Uma das experiências mais incríveis, fora de fazendas, foi essa em Chiang Mai no norte da Tailândia.

Durante três semanas trabalhamos como voluntários em dois hostels maravilhosos em Chiang Mai, a cidade dos Nômades digitais.

Nos apaixonamos pela simplicidade e simpatia do nosso host e ele fez dessa experiência algo inesquecível. 

Breve descrição

Quem nos indicou esse workaway foi um Francês muito querido ( Kilian, Hi!! And thank you!) que encontramos em outro work exchange que fizemos em Phuket.

Outra coisa maravilhosa dessa vida de work exchange,  é que, além de toda a experiência adquirida, uma rede de amigos maravilhosos vai se formando ao longo do tempo. Conhecemos as melhores pessoas!

Kilian entrou em contato com Taka, que nos ligou na mesma hora. Sem perguntar absolutamente nada a nosso respeito, nos disse que seríamos bem vindos a qualquer momento. A essa altura já estávamos amando o tal do Taka.

O Taka, além de empreendedor, é arquiteto. Ele é sócio desses dois lugares maravilhosos onde fomos voluntários:

Acho que por ele ser arquiteto, capricha muito em todos os detalhes. Tanto o Oxo quanto o Traces eram casas antigas e históricas, que foram cuidadosamente restauradas e remodeladas para virarem guest houses. Além de lindos, são charmosos, confortáveis e aconchegantes. 

O staff é maravilhoso e nos sentimos em casa, por isso faço questão de recomendar por aqui: se você estiver em Chiang Mai procure esses lugares! ????

Trace Hotelistro:

Nosso quarto com varanda no Trace.

Escada que leva aos quartos do Trace.

Oxotel:

Modernidade do Oxotel, espaços abertos e muito conforto.

Oxotel e seus incríveis cantinhos.

Localização de Chiang Mai

Chiang Mai fica no norte da Tailândia, a cerca de 660 km da capital Bangkok. 

O percurso até Chiang Mai

Estávamos em Ayutthaia e fomos para Chiang Mai de ônibus. Compramos a passagem nos nosso hostel e eles mesmo nos levaram até a “rodoviária”.

O ônibus atrasou. O que é normal na Tailândia, mas chegou na hora programada, as 6 da manhã.

O ônibus faz uma parada para jantar que está incluída no preço da passagem. Apesar de ninguém falar inglês, conseguimos até pedir um prato vegetariano. Não era muito bom mas matou a fome.

 ?? Importante:  não se assuste se na Tailândia, o seu ônibus  parar no meio da estrada, sem nenhum motivo aparente. e mandarem você descer, apenas gritando: “change bus, change bus”. Nem tente perguntar porque, apenas desça, pegue sua mala e suba no outro ônibus que já estará estacionado na estrada. Isso acontece geralmente mais de uma vez, e durante esse trajeto Ayutthaya – Chiang Mai trocamos de ônibus três vezes na primeira hora e meia!!! Não entendemos esse sistema até hoje, mas nos acostumamos. É assim mesmo e funciona, acredite.

Chegamos na estação rodoviária e ainda pegamos um Grab até o hostel. 

  • O grab custou 70 Baht;
  • O ônibus custou 300 Baht.

Entretanto é muito fácil chegar em Chiang Mai, de avião ou mesmo de trem. Você pode conferir horários e passagens nesses sites:

Rodoviária de Ayutthaya.

Rumo a Chiang Mai.

Primeiras impressões

As impressões foram maravilhosas desde o primeiro até o último dia, tanto no Trace Hotelistro quanto no Oxotel. 

O Taka, nosso anfitrião, é mesmo uma uma criatura muito especial. Ele é sensacional! Um cara sensível, acessível, simples, querido, despretencioso, sempre sorridente e sempre disposto a ajudar. Embora muito atarefado. Por isso, tivemos menos contato com ele do que gostaríamos. 

Ademais, Taka  já foi mochileiro um dia, e a única preocupação dele a nosso respeito era nos deixar confortáveis, e nos mostrar um pouco da cidade e arredores.

Os dois hostels são super aconchegantes, limpos, lindos, cheirosos, e muito bem localizados. Além disso, o staff é espetacular. E parecia mesmo que estávamos em família, morando na nossa própria casa.?

Acima de tudo, as camas eram extremamente confortáveis, brancas, limpas, bons lençóis, ai ai… Eu poderia ficar para sempre! 

Estrutura ou acomodações

Ficamos duas noites no Trace Hotelistro, em um quarto só pra gente, com cama de casal, ar condicionado, varanda, e todo o conforto possível. 

Nosso quarto no Trace.

Detallhes fofos do quarto.

Bar e café no Trace.

O resto do tempo ficamos no Oxotel Chiang Mai, onde dividimos o quarto com um inglês muito querido, o Brett (que virou nosso super amigo, nos encontramos no Vietnã depois). Mais tarde chegou a sua namorada Grace, igualmente fofa, que estava fazendo um retiro de Yoga. (Hi Guys!!!)

Ficamos 20 dias, dividindo esse quarto, com beliches, que foi simplesmente a melhor cama de hostel em que já dormimos na vida. O quarto era confortável, com armários, lockers, cabideiros e gavetas. Tudo muito bom, moderno, novinho e aconchegante.

O Oxotel é um hostel super moderno, todo aberto, com muitos espaços ótimos para passar o dia, seja para relaxar, trabalhar, fazer yoga, meditar ou ler um livro. É  mesmo maravilhoso e recomendamos muito.

Área externa e do café da manhã do Oxotel.

Café interno do Oxotel.

Uma parte da fachada do Oxotel.

Área aberta do café da manhã do Oxotel.

Decorações do Oxotel.

Rotina e horário de trabalho

Não tinha.

Um dia por semana tínhamos que ir para o Trace, o outro hostel que ficava a 2 km do Oxotel, para ajudar na limpeza. Tínhamos acesso as bicicletas do Oxo e era assim que íamos até lá.

A limpeza durava cerca de duas horas, com intervalos para conversas com a brasileira que trabalhava na recepção naquela época. ?

No Oxotel o trabalho consistia em fazer um vídeo sobre experiências na Tailândia que, posteriormente, seriam oferecidas para os hóspedes, e que estariam no site do hostel, que estava em construção. Ou seja, apenas nos divertimos filmando algumas coisinhas pela rua. 

Booking.com

Trabalho

  • Faxinar uma vez por semana no Trace Hotelistro, que era minúsculo;
  • Ajudar a criar experiências no Airbnb : ajudamos com vídeos e fotos, enquanto os outros voluntários desenvolviam o site.

Fotografando Bowls para o Trace Hotelistro.

Yoga no parque para os hóspedes do Oxotel.

Noites de cinema no Trace Hotelistro.

Alguns dos bows deliciosos servidos no Trace. 

Taka, o anfitrião

Não é comum, mas tivemos que escrever um parágrafo para ele. O Taka foi nosso “chefe” durante essas três semanas em Chiang Mai, e realmente é a pessoas mais gente boa que já conhecemos.

Ele estava bastante ocupado na época e não tivemos muito contato, mas ainda assim já deu pra perceber a pessoa maravilhosa que ele é. Outros voluntários nos contaram que ele sempre leva todos para conhecer a cidade e os arredores e é sempre muito legal e generoso. Não tivemos essa sorte, mas ele nos levou para almoçar num dos restaurantes que possui na cidade. E apesar do restaurante não ser vegetariano, Taka pediu muitos pratos vegetarianos especiais para a gente. Nesse dia conversamos um pouco e sentimos tudo que as outras pessoas falam dele: é mesmo uma pessoa extraordinária.

Ele é empreendedor e está sempre inventando mais um negócio, vive em uma correria louca, mas ainda assim achou um tempinho para a gente.  

Esse Taka é mesmo sensacional.

Os queridos: Grace, Taka, Brett e nós. ❤️

Alimentação

No sudoeste asiático geralmente a comida não está incluída. Já falamos sobre isso nesse post. Ainda assim, nos era oferecido o café da manhã no Oxotel.  Que aliás era maravilhoso, e tinha até pasta de amendoim! ?

Entretanto, as demais refeições eram por nossa conta. E por isso, descobrimos muitos restaurantes bons, baratos e veganos pela cidade e isso também merece um post!

Café da manhã do Oxotel.

Pão, banana e pasta de amendoim no Oxotel.

Mango sticky rice feito pela mãe do Taka.

Bowls maravilhosos e veganos.

Bowl vegano delícia.

Aprendizados

Aprendemos muito com Taka. Uma pessoa generosa, do bem, despretensiosa, atenciosa, de um coração enorme, sempre disposto a ajudar. Ele aceita voluntários para fazer um favor aos próprios voluntários, e não para se beneficiar do trabalho deles. Para ele o que mais importa são as relações, e além disso, permitir que viajantes tenham um lugar lindo e familiar para passar alguns dias mais relaxados. 

O trabalho para ele parecia não ter a menor importância. E parece que justamente por isso as pessoas se comprometem e trabalham mais e mais felizes.

Eu aprendi um pouco de inglês, já que dividimos o quarto durante essas três semanas com um casal de ingleses muito fofos! Eles eram veganos também, praticantes de yoga, meditação, vida simples e largaram seus empregos para viajar. Eram 10 anos mais jovens do que a gente, e foram uma inspiração.

Super fofos e engajados em várias causas, nos ensinaram muito sobre simplicidade e amor, sobre defender e lutar por ideias e sobre ainda ter fé no mundo. E acreditar!

Em um tuk tuk tentando chegar em algum lugar.

Vai Viajar? Organize sua viagem com a gente.

Utilizando os nossos links para fazer as suas reservas você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a seguir viajando e criando conteúdo para você.  Isso porque ganhamos uma pequena comissão a cada compra.

🛩 Passagens aéreas

Utilize o passagenspromo para descobrir os melhores preços;

🏪 Hospedagem

No booking.com você tem acesso as melhores opções de hotel, hostel ou apartamento.

💙 Seguro

A worldnomads tem os melhores preços do mercado.  Já com a segurospromo você ganha 5%  de desconto comprando pelo nosso link.

💶 Dinheiro para o Exterior

transferwise tem as melhores taxas para envio de dinheiro.

🎡 Passeios e Ingressos

Pesquise no getyourguide os melhores passeios e atrações turísticas.

🚗 Aluguel de Carro

Na rentcars você compara as melhores opções de preços de veículos.

Comentários