A sigla Wwoof significa World Wide Opportunities on Organic Farms, que em português seria algo parecido com: Oportunidades em Fazendas Orgânicas pelo Mundo.

Agora explico com as minhas palavras: Wwoof é um intercâmbio cultural e de trabalho, onde pessoas do mundo se conectam para ajudar ou serem ajudadas, especificamente, em fazendas orgânicas espalhadas pelo mundo todo. Em troca do trabalho são oferecidas: estadia e alimentação.

Entretanto, na prática, o Wwoof é muito mais do que isso. Leia esse post e se torne um expert nesse assunto.

Como o Wwoof começou

Tudo começou em 1971 na Inglaterra. O Wwoof nasceu do desejo de Sue Coppard, de escapar periodicamente da sua vida como secretária de uma revista de Londres. Ela sentia falta de passar algum tempo no campo, onde havia crescido.

Então, ela se ofereceu para ajudar fazendeiros durante um final de semana. Não querendo ir sozinha, colocou um anúncio na Time Out e teve 15 interessados. Dois deles acabaram indo com ela para a fazenda. Os proprietários (que inicialmente não estavam muito dispostos, mas aceitaram a visita) os colocaram para fazer alguns trabalhos: limpar o terreno e os locais onde os animais ficavam, e coisas desse tipo. E para a surpresa de todos, disseram que eles poderiam voltar sempre que quisessem.

Não preciso dizer que o tal final de semana foi um sucesso, e muito rapidamente ganhou uma série de adeptos. E assim, completamente sem querer, apenas com a vontade de Sue Coppard de se reaproximar da natureza,  começou o Wwoof.  

Antigamente os pedidos e as respostas eram feitos a partir de cartas, dá pra imaginar?!

Se você, assim como eu, se apaixonou e quer saber mais sobre essa mulher incrível que é a Sue Coppard, e sua criação extraordinária, não deixe de ler esse artigo.

O WWOOF hoje

Hoje o WWOOF é um movimento global com mais de 50.000 voluntários ajudando em mais de 7.000 fazendas anfitriãs distribuídas em mais de 100 países, incluindo o Brasil!!

Todas as organizações reconhecidas na WWOOF mantêm padrões semelhantes, apesar de independentes, e trabalham conjuntamente para promover os ideais de ecologismo e da vida saudável.

Marina vendendo orgânicos no Algarve, Portugal.

Mas qual é o objetivo do Wwoof?

O principal objetivo do Wwoof é ajudar a salvar o planeta através da disseminação de boas práticas de cultivo, convivência e respeito ao outro e ao ambiente,  oferecendo um estilo de vida mais saudável e feliz para todos.

Wwoof na prática – a opinião de quem já participou como voluntário

Não escondo que Wwoof é meu queridinho. De todas as plataformas de work exchange, essa é minha favorita e explico os porquês:

  • a causa orgânica é inspiradora;
  • os anfitriões levam muito a sério a filosofia e o objetivo do Wwoof;
  • as pessoas que participam, seja como anfitriões, seja como voluntários são engajadas, conscientes e altamente preocupadas com o mundo e com a consequência de todos os seus atos;
  • a comida é maravilhosa, saborosa, e colher o próprio alimento é um prazer que não tenho como explicar;
  • é felicidade plena.
Gabriel feliza no Monte do Compromisso, no Alentejo em Portugal.

Durante os nossos trabalhos em fazendas orgânicas conhecemos as pessoas mais incríveis. O cuidado extremo que essas pessoas tem com o ambiente é algo que nos faz voltar a ter fé na humanidade.

Exemplos inspiradores 

Em uma fazenda que ficamos no Alentejo, em Portugal, um dos wwoofers (nome de quem se candidata para trabalhar) tinha um pacote de lencinhos umedecidos no banheiro.

Quando o anfitrião viu aquilo, ficou desesperado e pediu que, se possível, ela não usasse-os. E se caso precisasse utilizá-los, que descartasse no lixo que eles levavam para a cidade uma vez por semana com materiais mais “tóxicos”, como eles chamavam.

Essa família tinha um açude na propriedade e a preocupação constante era: não “contaminar a água”. Como esses lencinhos iriam para a composteira, e consequentemente, algum traço dos químicos presentes nos lenços, algum dia iria parar no lago. E isso era o que eles mais queriam evitar.

Essa mesma família comprava bananas para os voluntários (que eles não produziam) e quando a banana não era orgânica não podíamos colocar as cascas na composteira, elas iam pro lixo que era levado para cidade.

Cuidados desse tipo existem aos montes nessas lindas fazendas orgânicas. E eu amo tanto!

As pessoas que participam do Wwoof têm a mesma mentalidade e o mesmo cuidado com o ambiente, e sobretudo, estão tentando transformar o mundo em um lugar melhor. 

Vai Viajar? Organize sua viagem com a gente.

Utilizando os nossos links para fazer as suas reservas você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a seguir viajando e criando conteúdo para você.  Isso porque ganhamos uma pequena comissão a cada compra.

🛩 Passagens aéreas

Utilize o passagenspromo para descobrir os melhores preços;

🏪 Hospedagem

No booking.com você tem acesso as melhores opções de hotel, hostel ou apartamento.

💙 Seguro

A worldnomads tem os melhores preços do mercado.  Já com a segurospromo você ganha 5%  de desconto comprando pelo nosso link.

💶 Dinheiro para o Exterior

transferwise tem as melhores taxas para envio de dinheiro.

🎡 Passeios e Ingressos

Pesquise no getyourguide os melhores passeios e atrações turísticas.

🚗 Aluguel de Carro

Na rentcars você compara as melhores opções de preços de veículos.

Se você gostou do texto, ficou com alguma dúvida, ou gostaria de fazer uma pergunta ou comentário, por favor, nos escreva.

Adoramos receber mensagens e trocar idéias. 

Comentários