Essa foi nossa sétima experiência de trabalho voluntário, e a segunda na Tailândia. Encontramos esse espaço pelo workaway, e a estadia foi no mínimo interessante.

Estávamos em busca de um lugar para ficar por algum tempo e trabalhar, já que estávamos criando este blog na altura.

Encontramos o Stash, um hostel e coworking, parecia ser o lugar ideal. O Stash fica em Phuket, uma ilha gigantesca e polêmica da Tailândia. 

Resumo da ópera: um workaway esquisito e uma ilha controversa… Vem que te contamos os porquês.

Breve descrição

O Stash era pra ser um hostel junto com espaços de coworking, ou seja, mesas e cadeiras confortáveis e uma internet rápida. Encontramos tudo isso, entretanto o lugar parecia um pouco abandonado há algum tempo.

O dono do espaço, um Russo chamado Vasilys, nos disse que estava viajando há seis meses e que durante esse período, apenas voluntários estariam tomando conta do lugar. Mas que ele voltaria da sua viagem uns dias antes de chegarmos, e estaria lá para nos receber. E assim foi!

O percurso

Phuket é uma ilha gigantesca que fica no sul da Tailândia, pertinho de Krabi. Nós estávamos em Railay Beach e fomos de barco e mini van.

Compramos as passagens em uma agência na rua, mas antes pesquisamos o preço no 12GoAsia, para poder pechinchar com propriedade.

??  Pagamos 400 bath por pessoa.

A viagem levou cerca de 3 horas. Depois do barco, embarcamos em uma mini-van que nos deixou na frente do Stash, nosso hostel coworking.

Viagem de barco de Railay a Phuket..

Localização

Phuket é uma ilha e fica a 845 km da capital Bangkok. Existe um aeroporto, o que facilita muito a vida dos viajantes.

Para voos baratos a melhor escolha é Air Asia, uma low cost com ótimos preços.

É muito fácil se deslocar pela Tailândia, você só precisa saber qual o seu destino e qual o meio de transporte deseja, pois existem inúmeras possibilidades. A logística parece doida, mas sempre chegamos ao nosso destino com tranquilidade.

Primeiras impressões

As primeiras impressões foram ótimas. Nosso anfitrião, Vasilys é um Russo, que decidiu abrir esse negócio na Tailândia. Nos recebeu super bem e já nos encaminhou para um restaurante local bom e barato que ficava pertinho, pois chegamos famintos.

Estrutura e acomodações

O Stash é uma casa, na verdade são duas casinhas em um condomínio, uma do lado da outra.

Nosso quarto tinha uma cama de casal, uma mesinha e um móvel para guardar roupas. Tinha uma janela que dava para o quintal e era ok.

Entretanto, estava muito sujo e tivemos que faxinar tudo antes de conseguir dormir lá. Os lençóis pelo menos estavam limpinhos. Mas havia uma camada de pó inacreditável debaixo da cama. 

Nosso quarto.

Parte preferida da casa: a cozinha.

Vasilys estava fora havia seis meses, e o espaço apenas era mantido pelos voluntários. Ou seja, estava uma zona quando chegamos.

Existiam espaços comuns, para trabalho e lazer, banheiros, os quartos e uma cozinha coletiva. A cozinha também estava em um estado caótico e passamos uma semana faxinando para deixar tudo em condições de uso. A cozinha era ótima e super equipada. E depois da faxina se tornou nosso paraíso!

Eu adoro uma faxina e organização, então até curti a função. Estava com saudades de ter uma casa para arrumar. ? 

Área externa da casa.

Nosso local de trabalho.

Salinha.

Outro ambiente de trabalho.

Cozinha com Gabriel.

Faça, a menos que seja tempo de praia! 

Rotina e horário de trabalho

Não tínhamos nem rotina nem cobranças. Vasilys só nos pediu para deixar a casa em ordem. Como gostamos de acordar cedo resolvemos que faríamos todas as tarefas ao acordar, para ter o resto do dia livre.

Levávamos menos de duas horas para fazer as tarefas domésticas. O resto do dia era livre.

Além de nós, havia um francês, Kilian, que nos ajudava nas tarefas. Kilian foi quem nos apresentou para o Taka, nosso futuro anfitrião maravilhoso em Chiang Mai.

Tínhamos tempo de sobra para interagir com o cágado.

E tempo para dar amor para o Choo, nosso mascote oficial.

Trabalho

O trabalho era manter a casa limpa. Para isso, tínhamos as seguintes tarefas:

  • Varrer o chão;
  • Passar um pano;
  • Tirar o pó dos móveis;
  • Limpar os banheiros.

Nós na faxina.

Malabares durante a faxina.

Faxina.

Mais faxina.

Alimentação

Mais uma vez, como é comum no sudoeste asiático, aqui as refeições não estavam incluídas no pacote. Apenas a hospedagem. O que foi muito justo porque trabalhávamos menos de duas horas por dia.

Além do mais, a cozinha era maravilhosa, ampla e abusamos dela. E no fim das contas foi ótimo estar livres para fazer nossa própria comida. 

Havia uma feirinha local bem perto do Stash, então comprávamos muitas frutas, verduras e legumes sempre frescos e baratíssimos. 

Vez ou outra íamos comer em algum restaurante da vizinhança. Entretanto, aproveitamos o tempo aqui para matar a saudade de cozinhar e de comer nossa própria comida, além de testar alguns ingredientes novos e locais. Foi uma delícia. ?

Nos especializamos em bowls coloridos.

Green curry, nosso favorito.

Matando a saudade do feijão.

Um caso de amor chamado Pitaya.

Bowl coloridaço.

Muitas delicias em um único prato.

Café da manhã na cama: melancia.

Aprendizados

Acho que esse lugar foi o mais estranho nesse sentido. Não interagimos muito com o nosso anfitrião, pois estávamos trabalhando muito no blog essa época.

Foi no Stash que demos uma cara para o Blog e por isso temos um carinho especial por esse lugar, que nos possibilitou todo o tempo livre necessário para mergulhar no trabalho. Além disso, a boa internet foi fundamental, junto com as mesas e o imprescindível ar condicionado!!!

O maior aprendizado foi esse que você lê agora: aprendemos a fazer este blog!! ?

Também aprendemos novamente a confiar mais nas pessoas. No Stash circulavam muitas pessoas, todos os dias chegavam novos hóspedes ou couchsurfers. Vasilys recebe muitas pessoas e tem um grande coração. É generoso e prestativo.

Além disso, as portas das duas casas ficavam sempre abertas, dia e noite, com computadores, celulares e tudo que você pode imaginar, em cima das mesas de trabalho, e nada acontecia. Maravilhoso!

Também tivemos momentos de pura felicidade com os bichinhos que moravam ali: Choo, um chihuahua muito fofo, que dormia conosco, e um gato preto e dengoso que não tinha nome.

Choo, um chihuahua muito querido.

Um gato preto sem nome muito fofo.

Vai Viajar? Organize sua viagem com a gente.

Utilizando os nossos links para fazer as suas reservas você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a seguir viajando e criando conteúdo para você.  Isso porque ganhamos uma pequena comissão a cada compra.

🛩 Passagens aéreas

Utilize o passagenspromo para descobrir os melhores preços;

🏪 Hospedagem

No booking.com você tem acesso as melhores opções de hotel, hostel ou apartamento.

💙 Seguro

A worldnomads tem os melhores preços do mercado.  Já com a segurospromo você ganha 5%  de desconto comprando pelo nosso link.

💶 Dinheiro para o Exterior

transferwise tem as melhores taxas para envio de dinheiro.

🎡 Passeios e Ingressos

Pesquise no getyourguide os melhores passeios e atrações turísticas.

🚗 Aluguel de Carro

Na rentcars você compara as melhores opções de preços de veículos.

Comentários