trecho que queremos comprar, pechinchamos na rua. É a melhor estratégia! ?

Existem inúmeras agências de viagens e pontos de venda de passagens espalhados por todas as cidades, inclusive em Ao Nang e Railay. 

Essas agências ficam localizadas nas ruas mesmo. Você certamente ficará hospedado perto de alguma delas.

Ademais, os hotéis, hostels e resorts vendem não só passagens mas também os combos (barco+van, por exemplo). Nem sempre é o melhor preço, mas vale pela comodidade. Além disso os preços não apresentam grandes variações, a não ser que você pechinche mesmo!

O embarque

Um detalhe importante:  se você, assim como nós, partir de Ao Nang, vá preparado para molhar os pés, e talvez, algo mais.

Tanto o embarque, quanto o desembarque costumam ser feitos no mar mesmo. Não tem píer, então muito provavelmente você vai se molhar.

Mas, fique tranquilo, é muito divertido e os barqueiros ajudam a levar malas e mochilas, sempre com um enorme sorriso no rosto! 

Qual a melhor época para ir a Railay Beach

A melhor época para visitar Railay Beach é de novembro a março: quando os dias costumam ser mais ensolarados e sem chuvas. A temperatura média nessa época é de 27 graus.  

No entanto, nós estivemos em Railay no final de julho, e apesar de ser a época das monções, achamos ótimo. Adoramos e ficamos felizes com cada dia chuva. As tempestades são lindas, intensas e passageiras. Além disso, ótimas para amenizar o calor. 

No entanto, julho não é a melhor época para fazer os passeios de barco, pois eles podem ser cancelados de acordo com as condições climáticas. 

De qualquer modo, preferimos fugir da alta temporada e das multidões. E como Railay está ficando bem famosa, isso está ficando cada vez mais difícil. 

A vista ao chegar em Phra Nang Beach.

Onde se hospedar em

Ficamos no Diamond Cave Resort.

Foi o melhor preço que encontramos. Nosso quarto era amplo, confortável e com banheiro, mas sem ar condicionado.

Booking.com

O resort tem um jardim lindo, e ás vezes recebíamos visitas de alguns macaquinhos curiosos.

Além disso, ele fica entre montanhas, tem muito verde e o clima é tranquilo e propício para descansar.

Se você quiser ficar mais isolado, em meio às montanhas, recomendo o Railay Great View Resort. Esse resort fica a 15 minutos de caminhada da Walking Street, e cada quarto é um lindo bangalô com vista para o mar.

Se Preferir uma piscina de frente para o mar, recomendo o Sand Sea Resort em frente a Railay West.

Quanto tempo ficar em Railay Beach

Essa pergunta é sempre difícil de responder, e depende muito do seu estilo de viagem e do tempo que você possui.

Nós procuramos ficar o máximo de tempo possível nos lugares. No entanto, ficamos apenas quatro dias em Railay.

Podemos dizer que quatro dias são suficientes para conhecer tudo e fazer alguns passeios. Entretanto, eu ficaria dez dias tranquilamente. ?

Grande parte das pessoas faz um bate e volta, ou seja, passa o dia em Railay e volta no final da tarde. Mas eu acho pouco, e não recomendo.

Praias

Railay West

É onde chegam os barcos vindos de Ao Nang.

É linda, com uma grande faixa de areia e rodeada por belos morros cobertos por vegetação.

Railay West é a praia dos esportes: sempre tem muita gente de caiaque, fazendo stand up, jogando frescobol, e todos os dias rola um futebol no final da tarde.

Também é nessa praia que acontece o por do sol mais lindo. E já é um evento. Todos os dias muitas pessoas se reúnem ali, estendem cangas, fazem piquenique, levam bebidinhas para esperar o sol se por. Bem lindo de ver.

A maré vai mudando ao longo do dia, então sugiro sempre mudar os horários de ver essa praia. Porque ela é linda com a maré cheia e linda com a maré mais baixa também.

Futebolzinho no final de tarde em Railay West.
Railay west vista do mar durante a maré baixa.

Railay East

É onde os barcos ficam ancorados e não é a melhor opção para tomar banho, pois a maré baixa consideravelmente durante o dia.

Entretanto, é nessa praia que existe um lindo manguezal.

Essa formação vegetal fica sujeita ao regime das marés, ou seja, as árvores ficam coberta pela água do mar quando a maré está cheia.

Quando a maré baixa as raízes das árvores ficam expostas e aí podemos ver a vida aflorar.

Milhares de caranguejos e siris caminham de um lado para o outro, enlouquecidos: brigam uns com os outros, roubam buracos uns dos outros… E é lindo de ver a vida borbulhando por ali.

Railay East com a maré cheia.
Railay East com a maré baixa.

Ao Phra Nang

É sem dúvida a praia mais linda de Railay Beach. E também nosso xodó!

Para chegar lá você caminha até o final de Railay East e segue por uma estradinha em meio a cavernas e incríveis paredões. Provavelmente você verá muitos macacos fofos também!

O caminho é lindo. E chegando na praia você vê imensos paredões e muitas pessoas fazendo escalada.

No canto esquerdo, se você estiver de frente para o mar, fica uma caverna, a Phra Nang Cave, linda e imponente. Você pode, inclusive nadar praticamente dentro dela.

Caminhando para o lado oposto, você chega em outra caverna, mas antes disso, encontra um ótimo lugar para tomar banho e nadar.

Você pode ir nadando até a rocha que verá a sua frente (foto do Gabriel com as mãos pra cima). Lá existe uma prainha também, e é possível admirar Ao Phra Nang de outro ângulo: do mar.

Além disso, indo até o final da faixa de areia, existe um caminho um pouco escondido, que te leva para a outra caverna. Essa você pode atravessar: existem escadas para subir inclusive, e você terá um vista inacreditável para a Railay West.

❥ Se quiser atravessar essa caverna, leve uma lanterna e tenha cuidado!

Ao Phra Nang beach e Phra Nang Cave.
Essa é a pedra: você pode nadar até lá.
Nossa praia favorita.

Tonsai

É mais afastada e isolada, fica ao lado de Railay West.

Um dos acessos é pela praia mesmo: cruzando por pedras no mar, mas somente quando a maré estiver baixa.

A outra forma é através de uma trilha de 10 minutos pelo meio da floresta.

Tonsai tem uma faixa de areia e é muito tranquila. Essa praia tem um ar mais hippie, e é onde mochileiros e escaladores costumam ficar.

É muito mais barato se hospedar ali. Porém, você fica um pouco mais afastado de tudo.

Tonsai Beaach com a maré baixa.

O que fazer em Railay Beach

Muitas coisas!! 

Comer, passear, caminhar, escalar, andar de caiaque ou sup, nadar, tomar um banho de mar em cada praia, tomar sol, visitar as ilhas ao redor, mergulhar, visitar a Diamond cave, procurar por macacos, ler um livro, deitar em um cipó.

Railay é relativamente pequena e por sorte não existem carros, motos ou tuk tuks por lá.  É um silêncio, uma paz, uma delícia! E como a ilha é pequena,  você pode fazer tudo a pé.

Mas calma, se você precisar, os hotéis tem carrinhos elétricos para levar hóspedes e malas.

Nós adoramos caminhar e achamos que é sempre a melhor forma de conhecer os lugares, as pessoas, de fazer amizades, e de perceber os pequenos detalhes ao nosso redor.

Marina tentando manter o equilíbrio em um cipó.

Walking Street

A walking street, uma ruela típicas de prainhas, é cheia de lojinhas, restaurantes e barzinhos. É toda fofa e colorida. E durante a noite ela fica lindamente iluminada. Não deixe de passear por lá!

Lojinhas da walking street.
Aula de culinária Thai.

Por do sol em Railay West

Ver o sol se pôr em Railay West beach é programa obrigatório. A praia fica bem cheia (no sentido bom disso) e muitas pessoas estendem suas gangas na areia e ficam por lá esperando o espetáculo do sol. O astral é ótimo e as cores do céu sempre maravilhosas.

Cavernas

Tente descobri todas as cavernas que existem. Fale com os locais! Não vou contar sobre isso  aqui, mas saiba que elas existem e procure por elas! São super fáceis de achar e os locais adoram mostrar essas coisas. A maioria deles também adora praticar o inglês, então aproveite para fazer amizades, trocar experiências e saber um pouco mais sobre a cultura do lugar.

Diamond Cave.

Praticar Escalada

Você provavelmente já deve ter ouvido falar de Railay se for fã de escalada, pois essa praia é um dos pontos mais famosos do mundo para essa prática.  Ela é famosa por suas falésias calcárias.

Em função disso, existem incontáveis escolas de escalada por lá, com diversos cursos: desde os mais básicos até modalidades mais ousadas como o free climbing – sem equipamentos ou cordas.

Escola de escalada.
Escalador na fenda.

Vida noturna

A vida noturna não é muito signficativa em Railay. Do lado East existem alguns bares, com shows de fogos, música e lutas de Muay Thai.

O barzinho mais famoso e que fica até altas horas é o “The last bar”, com diferentes atrações ao longos dos dias. O clima é agradável e descontraído, tem mesas de sinuca, boa música, DJ e fica aberto até mais tarde.

Trash Hero – Recolhendo lixo das praias 

Pra quem gosta de se engajar, fazer a diferença ou se sentir útil de alguma forma, existe um grupo que se encontra para recolher lixo da praia, toda a segunda-feiraInfelizmente não estávamos em Railay nesse dia?. Para participar é só encontrar o pessoal no dia e horário combinados! Veja o cartaz: 

Onde comer em Railay Beach

Em Railay existem inúmeras opções, para todos os gostos e bolsos.

Adoramos nos perder pelos lugares em busca de uma comidinha ou lugar que seja a nossa cara. Por esse motivo não costumo dar muitas dicas restaurantes. 

Entretanto, quando eu acho um restaurante vegano legal eu indico, pois fico pulando de felicidade! ?

E existe um quiosque chamado Govinda na walking street, de um chileno muito simpático por sinal. Tem ótimos lanches, a comida é gostosa e tem várias opções no cardápio: como sanduíches, falafel, cachorro quente, sanduíches, além de batidas com frutas e café. Tudo vegano! ?

No mais, se perca por lá e escolha algo que lhe chamar a atenção. Os cardápios ficam sempre na frente dos restaurantes e a maioria tem foto e preço. O que é ótimo! Não comemos nada muito especial, mas o milho assado é maravilhoso! O Gabi recomenda o crepe de banana com Nutela.

Que mais eu preciso com um milho desses?
Gabi cansado e feliz com o crepe de banana.

Imperdíveis

  • Ao Phra Nang Beach é absolutamente imperdível e é realmente uma das mais belas da Tailândia. Caminhe até o final dela e descubra uma caverna incrível.
  • O View Point, que fica no caminho para Ao Phra Nang Beach. Há placas indicando e é bem sinalizado. Entretanto é uma trilha com um certa dificuldade por ser bastante íngreme, pedras e lama. Muitas pessoas se assustam e nem tentam subir. Meu conselho: nem pense em não ir! Suba devagarinho, no seu ritmo, contemplando tudo ao redor. Se alguém quiser ir mais rápido dê espaço e siga no seu ritmo, mas siga, porque a vista lá de cima é de tirar o fôlego! Tem cordas que facilitam a subida também.
Assustada com a subida para o view point.
Vista do View Point

Passeios de barco

Existem inúmeros passeios oferecidos em Railay. Os mais próximos e estratégicos, na minha opinião (e que eu acho que deveriam ser feitos partindo de Railay) são:

  • Quatro ilhas
  • Hong Island

Os outros você pode tranquilamente fazer de outros locais (como Koh Phi Phi, por exemplo). 

O passeio que fizemos

Estivemos em Railay em julho, época de chuvas. Por esse motivo, apenas conseguimos fazer o passeio das Quatro ilhas.

Os valores:

  • 450 bath por pessoa, em um barco grande (chamam big boat);
  • 400 bath taxa para entrar no Parque Nacional

Nesse valor está incluído o almoço em uma das ilhas. Além de frutas e água. E ainda, equipamento para fazer snorkel. A comida é boa e tem opção vegetariana.

Considerações

Entretanto temos algumas considerações sobre o passeio. Embora você conheça lugares lindos, é daqueles programas bem turístico. E as praias estavam quase sempre lotadas quando chegamos (veja as fotos). Esse tipo de passeio não é muito a nossa praia, mas as ilhas são mesmo lindas. O dia estava chuvoso e as fotos ficaram péssimas.

Não sei se faria novamente. Talvez tentasse reunir um grupo de pessoas para dividir um barco particular e tentar sair mais cedo (saímos as 11 da manhã), para chegar nas ilhas na frente da horda de turistas, e assim, aproveitar a beleza com tranquilidade.

Não conseguimos fazer Hong Island (que na verdade era o que mais queríamos) devido as chuvas. Entretanto, sei que é um passeio lindo! E ainda voltaremos para fazê-lo.

Hordas de turistas nas ilhas visitadas.
Almoço tumultuado na praia.
Marina comendo frutinhas no barco.
Gabriel e seu snorkel.
Ficou com alguma dúvida?! Gostou desse artigo? Nos ajude a melhorar, escreva pra gente.

Assim podemos te ajudar a viajar cada vez mais e melhor!

Se você gostou desse post ou acha que ele será útil para alguém compartilha! Vamos espalhar informação pelo mundo!

Vai Viajar? Organize sua viagem com a gente.

Utilizando os nossos links para fazer as suas reservas você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a seguir viajando e criando conteúdo para você.  Isso porque ganhamos uma pequena comissão a cada compra.

🛩 Passagens aéreas

Utilize o passagenspromo para descobrir os melhores preços;

🏪 Hospedagem

No booking.com você tem acesso as melhores opções de hotel, hostel ou apartamento.

💙 Seguro

A worldnomads tem os melhores preços do mercado.  Já com a segurospromo você ganha 5%  de desconto comprando pelo nosso link.

💶 Dinheiro para o Exterior

transferwise tem as melhores taxas para envio de dinheiro.

🎡 Passeios e Ingressos

Pesquise no getyourguide os melhores passeios e atrações turísticas.

🚗 Aluguel de Carro

Na rentcars você compara as melhores opções de preços de veículos.

Comentários