Cameron Highlands foi uma deliciosa e amena surpresa depois desses 10 meses de intenso calor no Sudeste Asiático.

Chegamos na Malásia e fomos direto para Tanah Rata, uma cidadezinha rodeada de montanhas, onde fazia congelantes 18 graus!!!

Tanah Rata é uma das cidades base para quem visita as Cameron Highlands, famosas por suas plantações de chás, trilhas na floresta e fazendas de morangos.

Vem saber mais sobre esse lugar! ?

Cameron Highlands

Cameron Highlands é um distrito de Pahang, na Malásia.

É uma região e não uma cidade como pensávamos antes de chegar. Também não fazíamos ideia de que Cameron é um destino muito procurados por turistas do mundo todo e também pelos Malaios. 

Foi uma surpresa ver a quantidade de pessoas chegando e partindo todos os dias no hostel onde trabalhamos como voluntários em troca de estadia.

A história da região

Cameron Highlands foi fundada por um colonialista britânico chamado Sir. William Cameron e batizadas em sua homenagem. E também foram inspiradas em uma tradicional vila inglesa, como vocês poderão perceber pelas fotos.

O objetivo de Sir Cameron era proporcionar aos moradores das terras baixas alguma folga durante os meses de verão (pois o calor na Malásia é insuportável) e permitir que eles desfrutassem desse clima frio de montanha. ⛰

Os prédios típicos de Tanah Rata.

O clima de montanha

O clima de montanha é perfeito. Durante o dia o frescor é muito agradável e a noite o friozinho pega mesmo. Mas é delicioso e a temperatura média fica em torno dos 18ºC.

Em Cameron Highlands não há praias, nem templos, nem mesmo arrozais! Esse lugar é completamente diferente de tudo que vimos durante esses 10 meses de Sudeste Asiático, e isso é muito legal! 

O ponto forte ali são as plantações de chás que formam desenhos nas montanhas, e mais parecem mosaicos ou murais. E é essa paisagem que todos querem ver. E nós também queríamos! ?

Cidade de Tanah Rata vista de cima.

Como chegar até Cameron Highlands – nossa saga

 Tailândia

Saímos de Hat Yai na Tailândia de trem. Você compra a passagem para Pedang Besar, já na Malásia

 ?? ATENÇÃO: existe uma estação de mesmo nome na Tailândia, Padang Besar Thai. Mas você deve comprar o trem para a estação da Malásia, ok!!

A passagem custa 50 baht e o trem leva 1 hora até Padang Besar na Malásia. Você pode pesquisar e comprar no 12GoAsia, mas dessa vez nós compramos na estação de Hat Yai mesmo.

Gabriel de mala e cuia indo para a Malásia.

Malásia

Você desce do trem e vai direto para a imigração, que fica na estação mesmo. Faz a sua saída da Tailândia e logo em seguida passa pela imigração da Malásia.

Foi a fronteira mais tranquila pela qual passamos até então (exceto por um problema com o passaporte do Gabriel, que contamos nesse artigo). ?

Em Padang Besar (na Malásia) pegamos um Trem para Penang – estação Butterworth – e dali um ônibus para Ipoh, para finalmente pegar outro ônibus para Tanah Rata, nosso destino final.

  • Padang Besar – Penang (Butterworth) = 18 ringgit 
  • Penang (Butterworth) – Ipoh = 20 ringgit 
  • Ipoh – Tanah Rata = 20 ringgit

 ?? Você pode pesquisar os preços e horários de passagens na Malásia no Bus on line Tickets ou no 12GoAsia.

Parece muito, mais foi super tranquilo, os sistemas de transportes da Malásia são muito bons. E as pessoas nos ajudaram muito, pois estávamos sem internet e não pesquisamos nada antes de ir. Só sabíamos o destino final.

?? Também existe a opção de pegar um trem direto de Padang Besar para Ipoh, mas era mais caro, e sempre optamos pela opção mais barata, porque tempo temos de sobra! ?

Visto para a Malásia

Brasileiros não precisam de visto para a Malásia. iurrulll ??

Você só precisa de:

  • um passaporte válido por 6 meses;
  • ter a vacina da febre amarela e nada mais.

Não precisa de foto e nem preencher arrival card. E nós Brasileiros temos 90 dias para ficar no país!! ?

Tanah Rata

Tanah Rata é uma cidadezinha minúscula e muito simpática localizada em uma região montanhosa, a cerca de 1500 m de altitude, na região chamada Cameron Highlands.

O nome “tanah rata” significa terra plana em malaio e se faz referência à área relativamente plana onde a cidade está localizada em meio a essa região montanhosa. 

Ficamos 10 dias em Tanah Rata porque fizemos um workaway em um hostel sensacional chamado Traveller Bunker. 

Entretanto,  quatro dias é um tempo ótimo para conhecer a região.

O clima da cidade é maravilhoso. E não estamos falando só de temperatura, mas também das pessoas que são muito amáveis, simpáticas e prestativas.

Gabriel e todo seu amor por Cameron Highlands.

Tanah Rata.

Onde se hospedar em Cameron Highlands

No Travellers Bunker onde trabalhamos. Esse é certamente o melhor hostel da cidade! O astral é excelente, as camas são confortáveis e é super limpo!

Eles ainda tem quartos com beliches king size para casal. Super cool!! ?

Vou deixar um mapinha abaixo para você se localizar melhor:  

Booking.com

Se você quiser ficar mais tranquilo, com maior conforto e privacidade sugerimos um airbnb. Usando esse link você ganha 130 reais de desconto quando for fazer a sua primeira reserva. ?

Nosso hostel fica bem no coração da cidade.

O café do nosso hostel.

O que fazer em Cameron Highlands

A região de Cameron Highlands é conhecida pelas rotas de caminhada e pela agricultura, sendo os produtos mais cultivados: chá, morango, mel e flores, todos visitáveis.

Mas o imperdível mesmo são as montanhas, a floresta e suas plantações de chá. Uma paisagem singular que atrai milhares de turistas.

E foi justamente por essa paisagem que viemos parar em Cameron Highlands!

Descansando e curtindo o visual.

Um vilarejo junto as plantações de chá.

Além das plantações de chá, você poderá visitar fazendas de morango, fazendas de abelha, de lavanda, borboletários e cachoeiras.

Em Cameron Highlands você ainda vai encontrar a floresta de musgo ou Mossi Forest, que é um verdadeiro cenário cinematográfico. E muitas vezes nos sentimos dentro do filme Jusassik Park.

A floresta é incrível.

As plantações de chá

A paisagem pela qual nos apaixonamos quando vimos uma foto na internet, é também a mais famosa imagem de Cameron Highlands: as famosas plantações de chás nas montanhas.

Plantalções de chá.

A partir de Tanh Rata, existe uma  trilha que leva até uma dessas plantações. São os caminhos 10 e 6.  São trilhas de dificuldade média: com muitas subidas e descidas – e quando chove fica bem escorregadia. E aí é preciso tomar cuidado.

 ?? DICAVá sempre acompanhado e avise o seu hostel sobre a trilha que irá fazer. ?

No total são cerca de 4 horas de caminhada e o final da trilha é um uma das casas de chás da região.

Lá você pode tomar um chá, almoçar ou provar bolos e tortas. É bem turístico e um bule de chá para duas pessoas custa 9 ringgit. Na cidade você encontra o mesmo chá por 4 ringgit.

Galera do hostel fazendo as trilhas.

Vale do chá de Cameron Highlands.

As casas de chás

Se você não quiser fazer trilha, dá para ir direto para as Casas de Chás. Apenas alugue uma moto, ou pegue um táxi. Pedir carona também é uma boa opção na Malásia.

Logo na entrada você vai perceber que é uma atração bem turística  mesmo. Mas ainda assim o visual para as plantações é bem interessante e diferente de tudo que já vimos.

E na casa de chás você também pode caminhar pelas plantações sem ter que fazer a trilha mais longa. É uma boa opção para os mais preguiçosos. 

O lado ruim da coisa

Descobrimos que as pessoas que trabalham nessas plantações, colhendo as folhas para o chá, são muito mal pagas. Elas trabalham muito, cerca de 12 horas diárias, para ganhar em torno de 30 ringgit por dia, pois são pagas por quilo de folhas de chá que conseguem coletar. É muito pouco. ?

Ou seja, você provavelmente vai gastar mais em meia horinha na casa de chá, do que essa pessoa vai ganhar em um dia de trabalho árduo. 

Curtindo o visual das plantações.

Chá no final da trilha.

Caminhadas pela mata – hiking

Uma das principais atividades na região de Cameron Highlands é fazer hiking, que nada mais é do que caminhar pelas mais de 10 trilhas espalhadas pela região. E a mata é deslumbrante!

A função do Gabi no hostel era ser guia turístico e levar a galera para as caminhadas. E caminhar pela floresta foi o que mais gostamos de fazer em Cameron Highlands. A mata é realmente muito bonita, a temperatura é ideal para caminhar, e tivemos bons momentos em meio as paisagens da região.

Fizemos apenas as trilhas de nível médio, e para essas, você apenas vai precisar de um tênis de caminhada.

 ??  IMPORTANTÍSSIMO: não esqueça do repelente nem do protetor solar. 

Galera do hostel sempre junta.

As trilhas

Uma coisa legal sobre as trilhas é que elas recebem uma classificação de 1-10, de acordo com a dificuldade, para que você saiba exatamente o que vai encontrar pelo caminho.

Algumas trilhas são sinalizadas, outras nem tanto. Então é importante caminhar acompanhado e também baixar um aplicativo chamado MapsMe – onde estão todas as marcações e trilhas por onde você deve seguir.

O mais legal desse aplicativo é que você baixa o mapa e ele funciona perfeitamente off-line, ou seja, se você ficar sem internet em algum trecho, não corre o risco de se perder por aí.

Horário ideal

O melhor horário para fazer hiking é pela manhã, pois geralmente chove no final do dia.

  • Nós começávamos a caminhar pelas 9h, e acabávamos por volta das 13h.

Natureza.

A mata é linda.

As árvores são gigantes.

Uma bela forma de fazer amigos ?

Fazer as caminhadas em grupo é muito bom para conhecer pessoas. Sempre depois das caminhadas as pessoas almoçavam juntas, se divertiam contando histórias e conhecendo uns aos outros.

Vínculos iam sendo construídos ali. 

Durante essas 10 dias que estivemos lá, vimos muitas amizades sendo formadas. Foi lindo de ver e adoramos participar disso tudo. E fizemos bons amigos também!

Aproveitando o clima e o visual.

Robinson Falls

A Robinson não é a cachoeira mais linda que você vai ver. Entretanto, a caminhada é agradável, numa mata linda e só isso já vale o passeio.

Além disso, é pela trilha da Robson que você chega nas trilhas mais difíceis da região: trilha 9 e trilha 8.

A caminhada do centro da cidade até a Robinson leva em torno de 30 minutos e se você der sorte terá a companhia de algum dos simpáticos doguinhos da cidade!

Eles adoram acompanhar os turistas nas trilhas! ?

Sempre nos acompanhando nas trilhas.

Registrando o momento.

Robinson Falls.

O parque de Tanah Rata

A cidade é mesmo minúscula, e logo na entrada, próximo a rodoviária existe um parque bem fofinho.

Rodeado por enormes pinheiros de diferentes espécies e muito bonitos. 

O parque é um lugar tranquilo para sentar, ler, praticar yoga e aproveitar para observar ou interagir com os locais. Crianças andam de bicicletas e os adultos botam o papo em dia ou aproveitam para fazer uma caminhada.

Diria que é o lugar perfeito para descansar à sombra de uma árvore ou mesmo tirar um cochilo depois de fazer alguma trilha!

Parque de Tanah Rata.

Habitandes curtindo a tarde.

Atrações em Cameron Highlands que não fizemos

Apesar de ficarmos 10 dias em Cameron Highlands, não fomos a todos os lugares. Nossa ideia nunca é turistar feito loucos, e não nos preocupamos em visitar tudo.

E também não gostamos de gastar dinheiro em atrações turísticas. Enfim, segue lista de outras atrações que existem na região:

Mossy Forest

A floresta musgosa é um ambiente natural que cresce apenas nas altitudes mais altas de Cameron Highlands e outras cadeias de montanhas da Malásia. Para conhecê-la você pode contratar um tour na cidade, e custa em torno de 100 ringgti malaio. Além disso você precisa pagar uma taxa para entrar nela: 30 ringgit malaio. A boa notícia aqui é que durante as trilhas você passa por trechos muito parecidos com essa Mossy Forest vendida para os turistas. 

Visitar fazendas morangos

Existem muitas fazendas de morangos por toda a região de Cameron Highlands, e quase todas são abertas a visitação. Nelas você pode coletar seus próprios morangos mas terá que pagar para isso. Também é possível contratar um tour direto no hotel. Nós não visitamos nenhuma, pois não encontramos uma que fosse orgânica. ?

Night Market

O Night Market fica na cidade vizinha chamada Brinchang, e funciona toda sexta e sábado das 16h até as 23h. Desistimos de ir quando um amigo nos disse que não conseguia nem caminhar pelas barracas e que levou mais de 1h30 min de carro para fazer o caminho de 8 km até lá. 

Onde comer

A Malásia é uma mistura muito interessante de chineses, malaios e indianos. Consequentemente, a culinária é um reflexo dessa mistura.

Logo, você vai encontrar comida chinesa, indiana e malaia!

O Gabriel provou um prato típico chamado Nasi Lemak, que é o café da manhã tradicional dos malaios, e que é uma mistura de arroz, ovo, anchovas, um molho vermelho com especiarias, amendoim e fatias de pepino. Vem enrolado em uma folha de bananeira, e o Gabi adorou!

Eu preferi ficar na comida indiana que eu amo e onde é sempre muito fácil encontrar opções vegetarianas. Nossos indianos favoritos na cidade são:

  • Sri Brinchang
  • Bunga Suria

Valores

A comida é barata por aqui.

Um prato do dia em um restaurante indiano sai por 7 ringgit. 

O Nassi Lemak custa 1,50 ringgit! 

Um Naan set que é pão, dahl e outro molhinho e um vegetal sai por 3 ringgit.

Nasi Lemak, café da manha típico da Malásia.

Nosso indiano favorito.

Comendo direto na folha de bananeira no Sri Brinchang.

Se ficou com alguma dúvida sobre Cameron Highlands, entre em contato com a gente, vamos adorar te ajudar!

E se quiser saber um pouco mais, assita ao nosso vídeo!

Vai Viajar? Organize sua viagem com a gente.

Utilizando os nossos links para fazer as suas reservas você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a seguir viajando e criando conteúdo para você.  Isso porque ganhamos uma pequena comissão a cada compra.

🛩 Passagens aéreas

Utilize o passagenspromo para descobrir os melhores preços;

🏪 Hospedagem

No booking.com você tem acesso as melhores opções de hotel, hostel ou apartamento.

💙 Seguro

A worldnomads tem os melhores preços do mercado.  Já com a segurospromo você ganha 5%  de desconto comprando pelo nosso link.

💶 Dinheiro para o Exterior

transferwise tem as melhores taxas para envio de dinheiro.

🎡 Passeios e Ingressos

Pesquise no getyourguide os melhores passeios e atrações turísticas.

🚗 Aluguel de Carro

Na rentcars você compara as melhores opções de preços de veículos.

Comentários