Fazia muito tempo que Berlim estava na nossa lista. E apesar da alta expectativa – nutrida por anos e também pela minha irmã que mora lá – ainda assim, essa cidade nos surpreendeu! 

Berlin é uma cidade como nenhuma outra no mundo. Não sei bem como explicarei isso, no entanto, prometo tentar ao longo desse post.

Mas cuidado, você pode se apaixonar… 

A época certa para conhecer Berlim

Conhecemos Berlin no verão. Passamos todo o mês de maio por lá, e foi maravilhoso!

Os moradores dizem que é sua melhor época: é quando as pessoas estão mais felizes, mais abertas, mais sorridentes e aproveitando os dias mais longos de sol, nas ruas, e nos parques da cidade.

E de fato, a cidade estava muito festiva e vibrante quando estivemos por lá. ??

E nos apaixonamos perdidamente. Mas ainda queremos voltar a vê-la no inverno Berlim!! ❄️ ☃️

A amplidão das ruas de Berlim.

Pessoas aproveitando os dias de sol em um lago.

Cerveja boa e barata.

A cidade

Berlin é enorme. Uma cidade ampla, espaçosa, de ruas largas e arborizadas. E acima de tudo, uma cidade feita para as pessoas.

Minha irmã Bruna escolheu Berlin para ser sua casa, e nunca conseguiu me explicar bem o porquê. Agora eu entendo o que ela tentava me dizer. Talvez eu também falhe em explicar, mas se esse post servir para despertar em você a vontade de conhecer essa cidade única e tão especial, já me dou por satisfeita.

Berlim consegue ser uma cidade grande, sem ser sufocante. E isso é incrível. Você não se sente engolido por ela, como acontece na maioria das grandes metrópoles. 

Pelo contrário, em certas ruas e bairros de Berlim, mais parece que você está em cidade pequena, tranquila, silenciosa. As crianças lotam as pracinhas e andam soltas pelas ruas.

Um dia qualquer em Berlim.

A diversidade

Como em qualquer outra grande cidade do mundo, em Berlim você encontra todo o tipo de gente.

Mas especialmente lá, essa diversidade toda, convive na mais perfeita harmonia, dividindo os mesmos espaços o tempo todo.  

Além disso, tudo por lá é despretensioso. Porém, cheio de charme. E tudo acontece em uma atmosfera muito peculiar, muito própria, difícil de traduzir em palavras.

Sobretudo, em Berlin parece que as pessoas são absolutamente livres para ser o que quiserem. Vestir o que der na telha. Inventar um trabalho qualquer. Almoçar na calçada. Beber uma cerveja as duas horas da tarde sentado no meio fio, por que não?

Pois sim, nessa cidade inexplicavelmente maravilhosa, há espaço para tudo e para todos. Berlim é democrática e desconcertante. E eu adoro!

Muita mistura e estilos pelas ruas, e cartazes para todo o lado.

A simplicidade

A valorização das coisas simples da vida é gritante em Berlim: estar ao ar livre, estar com o outro, preferir conversas reais àquelas com o celular, aproveitar a luz do sol e os dias mais longos, ler um livro, se descolocar de bicicleta não importa a distância, almoçar a beira do canal, admirar o pôr do sol…essa lista é infinita.

Sem dúvida, os Berlinenses realmente sabem desfrutar da vida! ?

Por lá também é muito comum dividir casas ou apartamentos, e é normal viver assim, na coletividade.

Aliás, existem muitos prédios abandonados,  que foram ocupados nas décadas de 70, 80 e 90. Alguns foram sendo esvaziados para a modernização da cidade, mas muitos resistiram. Hoje a cidade sofre com a alta dos preços do imóveis, e esse movimento de ocupações parece estar ressurgindo.

“…Olhando para o passado, os movimentos de ocupação das décadas de 70 a 90 conseguiram salvar muitos prédios antigos da demolição e mudar a política habitacional na época.”

Clarissa Nerer

Uma das ocupações mais antigas de Berlim.

A vida ao ar livre, no klunkerkanish, um bar no estacionamento de um shoping.

A história viva e sempre presente

Umas das coisas que mais admiro é modo muito particular com que a cidade lida com os fatos do passado.

Inegavelmente,  Berlim tem uma história fascinante, complexa e pesada. E essa história é bastante recente. Ela é mais presente do que passado, e ainda está muito viva nas ruas, nos pedaços do muro, e nas lembranças do povo alemão.

A capital da Alemanha não só deixa claro os fatos e o horror vividos, como também faz todos lembrarem disso o tempo todo: para que não se repitam os mesmos erros do passado.

Nesse sentido, as ruas de Berlin exalam história e cultura. De tal forma que é impossível estar na cidade e ficar alheio a tudo isso.

Por fim, a genialidade com que eles transformam esses fatos em museus e memoriais, e o modo como eles estão inseridos na cidade, e no dia a dia das pessoas, é algo extraordinário. 

Berlim nos faz pensar o tempo todo. E obrigada por isso Berlim! ❤️

Parlamento alemão é visita obrigatória: sua história tem um peso enorme na trajetória da humanidade.

Memorial do Muro de Berlim.

East side Gallery, artistas de todo o mundo deixaram suas obras no que restou do Muro de Berlim.

A vida nas ruas de Berlim

A cidade favorece a vida ao ar livre. Berlim é verde. Suas ruas são arborizadas, e a cidade é rodeada de parques, praças, canais e infinitos lugares agradáveis para passar o tempo em meio à natureza.

Além disso, todos os bairros tem incontáveis pracinhas para crianças, munidas de mesas de ping pong, brinquedos criativos (não é aquela mesmice, e tive vontade de ser criança só para usar esses brinquedos em Berlim?, porque são muuuuito legais!)  muitas árvores e grafites nas paredes.

Só para ilustrar, Berlim tem um aeroporto transformado em parque! Tem ciclovias para todo o lado, e ruas só para bicicletas. Entenderam? Ruas exclusivas para ?! Onde não entram carros!!!

E as pessoas usam e abusam desses espaços. Os parques, praças e canais ficam tomados de pessoas todos os dias. Todo lugar é ideal para beber uma cerveja. Raro em Berlin é encontrar alguém caminhando sem uma cerveja na mão.

Sobretudo, eventos ao ar livre não faltam: feiras, shows, música, cinema na rua, arte, exposições, museus. Além de muitas atrações com entrada livre.  ❤️

Nossa rua e o barzinho sempre lotado.

Pessoas curtindo o dia em um parque.

Restaurantes fofos com mesinhas na rua.

Nunca é cedo para pedalar em Berlim.

Aproveitando os lagos nos arredores da cidade.

Indo andar de bote no canal.

Almoçando no parque.

Bebida livre em evento de música.

Canal.

Sempre nos parques e sempre de bicicleta.

Outro parque.

Feirinha de rua.

Klunkerkranich, um bar no estacionamento de um shoping.

Cinema ao ar livre.

Além do seu umbigo

Existem muitas iniciativas legais que me encantaram em Berlim. Gosto muito da forma com que eles pensam no coletivo e das idéias de compartilhar que rola por lá. Compartilhar o que for: a casa, roupas, móveis, uma mesa no bar, um sofá na rua, uma refeição ou uma bicicleta. São tantas as iniciativas nesse sentido que é uma tarefa árdua escolher algo para falar.

Mas vamos lá, alguns exemplos:

??  Latas e vidros de cerveja valem dinheiro por lá, e quando devolvidos para serem reciclados (em máquinas máquinas espalhadas pela cidade) geram dinheiro! Isso mesmo, você enfia as garrafas na máquina, e ela te dá um cupom. Você vai até a caixa do supermercado e troca por dinheiro. 

Dessa foram, pessoas com menos grana recolhem as latas e garrafas das ruas. Pensando nessas pessoas, os tomadores de cerveja, que não querem ter esse trabalho (e não precisam desse dinheiro), deixam as garrafas estrategicamente posicionadas nas ruas (geralmente perto das lixeiras), para que essas pessoas as encontrem facilmente.

Isso é maravilhoso, pois ao mesmo temo que gera renda para essas pessoas, um maior número de garrafas é reciclada, e  desta forma, temos menos lixo nas ruas e nos aterros. ? ?

??  Pessoas deixam pertences – roupas, livros, móveis, eletrônicos, sapatos, utensílios de casa – que não querem mais, na rua, dentro de caixas de papelão com bilhetinhos fofos, do tipo: “sirva-se”, “para aquecer”, “seja feliz”, “pegue o que precisar”.

Ao invés de simplesmente jogar no lixo ou acumular em casa, rola essa preocupação de colocar na rua e ver se alguém precisa daquilo que você já não precisa mais. ?

É genial. é simples. é lindo. E esse são só alguns exemplos. De fato, Berlin é toda assim, basta andar nas ruas e ver.

Hortas ou jardins comunitários

Simplesmente moraria em uma.

Essas hortas comunitárias nada mais são do que espaços ao ar livre, abertos para qualquer pessoa que queira plantar, cuidar, ou apenas passar um tempo em meio a natureza.

Nossa preferida fica no Tempelhof que é um antigo aeroporto transformado em parque.

Adorávamos pegar as bikes e ir até lá tomar uma cervejinha, esperar pelo pôr do sol ou simplesmente olhar o vai e vem de pessoas aproveitando a vida por lá.

Jardim comunitário que fica dentro do Tempelhfof.

Gabi encantado com o jardim comunitário.

Princezinegarten, uma horta urbana maravilhosa.

Gabi no jardim curtindo o dia.

Fotografando no Tempelhof.

A arte

A arte está por todos os lados dessa magnífica cidade. Ou seja, Berlin é um museu a céu aberto.

Grafites, pinturas, esculturas, e a música estão por toda a parte. Mesmo que você não queira vai dar de cara com a arte, por onde quer que você vá. 

E nem tente ficar indiferente, Berlim não te deixa.

Dicas:

?? Urban Nation maior museu dedicado a arte de rua e grafite, com entrada livre; 

?? assistir a Filarmônica de Berlim com entrada livre em determinados dias e horarios;

Fachada de um prédio.

Difícil escolher a porta mais linda.

Grafites e arte por todo o lado.

Portas de Berlim.

Uma rua qualquer.

Grafites maravilhosos espalhados pela cidade.

Música e artistas estão por toda a parte.

Bikesurf Berlim

O Bikesurf  é uma plataforma de compartilhamento de bicicletas. Pessoas que tem bicicletas e não as estão usando, podem disponibilizá-las no site.

Então, pessoas como nós, loucos por pedalar e com pouca grana no bolso, fazem um cadastro, e solicitam uma bike.

Como resultado, recebem uma mensagem maravilhosa com: a foto da sua bike, o endereço de onde ela está estacionada, e o código do cadeado!! ? Em contrapartida, você doa o que achar justo.

Ficamos um mês em Berlim e essas bikes salvaram a nossa vida! Obrigada Berlim! ❤️

Não é uma iniciativa maravilhosa? ?

Eu feliz da vida com a minha bike emprestada pelo bikesurf.

Preço justo

Acostumados com os preços de Portugal, achávamos que ia ser duro passar um mês todo em Berlin.

Pelo contrário, e para a nossa surpresa, Berlim é uma cidade barata. Os preços são justos. Nada é exorbitante. Aliás, comemos muito bem na rua por menos de 10 cada um.

Sem falar na cerveja, que além de maravilhosa é baratíssima. A cerveja inclusive é mais barata em Berlin do que em Portugal.

 ?? Uma garrafa de 600 ml custa a partir de 0,80€.  Te amamos Berlim! ❤️

Comida e cerveja por menos de 10 euros na rua..

Banheiro do Urban Nation, um museu de arte de rua, com entrada livre.

Visita ao Parlamento, com entrada livre.

Paraíso dos Veganos ?

Por fim, não posso deixar de comentar a minha felicidade ao poder entrar em qualquer restaurante e pedir um prato sem produtos de origem animal. E que esse prato seja colorido, criativo, diversificado, nutritivo e saboroso! E por menos de 10€.

Pois existem lugares onde a única opção é alface, tomate e cebola (alou Portugal!!!!). Então, morri de amores por isso também.

 ❥ Qualquer restaurante tem muitas opções vegana. Muitas! ?

Ademais, existem inúmeros mercados biológicos, lojas de produtos sem embalagens e muitas outras maravilhas sustentáveis e todas essas coisas pelas quais eu morro de amores e que fazem meu coraçãozinho quase pular pra fora do peito!

Por isso repito, 

Obrigada Berlim! ???

Sorvete vegano delícia.

Sanduba com falafel, legumes e pasta de amendoim, por 6€ cada.

Seguro viagem

Não esqueça de fazer o Seguro ViagemÉ muito importante e sempre estamos com os nossos em dia. Eu já precisei e foi ótimo, por isso recomendamos o World Nomads. E fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a seguir viajando. ? 

Aproveite e faça agora uma cotação agora mesmo!

Passamos dias maravilhosos em Berlim, a cidade nos acolheu e superou todas as nossas expectativas.

Espero que você goste desse post, e já sabe, qualquer dúvida é só escrever um comentário, ou nos mandar um email!  

Vai Viajar? Organize sua viagem com a gente.

Utilizando os nossos links para fazer as suas reservas você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a seguir viajando e criando conteúdo para você.  Isso porque ganhamos uma pequena comissão a cada compra.

🛩 Passagens aéreas

Utilize o passagenspromo para descobrir os melhores preços;

🏪 Hospedagem

No booking.com você tem acesso as melhores opções de hotel, hostel ou apartamento.

💙 Seguro

A worldnomads tem os melhores preços do mercado.  Já com a segurospromo você ganha 5%  de desconto comprando pelo nosso link.

💶 Dinheiro para o Exterior

transferwise tem as melhores taxas para envio de dinheiro.

🎡 Passeios e Ingressos

Pesquise no getyourguide os melhores passeios e atrações turísticas.

🚗 Aluguel de Carro

Na rentcars você compara as melhores opções de preços de veículos.

Comentários