Uma das perguntas que mais me fazem é sobre hábitos e rotina. Como manter uma rotina saudável viajando? Como manter bons hábitos na estrada?
Na verdade, mesmo viajando, procuro manter os mesmos hábitos de quando estava em casa. Então nesse artigo quero te mostrar como é simples manter uma rotina saudável estando você em casa ou na estrada, como eu.
É mais fácil do que você imagina, e tenho certeza que você vai querer praticá-las também!
1 – Alimentação saudável
Para mim uma alimentação saudável vem antes de tudo. Os alimentos são nossas farmácias e nossa fonte de nutrientes. Acredito muito no poder dos alimentos. E que somos aquilo que comemos.
Faz tempo que tenho uma alimentação saudável e equilibrada. Sou vegetariana e muito raramente consumo produtos de origem animal, e por isso, procuro balancear muito bem as minhas refeições. E viver viajando não é desculpa para não seguir sendo assim. Apenas preciso me programar, às vezes.
Adoro frutas, legumes, grãos, verduras e sementes. Procuro me alimentar da forma mais natural possível e consumir produtos locais e da estação. E orgânicos sempre que posso. Tenho essa tendência natural de escolher alimentos naturais e ricos em nutrientes.
Por onde você pode começar:
Primeiramente, comece por ter consciência na hora de escolher o que vai comer. Pense em nutrir o seu corpo, e escolha os alimentos pensando nos benefícios que eles trazem para sua saúde.
Depois, você pode começar por colorir e diversificar o seu prato. Que tal participar da feira orgânica mais próxima da sua casa?!
Converse com os produtores, faça amizades e conheça novas hortaliças e novas formas de utilizar as que você já conhece! Aprenda a utilizar os alimentos frescos e da estação, que geralmente são mais baratos.
E finalmente, diminua a carne se possível. Já está mais do que comprovado que o consumo exagerado de produtos de origem animal não faz bem à nossa saúde, e tampouco ao meio ambiente.
Se quiser se aprofundar no tema, assista:
- Cowspiracy
- Food Matters
- Forks over Knifes
- What the Health
- Food Chains
Flexibilidade e adaptação
No entanto, na estrada nem sempre é possível manter as coisas tão perfeitas quanto eu gostaria. E tá tudo bem. Não sou radical a ponto de passar fome, e se precisar eu abro pequenas exceções. Andei comendo ovo em uma fazenda onde fizemos trabalho voluntário, por exemplo.
Além disso, mantendo essa rotina matinal, de exercícios e meditação, percebo que é mais fácil me manter saudável na hora de comer. Não me perco de mim mesma, e caio menos frequentemente em tentação. ?
Viajando ora falta um ingrediente, ora falta dinheiro, ora falta tempo para elaborar melhor a refeição. Na maioria das vezes falta a própria cozinha.
O que não pode faltar é a vontade de se alimentar bem!
Tenha sempre alguns snacks
Morro de medo de passar fome. Por isso, tenho sempre um estoque de comida na mochila. Frutas secas e sementinhas são ótimas pedidas. Quando viajo, vou variando de acordo com a oferta e com o que é mais barato no país onde estou.
Também levo frutas frescas quando posso: sou viciada em maçã, por exemplo, que é bem fácil de carregar. E sempre carrego comigo um pacote de amendoim ?
DICA – Frutas secas e sementes são a melhor companhia para uma viagem: ocupam pouco espaço, pesam quase nada, são saudáveis e você encontra em todos os países. Além disso, são ótimas para passar o tempo mastigando algo durante as viagens mais longas. Sim eu adoro mastigar! ?
Comendo em restaurantes
Está cada vez mais fácil ser saudável comendo fora de casa. Há cada vez mais restaurante naturais, vegetarianos, veganos ou preocupados em servir comida de verdade. Cabe a você escolher um lugar mais saudável.
DICA: para escolher os restaurantes nas cidades por onde passamos, usamos um aplicativo que amamos chamado HappyCow. Ele te mostra os restaurantes vegetarianos e veganos mais perto de você. ❤️
Mude suas escolhas. Peça pratos mais coloridos, pense em nutrir o seu corpo ao invés de só matar a fome ou dar ouvidos à gula.
Quando comemos fora, sempre procuro escolher a opção mais saudável. Isso é fácil porque eu realmente prefiro comer assim. ?
Mas é claro que as vezes eu tenho vontade de comer uma batata frita, ou um doce bem gordinho, e não tem galho, eu como mesmo! Mas esses momentos são cada vez mais raros.
Acredito que se tivermos um equilíbrio e mantivermos 80% da nossa alimentação saudável, podemos enfiar o pé na jaca às vezes. ?
2 – Mexa-se
Gosto muito de me exercitar desde sempre. Na minha antiga vida normal, alternava muitas atividades: futebol, volei, yoga, natação e padle. E meu meio de transporte sempre foi a bicicleta. Ou seja, sempre fui muito ativa e preciso gastar energia diariamente.
Quando isso não acontece, fico ansiosa, irritada e então surge uma vontade doida de comer porcarias. Assim, rapidamente percebo que me perdi, e que preciso fazer algo.
Então, basta você se observar! Nosso corpo fala com a gente o tempo todo. Só precisamos estar abertos, receptivos e dispostos a ouvi-lo. Descubra um esporte ou uma atividade que você goste de praticar regularmente. O importante é se movimentar!
Já tentou correr?
Sem dúvida, para quem viaja, a corrida é o esporte mais democrático e o mais fácil para encaixar na rotina. E você só precisa de um tênis para começar. Correr é ótimo para conhecer as cidades de uma nova perspectiva. Eu adoro! Você já tentou?
Quando estou preguiçosa, saio para caminhar ouvindo alguns podcasts que eu amo! E volto renovada.
DICA: na maioria das cidades existem bicicletas para alugar, e geralmente são baratas. Pedalar pelas cidades também pode ser um ótimo exercício. Além de ser ecológico e divertido! ?
Quando trabalhamos em fazendas rola outro tipo de exercício: cortar lenha, carregar coisas, plantar, colher, podar!
Qualquer coisa que me mantenha em movimento e, de preferência, ao ar livre, pra mim é exercício. E me faz tão bem!
3 – Tenha uma vida simples
Tenho percebido que quanto mais simples ficamos, mais feliz estamos. Temos cada vez menos “coisas” com que nos preocupar. E cada vez menos coisas para carregar. E isso facilita muito a vida.
Deste modo, fica muito mais fácil nos concentrar no que é verdadeiramente importante. Não há distrações, não há ruído. E então tudo fica mais fácil. Até ser feliz é mais fácil.
Então, tente simplificar tudo o que você puder. Viva mais simples. Viaje mais leve.
Abra espaço para a felicidade entrar!
Diminua o peso da sua mala. Você não precisa do que está dentro dela para ser feliz.
A felicidade está dentro de você!
Aprendemos a valorizar o que verdadeiramente importa. E isso se estende a tudo: tempo, coisas, pessoas.
4 – Cultive amizades que te façam bem
Nunca tive muitos amigos, mas sempre tive alguns poucos maravilhosos com quem sei que posso contar em toda e qualquer hora.
Viajando percebi ainda mais a importâncias das trocas e de relações profundas, e o quanto isso nos preenche de amor, boas energias e histórias para contar e lembrar com o coração explodindo de amor.
Então é simples: tenha bons amigos!
Tenha ao seu redor pessoas com as quais valha a pena compartilhar a vida e os momentos preciosos.
5 – Autoconhecimento
Percebi ao longo do texto que mais importante do que qualquer dica é falar sobre se conhecer. As dicas são importantes, mas antes de qualquer coisa você precisa se conhecer. Até mesmo para saber como e quais dessas delas você gostaria de implementar.
Somente através do autoconhecimento você vai saber o que lhe faz bem, ou seja, antes de qualquer coisa: primeiro, você precisa aprender a se conhecer.
Sinto que estamos todos muito perdidos ultimamente. Adotando valores equivocados e dando importância para coisas desimportantes. Estamos mais preocupados em ter, mas precisamos SER, e talvez aí comece toda a confusão.
E na correria da vida, nos deixamos de lado.
Então calma. Pare de correr. E comece a RESPIRAR.
E se conecte consigo mesmo neste exato momento, respirando profundamente.
Antes de terminar preciso indicar uma maravilhosidade
Sobre autoconhecimento e amor próprio não posso deixar de falar do curso maravilhoso de uma mulher incrível que tem transformado a vida de muitas mulheres, e transformou a minha também.
Nina é terapeuta energética e mentora de mulheres, e hoje ela ajuda a despertar nessas mulheres o que elas tem de melhor.
Ela tem cursos, mentorias, livros e ainda faz atendimentos individuais.
Vou deixar o link aqui para você conhecer o trabalho dessa mulher, e se fizer sentido, contar com a ajuda dela:
Precisamos nos reconectar com nós mesmos. Sem isso, esqueça todo o resto.
Também preciso citar alguns livros que mudaram a minha maneira de ver o mundo e a minha própria vida.
E me fizeram entender muitas coisas, além de mudar outras. Recomendo todos!!!
✨ Lembrando que se você comprar algum desses livros pelo nosso link, você não paga nada a mais por isso. E ainda nos ajuda a seguir viajando e alimentando esse blog, pois ganhamos uma pequena comissão a cada compra.✨
Somos super pessoas, só precisamos aprender a usar todo o nosso potencial, que é infinito.
Se você se interessa por autoconhecimento falaremos mais sobre isso logo mais.
Se achou interessante, passe adiante. Se quiser comentar, nos escreva. Adoramos saber de vocês. ❥
Vai Viajar? Organize sua viagem com a gente.
Utilizando os nossos links para fazer as suas reservas você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a seguir viajando e criando conteúdo para você. Isso porque ganhamos uma pequena comissão a cada compra.
🛩 Passagens aéreas
Utilize o passagenspromo para descobrir os melhores preços;
🏪 Hospedagem
No booking.com você tem acesso as melhores opções de hotel, hostel ou apartamento.
💙 Seguro
A worldnomads tem os melhores preços do mercado. Já com a segurospromo você ganha 5% de desconto comprando pelo nosso link.
💶 Dinheiro para o Exterior
O transferwise tem as melhores taxas para envio de dinheiro.
🎡 Passeios e Ingressos
Pesquise no getyourguide os melhores passeios e atrações turísticas.
🚗 Aluguel de Carro
Na rentcars você compara as melhores opções de preços de veículos.