Hoi An é a cidade mais fofa, charmosa e gracinha de todo o Vietnã. Ela destoa de todo o resto do país, que é caótico, louco e barulhento.

Hoi An é colorida, tranquila, silenciosa e muito, mas muito linda mesmo!

Passamos quatro dias por lá e infelizmente choveu o tempo todo (você vai perceber pelas fotos). Mas ainda assim, a cidade não perdeu nada do seu encanto e elegância.

Vem que a gente te conta mais!

Onde fica a cidade de Hoi An

Hoi An fica no bem no centro do Vietnã (mas próxima do mar) na província de Quang Nam, perto da foz do rio Thu Bon.

Também fica a cerca de  780 km de Hanoi e 850 km da cidade de Ho Chi Minh

Como chegar a Hoi An

Hoi An não tem aeroporto e nem estação de trem. A cidade mais próxima que tem essa estrutura é Da Nang, que fica a 30 km de Hoi An.

Sem problemas, pois como já falamos por aqui, a melhor forma de viajar pelo Vietnã é de ônibus mesmo. Você só vai precisar de um pouco de coragem!! ?

Interior dos ônibus no Vietnã.

Ônibus ?

Você pode ir de Night Bus ou então comprar o ticket para o Open Bus.

Partindo de Hanoi o primeiro custa em torno de 400 mil dong (cerca de 66 reais) e leva cerca de 19 horas. E você pode comprar online pelo 12GoAsia ou negociar na rua, no seu hotel ou em agências.

A segunda opção, é o Open Bus, que funciona como se  fosse um Drop on drop of, ou seja, você escolhe seu destino final e pode parar em alguns alguns destinos no meio do caminho (escolhidos no dia da compra), com as datas em aberto.

Se você optar pelo Open Bus, a única coisa que você precisa decidir na hora de comprar o ticket é em quais das cidades você vai querer parar. Isso porque os preços variam de acordo com o número de paradas e o destino final.

Mas para quem tem tempo e deseja conhecer várias cidades essa é a melhor opção! ? 

Trem ?

Na cidade de Da Nang também existe uma estação de trem.

De Hanoi para Da Nang, por exemplo, a passagem custa cerca de 690 mil dong e você pode tentar comprar os bilhetes no site oficial da Vietnam Railways. Mas saiba que as vezes dá problema na compra com cartão internacional. ?

Gostamos e usamos muito o 12GoAsia, que funciona muito melhor.

A viagem dura cerca de 16 horas.

Avião ✈️

Você pode voar para Da Nang e depois pegar um ônibus ou taxi pra Hoi An. Os melhores preços para voar na Asia você encontra no Airasia.

O maravilhoso silêncio de Hoi An

O silêncio de Hoi An foi amor a primeira vista. Não estávamos entendendo porque nos sentíamos tão bem naquela cidade, mesmo naqueles dias frios e chuvosos.

Quase enlouquecemos no Vietnã devido ao barulho infernal nas ruas de qualquer grande cidade. Os vietnamitas buzinam o tempo todo e isso é uma questão cultural. Não há o que fazer. E é enlouquecedor. E atravessar a rua é sempre um desafio!

Descansar nossos ouvidos em Hoi An foi mais do que maravilhoso. E isso acontece pois é proibido circular de moto ou de carro pela cidade antiga.

Para nossa alegria você só pode circular a pé ou de bicicleta!

Hoi An, nós te amamos ! ?

Bicicletas são comuns no centro histórico de Hoi An.

Quantos dias ficar em Hoi An

A cidade é pequena, mas tem uma infinidade de coisas para ver e curtir. Eu diria que 3 dias inteiros são suficientes para você ter uma boa idéia da cidade.

Nós ficamos 4 dias mas queríamos ter ficado mais, porque a cidade é mesmo apaixonante. Entretanto, choveram TODOS os dias em que estivemos em Hoi An.

Estivemos lá em dezembro, época das chuvas e do frio, e então decidimos partir para o sul em busca de sol e calor. Fomos parar na ilha de Phu Quoc , encontramos o sol e fomos muito felizes.

Mas tenha certeza de que não importa quanto tempo você fique em Hoi An, você sempre vai ter vontade de prolongar a sua estadia! ?

Nos divertimos mesmo com chuva. A cidade é muito fotogência, aproveite!

Melhor época 

A melhor época para viajar para Hoi An é entre janeiro a abril, quando as temperaturas estão mais agradáveis.

A estação das monções acontece durante os meses de setembro a dezembro (foi quando estivemos lá e não recomendamos mesmo!) e nessa época realmente chove muito e também faz frio.

Os meses mais quentes são junho e julho. No restante dos meses a temperatura fica entre 25° C e 30°C.

Sendo contagiados pelo clima romântico dessa cidade.

  ?? DICA: Evite ir para o Vietnã no Tet, o Ano Novo Lunar, pois o país para por uma semana, fica lotado de chineses e é difícil achar hotéis.

A data exata varia a cada ano, mas tende a coincidir com o fim de janeiro ou início de fevereiro. Muitas lojas, museus, bancos, restaurantes ficam fechadas e alguns ônibus não circulam. ?

Onde ficar em Hoi An

Como a cidade é pequena, qualquer lugar que você fique é bom. A grande maioria das pessoas opta por ficar perto do centro histórico, pela praticidade. Entretanto, saiba que você tem outras opções, e falarei delas a seguir.

Nós ficamos no DK’s Hotel e foi muito bom e super barato, no centro histórico com café da manhã incluído e uma cerveja artesanal free no final da tarde! ?

A maioria dos hotéis disponibilizam bicicletas para alugar, e alguns oferecem de grátis mesmo! E qualquer lugar é ótimo para se hospedar se você tiver uma bicicleta! 

?? Você tem três opções de localizações para se hospedar na cidade. São elas:

1 – Em meio aos campos de arroz – entre o centro e a praia

A zona de Cam Chau é a minha preferida porque é puro sossego. Além disso, ela fica estrategicamente posicionada no meio do caminho entre o centro de Hoi An e a praia. E como eu já disse, de bicicleta ou moto, rapidinho você chega a qualquer lugar.

Os campos de arroz são lindos cenários, nos hospedamos próximos deles em Nin Binh, em uma linda homestay e foi super relaxante. E adoramos a experiência! ?

Mas saiba Cam Chau é um bairro muito local e as opções de alojamento são mais do tipo homestay, que a gente ama e considera uma alternativa muito mais interessante do que hotel.

Recomendamos a Rice Field Homestay, que é maravilhosa, confortável e o pessoal é muito amável.

2 – No centro, na muvuca e a dois passos da Old Town

É onde a maioria dos turistas ficam pelas facilidades e proximidade com atrações, comércio, lugares para comer, e  claro, as feirinhas de rua.

Existem inúmeras opções de hospedagem e o meu conselho é pesquisar no Booking um lugar que seja a sua cara com boas notas e boas avaliações, porque são milhares de opções para todos os gostos e bolsos. ? 

3 – Na praia, para aproveitar o sol e o mar

Esse bairro é chamado de Cam An, e é a zona das praias.

Se hospedar aqui é ideal para os amantes de sol e mar.  As praias aqui não são espetaculares como as da Tailândia ou Camboja, mas o clima é muito agradável.

Aqui também existem inúmeros hotéis mas a gente sugere que você entre no clima e fique em uma homestay, que além de mais baratas, são mais autênticas e você ainda tem contato com os locais!

Nós sugerimos An Bang Garden Homestay e a Hoi An Blue Sea Side Homestay, mas fique sabendo que as opções são inúmeras.

Booking.com

Lojinhas lindas em casarões mais lindos ainda por toda Hoi An. 

O que fazer em Hoi An

Ande pela cidade

Em qualquer cidade essa é sempre a minha atividade favorita: andar e me perder pelos cantinhos dela, descobrir cada pedacinho!

Em Hoi An não podia ser diferente. E a cidade te convida a isso, já que no centrinho não são permitidos carros ou motos. ??

Ande tranquilamente, observe tudo, desfrute das cores dessa adorável cidade e de suas lindas casas bem preservadas. Escolha seus cantinhos e cafés preferidos. Entre nas casas históricas, museus e galerias de arte! 

Apenas siga na direção que seu coração e seus olhos mandarem. ?

Hoi An e suas ruas livres de carros e motos e com muitos atrativos.

Aproveite a noite

A noite as ruas de Hoi An ganham um colorido especial e são iluminadas por centenas de lanternas de papel de seda de diversas cores e formatos.

Se você achava que ela não podia ficar mais charmosa, vai se surpreender durante a noite!

Mas a cidade dorme cedo! E as lanternas da rua se apagam às 21h30

Então, por volta das  22h30, a maioria das lojas, bares e restaurantes estarão fechados. Não deixe o jantar para muito tarde, pois corre o risco de você ficar sem comida! 

Hoi An consegue ficar ainda mais linda a noite, aproveite para caminhar muito.

Observe a arquitetura

Hoi An é um exemplo maravilhoso e bem preservado de um porto comercial do Sudeste Asiático entre os séculos XV a XIX.

É possível observar a posição estratégica dos estabelecimentos comerciais, com os fundos virados para o rio (de onde vinham os produtos) e a frente para a rua principal . 

Passeios de barco e os lindos prédios amarelos ao fundo.

Além disso, a mistura de culturas que transitavam por ali na época – chineses, japoneses, indígenas e europeus, dão um toque à cidade e é possível ir percebendo essas influências nas casas, nas pontes e nos templos.

Prédios históricos no centro de Hoi An.
Lojinhas fofas nos prédios históricos.
O resultado de tudo isso é essa magnífica cidade, que em 1999 foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Casas de chás estão por toda parte.

Comer e andar pelo Mercado Central

Outro dos meus programas favoritos: visitar os mercados locais ou centrais. E o de Hoi An foi uma belíssima surpresa!

Além de lindinho, esse lugar é repleto de aromas, cores, sabores e gente de tudo quanto é tipo. 

A variedade de especiarias, frutas, verduras e ítens exóticos já é um convite para conhecer esse lugar. Ele fica pertinho do porto, então você também encontrará peixe fresco por ali (a parte que eu não gosto?). 

Muitas frutas e verduras.

No mercado central também existem diversas opções de restaurantes, abertos o dia todo. Foi ali que provamos um prato típico delicioso em sua versão vegetariana: o Cao Lao. Tem comida vegetariana sim!! ?

A simpatia das vendedoras.

O interior do mercado central.

Nos arredores também existem inúmeras banquinhas vendendo uma infinidade de comidas. Provamos várias, e sempre podemos comer mais um milho!

As  loca?  do?  milho! 

Praia

Estivemos em Hoi An na baixa temporada: pegamos muita chuva e um mar revolto. Decididamente a praia não era uma boa pedida.

Mas na alta temporada elas ficam bem mais bonitas. A água é cristalina e o clima é muito agradável, com várias cadeiras e guarda sóis de praia espalhados pela areia, além de bares e  restaurantes.

E foi aqui que vimos pela primeira vez os barquinhos redondos, chamados de Thung Chai. Eles mais parecem cestinhas dentro do mar, uma gracinha.

Então, aqui a conclusão é a seguinte: seja na baixa ou na alta temporada, não deixe de conhecer as praias de Hoi An. Com uma bicicleta você chega rapidinho a qualquer lugar na cidade, e pedalar por ela é pra lá de agradável. ?

Thung Chai, os barcos típicos dos pescadores.

Passear de bicicleta

Outra das minha atividades favoritas! Não deixe de pedalar em Hoi An. 

Os arredores são encantadores e você terá uma surpresa atrás da outra. Entre o centro histórico e a praia ficam os campos de arroz e é uma região de tranquilidade e muita beleza. Você vai se sentir dentro de uma tela de cinema, eu garanto!

Explore os arredores do jeito que você quiser e seja muito feliz!

Roupas e sapatos feitos sob medida

Hoi An é conhecida pela alfaiataria de qualidade e bom gosto. Existem uma infinidade de roupas feitas ali mesmo, artesanais, de alfaiataria, com lindas estampas e modelos.

Eles também fazem sapatos, bolsas, mochilas e pochetes sob encomenda.

Como você já devem saber eu viajo apenas com uma mochila, e se comprar algo, preciso me desfazer de algo também. ?

Mas confesso que em Hoi An fiquei com vontade de jogar todas as minhas roupas fora, e comprar tudo novo! As roupas são lindas e super baratas.

Ponte Japonesa

Esse é provavelmente  o ponto mais disputado da cidade. Sempre lotada, é praticamente impossível conseguir uma foto legal desse lugar.

A Ponte Japonesa foi construída na década de 1590 pela comunidade japonesa que vivia em Hoi An, e que queria se conectar ao bairro chinês, que ficava do outro lado do rio. Construída em madeira e pedra, ela foi restaurada inúmeras vezes, e perdeu alguns traços de sua aparência original, de arquitetura japonesa.

Ela também foi construída com um teto para que pudesse ser usada de abrigo contra sol e chuva, uma fofura!

Dentro da ponte encontra-se um templo que também é bastante disputado. Não tivemos paciência para entrar, de tão lotado que estava.  

A famosa ponte japonesa.

O que comer

Nossa! A comida no Vietnã de modo geral é um universo infinito.

Muitas coisas diferentes, exóticas, indecifráveis e maravilhosas.

E é claro que as opções vegetarianas não são tantas, mas ainda assim conseguimos comer muita coisas interessante. Prove tudo que puder!!  

Cao Lao

Nossa comida favorita em Hoi An foi Cao Lao vegetariano que provamos no mercado! Trata-se de um caldo servido com noodle de arroz (um noodle bem diferente aliás), fatias finas de tofu (o original é com porquinho?), ervas frescas, brotos de feijão e legumes. 

Cao Lao Vegetariano.

Banh Mi

E não podemos esquecer do Banh Mi,  o tradicional sanduíche vietnamita, que nada mais é do que uma espécie de baguette recheada com coisas diversas. Nós provamos o de tofu com vegetais e amamos!

Depois de três meses na Tailândia sem pão (não existe pão decente na Tailândia) estávamos no céu com esse Banh Mi. ?

E o mais legal é que cada cidade, cada restaurante e cada banquinha de rua tem a sua própria versão de Bahn Mi, ou seja, os recheios variam muito. Existe até com avocado! ?

Você encontra Banh mi a partir de 10.000 dong ou 1,60 reais.

Café

café no Vietnã é algo maravilhoso e existem milhares de cafeterias por todo o lugar. Eles amam tomar café e fazem isso muitas vezes ao dia. 

Nós também adoramos e provamos todos os tipos possíveis. Mas o nosso favorito ainda é o coconut coffe ou café com leite de cocoquente ou gelado é sempre delicioso. E na maioria das vezes é vegano, com leite de coco ou ainda creme de coco, que mais parece um sorvete. ? ☕️

Como faz muito calor os cafés gelados são famosos e deliciosos também. Então, não deixe de provar muitos cafés e escolher o seu favorito! O café preto custa 20.000 dong (3,30 reais) e o coconut coffee 40.000 dong (6.60 reais). 

Leti faceira com seu Banh Mí.

Cafezinho fofo.

Cerveja

 Ai ai… a cerveja do Vietnã deixou saudade.

As cervejas tem o nome das cidades e elas são super baratas, leves e refrescantes. Uma lata custa cerca de 15 mil dong ou aproximadamente 2 reais

Além das latas e garrafas, milhares de estabelecimentos servem a chamada Bia Hoi, uma cerveja artesanal e fresca vendida nas calçadas e diretamente do barril

Se você passar por um bar na rua lotado de mesinhas na calçada pode ter certeza que ali vende Bia Hoi. Extremamente barata e as vezes até grátis, dependendo de onde você esteja.

O caneco de Bia Hoi custa 10 mil Dong ou 1,60 reais e geralmente é dose dupla, ou seja, você paga 0,80 de real por uma caneca de cerveja artesanal. ?

As pessoas

Converse e se aproxime das pessoas. Os vietnamitas são muito queridos e adoram conversar, mesmo que falem pouco inglês.

A grande maioria das pessoas é uma graça e vale a pena interagir e trocar alguns sorrisos. Além disso, eles adoram oferecer o que estão bebendo, comendo ou convidar você para entrar em casa e tomar um chá. Eles são um barato! 

Abra-se para o outro e ganhe muito mais em troca!

Moradora simpática vendendo lanternas para colocar no rio.

Cham Island

Cu Lao Cham ou Cham Island, é uma ilha que fica a cerca de 20km de Hoi An.

Essa é uma das ilhas menos exploradas do Vietnã, e só por isso fiquei com vontade de conhecer. 

Entretanto, só é possível chegar até lá na época seca, que vai de março a setembro. Na época das chuvas o mar fica muito agitado e perigoso, por isso não fomos. Mas ainda quero voltar para conhecer esse lugar!

Você chega a Cu Lao Cham pelo porto de Cua Dai. Existem passeios de um dia, fazendo um bate e volta. Mas você também pode dormir por lá, pois existem algumas dezenas de homestay fofas e com ótimos preços.

Santuário de My Son

A cerca de 40 km da cidade antiga de Hoi An ficam as ruínas de My Son, que são um conjunto de templos hindus abandonados, desde 1999 classificadas como Património Mundial da UNESCO

A melhor forma de chegar até lá é de moto e leva cerca de 1 hora.

Nós simplesmente adoramos andar de moto pelo Vietnã, então qualquer passeio é motivo de alegria! Gostamos mais de curtir o caminho do que a atração em si.

E de moto você fica livre para fazer o seu horário! Vá no final da tarde, quando os turistas e tour já foram embora e você terá o lugar inteirinho seu!

Nós não fizemos esse passeio por causa do tempo, mas muitos amigos nos falaram que gostaram muito. Outro motivo para voltar!

Ame essa cidade e quem estiver com você

Aproveite cada segundo da sua vida ao lado de quem você ama, seja em Hai An ou na sua própria casa, na sua própria cidade, na sua rotina.

Só o amor salva e eu gostaria de lembrar você disso.

Se ame, ame ao próximo, ame quem está perto e também quem está longe de você. Mas nunca deixe de amar!

Eu, ele e o amor.

Vai Viajar? Organize sua viagem com a gente.

Utilizando os nossos links para fazer as suas reservas você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a seguir viajando e criando conteúdo para você.  Isso porque ganhamos uma pequena comissão a cada compra.

🛩 Passagens aéreas

Utilize o passagenspromo para descobrir os melhores preços;

🏪 Hospedagem

No booking.com você tem acesso as melhores opções de hotel, hostel ou apartamento.

💙 Seguro

A worldnomads tem os melhores preços do mercado.  Já com a segurospromo você ganha 5%  de desconto comprando pelo nosso link.

💶 Dinheiro para o Exterior

transferwise tem as melhores taxas para envio de dinheiro.

🎡 Passeios e Ingressos

Pesquise no getyourguide os melhores passeios e atrações turísticas.

🚗 Aluguel de Carro

Na rentcars você compara as melhores opções de preços de veículos.

Comentários